Buscar

curriculo e didática na educação dos surdos prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Janaína de Souza Rocha (1922102)
	
	Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656027) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22152675
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de didática sofreu várias mudanças segundo o desenvolvimento da sociedade e os entendimentos sobre a organização da educação no país. Assim, no início apresentava um caráter tradicional baseado no trabalho pedagógico desenvolvido pelos jesuítas. Contudo, ao longo dos anos, recebeu influências do movimento escolanovista. Sobre as características do conceito atual de Didática no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O conceito de didática assume uma função de desvelar as representações sociopolíticas da educação, escola, incluindo os processos de ensino e aprendizagem, segundo os pressupostos da Pedagogia Transformadora.
PORQUE
II- Aponta para um trabalho além do ensino dos métodos e técnicas, buscando estabelecer relações entre escola e sociedade, teoria e prática, conteúdo e forma, aspectos técnicos e políticos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	2.
	Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
(    ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo.
(    ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos.
(    ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	A influência da Igreja na época do Brasil Colônia foi muito marcante, controlando as instituições de ensino da época. Iniciou-se a troca da força de trabalho escravo pela chegada dos imigrantes para desbravar as novas terras. Sobre os fatos históricos acerca da didática, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil Colônia, a Igreja continua a controlar as instituições de ensino e passa a ter fortes influências da pedagogia de Herbart.
II- No Brasil Colônia é adotado o famoso plano educacional: Ratio Studiorum. O método de instrução era baseado na memorização. Foram criados colégios e seminários.
III- No Império e Primeira República, o ensino secundário ficava sob responsabilidade da União, e o ensino primário e a formação do magistério primário ficaram sob responsabilidade dos estados. 
IV- A didática, após a Primeira Guerra Mundial, era compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho, separando a teoria da prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A Tendência Progressista Libertária possui uma definição muito clara do papel da escola, sendo este o de influenciar no processo de transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário, de vivência em grupos, valorização dos alunos, sendo o professor um orientador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dos autores que defendem essa teoria:
	 a)
	Célestin Freinet, Sigmund Freud e Paulo Freire.
	 b)
	Célestin Freinet, Froebel e Émile Durkheim.
	 c)
	Célestin Freinet e Miguel Gonzales Arroyo.
	 d)
	Célestin Freinet, Froebel e Vasconcelos.
	5.
	A didática no Brasil apresenta muitas semelhanças com o panorama atual, mas também algumas especificidades. Conhecer a história  da didática em nosso contexto nos possibilita perceber o quanto já avançamos, bem como traçar os novos rumos que a didática deve tomar a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de real qualidade, ou seja, a didática tem um olhar avançado para cada época. Ela se preocupa com a utilidade, a validade e ainda a eficiência deste método. Um docente pode ser metodológico sem ser didático, mas nunca será didático sem ter métodos. A didática, obrigatoriamente, precisa da metodologia. Sobre a história da didática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Pedagogia Tradicional, a didática é sinônimo de regras. Nesta concepção, teoria e prática encontram-se em campos opostos.
(    ) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é lançado se opondo à Pedagogia Tradicional.
(    ) A educação formal no Brasil inicia em 1549, com a chegada dos jesuítas.
(    ) Na década de 1960, inicia-se a Pedagogia Tecnicista. O conceito de didática a partir daí passa a se relacionar diretamente com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	6.
	O objetivo da educação liberal consiste em apresentar a sociedade de classes, garantir o capitalismo, com a capacitação de pessoas para desempenharem seus respectivos papéis sociais. Essa tendência pedagógica subdivide-se em tradicional, renovada progressiva não diretiva (Escola Nova) e tecnicista, sendo que cada tipo apresenta suas especificidades. Sobre as características da tendência tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nessa tendência a escola é humanizada, trata os alunos de forma igualitária, tem aspectos da aprendizagem marcantes, com maior valorização aos processos mentais e habilidades cognitivas do que a conteúdos organizados
racionalmente.
	 b)
	A escola deve produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas, com conteúdos de ensino organizados de forma sistemática em livros didáticos e vídeos.
	 c)
	O papel da escola fica exclusivamente no repasse dos conteúdos, ignorando os problemas sociais. O professor é o símbolo máximo de autoridade e ao aluno cabe o silêncio, a atenção e a responsabilidade de fixar os conteúdos expostos, a fim de se desenvolver.
	 d)
	O aluno tem o apoio dos professores e do corpo docente, fazendo uma ponte com o conhecimento, centrado na motivação, mas neste caso estão relacionados ao desejo de adequação pessoal e autorrealização dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
	7.
	O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construçãodo conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
	 b)
	Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
	 c)
	Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.
	 d)
	Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
	8.
	Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando ativamente do processo.
III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais.
IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Há um educacador brasileiro que proclama os direitos dos alunos, buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Foi o pioneiro na tendência que "questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí a ser uma educação crítica" (LIBÂNEO, 1990, p. 33). Ainda afirma que tanto a educação tradicional bancária que deposita informações no aluno, bem como a educação renovada que domestica, em nada contribuem para uma transformação social realmente efetiva Sobre este educador, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública.: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 17. ed. São Paulo: Loiola, 1990.
	 a)
	Paulo Freire.
	 b)
	Paulo Coelho.
	 c)
	Darci Vargas.
	 d)
	Libâneo.
	10.
	As tendências pedagógicas são divididas em muitas teorias. Acreditamos que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e às normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Considerando uma tendência de lutas e de glórias, de mudança no comportamento da sociedade e que surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, buscando não só transformar as relações de ensino-aprendizagem, mas a transformação da própria sociedade capitalista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pedagogia Tradicional.
	 b)
	Pedagogia Progressista.
	 c)
	Pedagogia Liberal.
	 d)
	Pedagogia não diretiva.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais