Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA_PRÁTICA ENSINO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL_O Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE REFLEXIVA II
Nome Completo: Fábio de Figueiredo
RGM: 24755141
Ano escolhido: 9º 
O Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
	O ensino de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental apresenta, com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os seguintes conteúdos/conceitos: Unidade temática 1: Números, com abordagem em: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica; necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica; potências com expoentes negativos e fracionários; números reais: notação científica e problemas; porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos. Unidade temática 2: Álgebra, com abordagem em: Funções: representações numérica, algébrica e gráfica; razão entre grandezas de espécies diferentes; grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais; expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis; resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações. Unidade temática 3: Geometria, com abordagem em: Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal; relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo; teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração; retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais; polígonos regulares; distância entre pontos no plano cartesiano; vistas ortogonais de figuras espaciais. Unidade temática 4: Grandezas e medidas, com abordagem em: Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas; unidades de medida utilizadas na informática; volume de prismas e cilindros. Unidade temática 5: Probabilidade e estatística, com abordagem em: Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes; análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação; leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos; planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório.
	Observa-se que alguns objetos do conhecimento, como por exemplo, a análise de probabilidade de eventos aleatórios dependentes e independentes, que eram anteriormente contemplados somente no Ensino Médio, com a BNCC passaram a ser requeridos no ensino do último ano do Ensino Fundamental. É importante ressaltar que esta mudança foi diretamente influenciada pelo caráter dinâmico que rege as relações de ensino e aprendizado. As referidas relações, presentes nas práticas de ensino de Matemática, são decorrentes de anos de observação das avaliações de aprendizado e das oportunidades de adequação de conteúdo que consideram também a transversalidade de outras disciplinas e a Matemática.
	A metodologia de ensino para o 9º ano, obviamente, preza pela condução do ensino com base na capacidade cognitiva, condições sociais e motivação da faixa etária dos alunos alcançados. Muitas vezes, também se baseiam na percepção do discente em relação à construção do conhecimento de cada aluno. Como protagonista durante a aula, os alunos devem ter sua curiosidade instigados e se sentirem cômodos em perguntar, opinar e interagir entre si. 
	Sendo assim, os conteúdos propostos pela BNCC 2017 posicionam o professor e os alunos de Matemática do 9º ano diante de uma oportunidade única de desenvolverem sua autoconfiança, percepção e competências cognitivas, valorizando cada vez mais a instrumentalidade da Matemática nesta jornada.
Referências: 
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 24 de maio de 2021.
_____________ . Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/educacao-infantil/ . Acesso em 24 de maio de 2021.
TINTI, Douglas. Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: material teórico: a escola e o estágio curricular supervisionado. Material Teórico: A escola e o Estágio Curricular Supervisionado. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual. 20 p. Revisão Textual: Márcia Ota. Acessado em: 02 de junho de 2021.

Outros materiais