Buscar

Taxo de criptogamas - estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Minas Gerais
	
	
Estudo dirigido – Taxonomia de Criptogamas 
25/10/2019
Para o estudo da taxonomia, fisiologia, genética e outras áreas sobre plantas como a relação evolutiva, são usados organismos modelos para facilitar o processo.
Devido a facilidade de cultivo de algumas espécies, estudiosos selecionam e trabalham com espécies específicas de musgos, como Physcomitrella patens, que possui um eficiente genoma para o estudo evolutivo e de função gênica. 
Outro exemplo importante é a Marchantia polymorpha, espécie abundante no planeta, exceto na Antártica. Este organismo passa a maior parte de sua vida comouma forma de vida haplóide (ou gametófito),com várias transições de desenvolvimento. Além disso, a reprodução sexual é facilmente induzida poruma mudança na qualidade da luz, facilitando o cultivo e evitando atrasos no processo, tornando a Marchantia uma espécie efetiva para ser usada como organismo modelo. 
A Antirrhinum também é usada como modelo, principalmente pela sua eficiência para análises de processos de microevolução. São encontradas noSudoeste da Europa e Norte da África, possuindo grande variação nos padrões de cores de flores, forma e tamanho das folhas e hábito de crescimento. 
Pela facilidade e eficiência no estudo dessas e outras espécies, os descobrimentos e conhecimentos diversos na área através, muitas vezes, de comparações, são possíveis e se mantêm em constante evolução.

Continue navegando