Buscar

Almeirão- Cichorium intybu allan christiam santos ramires

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALLAN CHRITIAM SANTOS RAMIRES T3 201800924242
Almeirão- Cichorium intybu
Origem
O almeirão é uma hortaliça da família das Asteraceae, (a mesma da chicória e da alface), pertencente ao gênero Cichorium, originária da Europa Mediterrânea. Chicória amarga é outro nome dado à hortaliça, em razão de seu característico sabor amargo e sua semelhança com a chicória. As variedades mais cultivadas são: Folha Larga, Branco e Pão-de-Açúcar.
A hortaliça é um alimento de baixo teor calórico e valor nutricional significativo. O almeirão possui vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. Se considerarmos seu valor nutritivo e teor calórico, o mesmo pode ser uma boa opção para ocasionalmente substituir alguns alimentos, como a alface, por exemplo.
Características
Considerada uma planta forte e resistente, que se desenvolve melhor em locais com boa exposição ao sol, o almeirão possui como características folhas verdes robustas recobertas de pêlos e com formato lanceolado, raiz longa de formato cônico, caule duro e ereto com ramificações, e suas inflorescências são formadas por flores liguladas que possuem coloração que varia do azul ao roxo. O almeirão atinge de 40 cm a 1 m de altura e seu fruto é do tipo aquênio (seco e indeiscente). 
Os tipos de solos em que melhor se desenvolve são os solos ricos em matéria orgânica e neutros, com índice de pH próximo do 7. Seu ciclo é de 50 dias durante o verão e pode chegar a 70 dias no inverno. A melhor época de cultivo é de fevereiro a outubro para a Região Sul, e de fevereiro a agosto nas demais Regiões do país.
Clima e Solo: Desenvolve-se melhor no outono e inverno, a temperaturas entre 12 e 24 °C. Prefere solos férteis e ricos em matéria orgânica.
Época de Plantio: De Março a junho, ou todo o ano nas regiões de clima temperado. Adubação Orgânica: 15 a 20 litros de esterco de curral ou um terço da quantidade de esterco de galinha por metro de canteiro. 
Adubação Química: O pH deverá se encontrar entre 5,8 a 6,5. No Plantio: 1,5 a 2,0 toneladas por hectare da formulação 04-12-08 + Boro ou 05-10-09 + Boro. 
Em Cobertura: 200 a 300 kg/ha de Sulfato de Amônio ou 100 a 150 k/ha de Uréia. 
Tratos Culturais: Após a semeadura quando as plantas atingirem de 3 a 5 cm de altura, se faz a raleação; deixando-se espaço de 15 a 20 cm entre as plantas. Após a raleação se faz a adubação de cobertura. Na colheita as folhas são cortadas rente ao solo, e trinta a quarenta dias depois, pode ser feita nova colheita. Fazendo uma boa irrigação e adubação pode-se colher até 6 vezes.

Outros materiais