Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISSERTATIVA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Geralmente, na administração de empresas, em qualquer setor da organização, observa-se a distribuição das pessoas conforme a hierarquia e agrupadas conforme a criação de riquezas. A administração da produção tem algumas funções que são distribuídas por toda a organização. Dessa forma, Slack, Chambers e Johnston (2009) apresentam duas funções: as centrais, distribuídas em três categorias e as apoiadoras, distribuídas em quatro categorias. Disserte sobre as quatro funções apoiadoras da administração da produção.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Resposta esperada
• Função Contábil-Financeira: administra e controla os recursos financeiros, apresentando as informações necessárias para a gestão estratégica da empresa. • Função Recursos Humanos: tem a função de contratar, desenvolver e treinar os funcionários da empresa. • Função Engenharia e Suporte Técnico: tem como função os processos de produção, bem como os projetos dos produtos, e a organização de toda a estrutura como o layout e a distribuição física para o processo de produção. • Função Informação e Tecnologia: tem como função a responsabilidade pelo armazenamento, organização e implantação de sistemas para garantir o controle da produção, bem como estratégia para tomadas de decisão de acordo com as informações inseridas para a interpretação e melhora do negócio.
Minha resposta
Função de Recursos Humanos: tem como objetivo fazer a contratação de novos funcionários, avaliando o perfil ideal para cada cargo, desenvolvendo os mesmos e os treinando pra exercer suas atividades. Função Financeira: tem como objetivo o controle de contas a pagar e a receber, apresentando resultados para trilhar a melhor opção estratégica para a empresa. Função Suporte Técnico: tem como função os processos da empresa, auxiliando os colaboradores para o melhor desempenho dos mesmos. Função Informação e Tecnologia: tem como função manter o bom desenvolvimento do sistema para garantir o processo de produção. Eu trabalho em uma empresa que contém os 4 processos, quando entrei passei pelo processo de desenvolvimento com o RH, auxílio o contas a receber da empresa e quando temos problemas em gerar relatórios contatamos o suporte técnico e quando temos problema em logar no sistema contatamos o TI.
2Quando se trata de gestão de capacidade, faz-se necessário conhecer toda a estrutura da organização, realizando buscas dentro da empresa, a mão de obra e os equipamentos necessários para que se possa produzir o produto ou serviço solicitado pelo cliente. Todas as organizações sofrem com a sazonalidade. No entanto, muitas organizações estão trabalhando entre 75 a 95% de sua capacidade de produção para conseguir atender à demanda nessas épocas de sazonalidade. Para isso, é necessário que a empresa tenha políticas que possam atender a essa demanda e, consequentemente, satisfazer o cliente com a entrega do produto ou do serviço no tempo hábil programado. Diante desse fato, disserte sobre as três políticas para que uma gestão de capacidade consiga atender à demanda.
FONTE: Disponível em: <http://www.bwsconsultoria.com/2011/04/gerenciamento-da-capacidade-de-producao.html>. Acesso em: 20 fev. 2016.
Resposta esperada
* Política de capacidade constante: em uma política de capacidade constante (PCC), o volume agregado de produção é invariável diante das previsões de flutuação da demanda. Quando são processados materiais não perecíveis, cuja comercialização não ocorre tão logo sejam processados, eles são colocados em estoque antes das vendas. Portanto, essa política é viável para produtos não perecíveis que apresentam reduzido grau de sazonalidade. * Política de acompanhamento da demanda: a política de acompanhamento da demanda (PAD) busca adequar a capacidade aos níveis da demanda prevista. Trata-se de uma política mais adequada às situações em que não se pode estocar a produção, como na prestação de serviços e na fabricação de produtos perecíveis. Ao contrário da PCC, a PAD evita o desperdício de recursos de pessoal e a subutilização da capacidade disponível. Nas situações em que a produção pode ser estocada, a PAD contribui para a redução dos estoques e, consequentemente, dos custos de financiamento e armazenagem. * Política de gestão da demanda: sonho de qualquer gerente de produção, a demanda estável e uniforme reduz custos, melhora o serviço, permite maior utilização da capacidade e melhora o lucro potencial. Ciente disso, muitas organizações buscam administrar a demanda, transferindo seus picos para os períodos mais tranquilos. Administrar a demanda não é responsabilidade dos gerentes de produção, mas, sim, dos departamentos de marketing/vendas. Cabe ao gerente de produção avaliar o gerenciamento da demanda e assegurar que o sistema de produção satisfaça a demanda mais estável.
Minha resposta
Temos a PPC (política de capacidade constante), que mantém o estoque sempre considerável, observamos também a estabilidade de emprego. A PAD (política de acompanhamento de demanda), a qual busca ajustar a capacidade conforme a demanda, trata-se de uma política que não pode estocar produtos/serviços. E por último a política da demanda ou gestão da demanda, o qual busca manter a igualdade da demanda com a capacidade, a demanda bem planejada reduz custos e permite uma melhor utilização da capacidade gerando maior lucro.
25/08/2021
AVA
Cíntia Carla de Brito
Processos Gerenciais31

Outros materiais