Buscar

ATIVIDADE 5 - ESTÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 5 – Beatriz Soares Branco
1. Leia o estudo de caso, a seguir:
Ariana, estudante do primeiro período de Estética, ao estudar sobre as grandes inovações cosméticas para os tratamentos faciais e corporais, se depara com os estudos sobre nanotecnologia, canais de aquaporine e sobre encurtamento dos telômeros e sua influência no processo de envelhecimento cutâneo.
Sendo assim, escreva um texto de 30 linhas explicando quais as últimas inovações estéticas e ativos lançados no mercado para o tratamento das disfunções faciais e corporais, o motivo de cada inovação ser relevante e sua aplicabilidade nos procedimentos estéticos.
2. Relembro a importância de sempre utilizar referenciais teóricos para ressaltar seus argumentos.
Nos últimos anos, o ramo da estética ganhou grande considerável valorização e a tecnologia é um dos aliados nesse crescimento. 
Novas técnicas e novos equipamentos que o mercado possui são voltados para melhorar e facilitar os tratamentos estéticos e a vida das pessoas. 
Existem diversas inovações tecnológicas na área de estética que estão sendo pesquisadas e desenvolvidas, como: cosméticos sem água e luz pulsada antirrugas e manchas. Muitas outras já estão presentes no mercado brasileiro e são apreciados pelas pessoas que querem melhorar a aparência e renovar sua autoestima. 
As maiores novidades ficam por conta das substâncias injetáveis como os bioestimuladores de colágeno (ácido poli L láctico), a harmonização facial com o uso do ácido hialurônico, os fios de sustentação absorvíveis e biocompatíveis (fios de sutura e os fios PDO – polidioxanona) que, além de tracionarem e levantarem à pele também ativa a formação de colágeno na pele.
Na cosmética, tem se apostado na nanobiotecnologia, que está relacionada às estruturas, prioridades e processos envolvendo materiais com dimensões em escala nanométrica. Essas partículas promovem muitas vantagens em relação às formulações tradicionais. Refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos dos produtos e trazendo resultados incríveis. 
De acordo com a pesquisa da Professora Carlota Rangel Yagui, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a nanobiotecnologia tem como foco, principalmente, os produtos destinados à pele do rosto e do corpo no âmbito da Estética, pois tem sua origem da biologia.
De forma geral, as vantagens das nanoemulsões estão relacionadas à penetração na pele já que, devido a suas dimensões reduzidas, podem adentrar na superfície, melhorando a penetração de ingredientes ativos. Alguns exemplos de ativos que se utilizam da Nanotecnologia são:  
• O DMAE nanoencapsulado (composto precursor da acetilcolina), que exerce efeito tensor na pele, aumento da contratilidade e adesão celular;  
• A Vitamina C nanoencapsulada, possui intensa ação antioxidante e ameniza os danos causados pela radiação ultravioleta, retardando o envelhecimento;  
• O Óleo de Rosa mosqueta nanoencapsulado promove hidratação, reduz a TEWL (desidratação cutânea) e estimula a regeneração da pele;  
• Vitamina A nanoencapsulada, que mantém as mesmas características da vitamina A, é um excelente antioxidante, com ação na manutenção do tecido epitelial, estimulação da produção de colágeno e auxílio na redução da acne, rugas e restauração da firmeza de peles maduras.
Essas tecnologias e pesquisas na área da cosmética desafia a crise econômica brasileira, visto que o mercado de Saúde e Beleza no país teve um crescimento considerável em 2018 até o período atual, estando em terceiro lugar no mundo com maior mercado. Pode-se afirmar que esse setor brasileiro representa 6,2% do consumo mundial de produtos para essa finalidade.  
Com relação aos avanços tecnológicos na área da estética a fisioterapeuta e dematofuncional Estela Franzon, afirma que o âmbito da estética amplia o leque de possibilidades, e que os modernos protocolos a exemplo da Tecaterapia, técnica de radiofrequência para combater a flacidez e promover o rejuvenescimento facial e corporal. 
O procedimento é seguro e não invasivo, com o bônus de gerar resultados nítidos já nas primeiras sessões. Seu principal benefício é viabilizar a produção de calor em nível cutâneo e subcutâneo, fazendo com que camadas mais profundas possam ser tratadas de forma absolutamente controlada.
Os efeitos predominantes, gerados tanto pela elevação na temperatura quanto pela absorção da energia eletromagnética são a vasodilatação, a aceleração do metabolismo, a hipertermina e a hipermia (superficial e profunda).
A Tecaterapia é, portanto, o procedimento perfeito para modelar o corpo, rejuvenescer a pele e reduzir a celulite. 
Ela afirma que, a radiofrequência quando associada aos cosméticos com princípios ativos de alta potência, a exemplo dos lipolíticos, também é eficaz na redução da celulite.  
Sendo assim, os benefícios da radiofrequência podem ser potencializados com a junção de outros equipamentos da eletroterapia, a exemplo, manta térmica, lasers e lads.

Continue navegando

Outros materiais