Buscar

Plantas e Carvão Mineral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Genivaldo Marreiros da Silva (1727535)
	Disciplina:
	Diversidade de Criptógamos (BID26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655972) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25595840
	1.
	As plantas, de forma geral, fazem parte da nossa vida, como fonte de alimentação, construção de casas, transportes, possibilitar a umidade, bem como embelezar as nossas cidades. Nesse sentido, podemos exemplificar: as palmeiras são muito utilizadas pelo homem na alimentação, como o coco-da-bahia (Cocos nucifera), na construção de habitações (folhas de diversas espécies), na extração de óleo, como o dendê (elaeis guineensis), cera da carnaúba (Copernicia Prunifera) e como plantas ornamentais (rhaphis sp.). Alguns nomes científicos citados apresentam ERROS de nomenclatura. Escreva a forma correta dos nomes científicos e cite três regras de nomenclatura. ( * Máximo 4000 caracteres )
R (Cocos nucifera) está correto, (elaeis guineensis) a inicial deve ser maiúscula (Elaeis guineensis), (Copernicia Prunifera) está errado, apenas uma palavra deve ser escrita com a inicial maiúscula (Copernicia prunifera) (rhaphis sp.)o correto e escrever (Raphis excelsa) porem, quando não se sabe ou não se quer escrever o nome do epíteto específico, mas apenas o do gênero, acrescenta-se “sp.” 
 São regras de nomenclatura cientifica:
 - As categorias que vão de Reino até Gênero são designadas por apenas uma palavra, escrita com a inicial maiúscula” 
 -Os nomes científicos são escritos em latim ou latinizados, independentemente da sua origem. 
 -Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial).
	
	
	2.
	Dois mineradores conversam durante seu turno de trabalho a respeito do carvão que extraem e da sua importância econômica para a sociedade. Eles afirmam que, diferentemente do carvão utilizado para fazer churrasco, o carvão que eles estão extraindo não é um derivado vegetal, já que é extraído do fundo de uma mina e não é produzido com a queima de madeira em uma carvoaria. Você concorda com o posicionamento dos mineradores? Justifique sua resposta. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
R- Os mineradores estão corretos ao afirmarem que o carvão mineral não é produzido com a queima de madeira em uma carvoaria. Porem, estão equivocados quando se referem ao fato de que o carvão mineral não é um derivado vegetal. Pois, o carvão mineral ou carvão fóssil é originado de restos de vegetais que viveram há milhões de anos em locais pantanosos. À medida que esses vegetais morriam suas partes foram se acumulando nos fundos lodosos dos terrenos.
 Devido à ação da temperatura e da pressão ao longo de milhares de anos esses restos se transformaram em rochas, formando as jazidas de carvão. Esse processo é denominado encarbonização e envolve condições biológicas e geológicas específicas, por exemplo, uma vegetação densa em solo pantanoso.
	Acadêmico:
	Genivaldo Marreiros da Silva (1727535)
	
	Disciplina:
	Diversidade de Criptógamos (BID26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655972) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25595840
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As plantas, de forma geral, fazem parte da nossa vida, como fonte de alimentação, construção de casas, transportes, possibilitar a umidade, bem como embelezar as nossas cidades. Nesse sentido, podemos exemplificar: as palmeiras são muito utilizadas pelo homem na alimentação, como o coco-da-bahia (Cocos nucifera), na construção de habitações (folhas de diversas espécies), na extração de óleo, como o dendê (elaeis guineensis), cera da carnaúba (Copernicia Prunifera) e como plantas ornamentais (rhaphis sp.). Alguns nomes científicos citados apresentam ERROS de nomenclatura. Escreva a forma correta dos nomes científicos e cite três regras de nomenclatura.
	Resposta Esperada:
Os nomes científicos corretos são: (analisar se todos os nomes estão sublinhados individualmente)
Cocos nucifera
Elaeis guineensis
Copernicia prunifera
Rhaphis sp.
O nome científico precisa ser destacado no texto (sublinhado, negrito ou itálico).
Deve ser em latim, ou seja, latinizado.
O primeiro nome sempre com a inicial maiúscula e o segundo nome com inicial minúscula.
	2.
	Dois mineradores conversam durante seu turno de trabalho a respeito do carvão que extraem e da sua importância econômica para a sociedade. Eles afirmam que, diferentemente do carvão utilizado para fazer churrasco, o carvão que eles estão extraindo não é um derivado vegetal, já que é extraído do fundo de uma mina e não é produzido com a queima de madeira em uma carvoaria. Você concorda com o posicionamento dos mineradores? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
O acadêmico deve responder que não concorda, pois o carvão da mina também se formou a partir das plantas. Os grandes depósitos de carvão surgiram a partir de grandes e antigas florestas de Pteridófitas que se acumularam e, depois de milhares de anos, deram origem ao carvão utilizado como fonte de combustível pelas indústrias.
Parte inferior do formulário

Continue navegando