Buscar

didatica exercicios 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O estudo da história da educação será de suma importância para ajudar a compreender o modelo educacional que possuímos hoje, fundamental para entender os possíveis erros que ocorreram, de forma a preveni-los e evitá-los. Para compreender o presente e planejar o futuro, é necessário entender o passado que, neste caso, é a história da educação. 
O fragmento de texto demonstra que: Escolha uma opção:
a. Educação é isenta de passado, presente e futuro; é apenas fruto da contemporaneidade.
b. O contexto histórico influencia na pesquisa e na ação do educador, e conhecer a história nos ajuda a entender os resultados obtidos.
c. Saber o que aconteceu nos ajuda a não realizar novamente aquilo que já foi realizado.
d. O passado permite prever o futuro.
e. O sucesso de hoje depende do insucesso de ontem.
Comentário: a opção está correta, pois cabe afirmar que as concepções de ensino e aprendizagem são influenciadas por momentos históricos e culturais. Isso indica que não podemos atribui-las somente a um pesquisador, mas a todo contexto em que ele viveu.
2 - Devemos insistir que o professor não deve somente trabalhar conteúdos, mas sim formar alunos para a sociedade, o que amplifica o grau de dificuldade em sua atuação. Com isso, considera-se que o docente, em sua trajetória profissional, constrói e reafirma seus conhecimentos, levando em conta a necessidade de sua utilização, suas experiências e seu percurso na formação (NUNES, 2001). Não existem mais métodos definidos, e sim a busca de caminhos que garantam a aprendizagem. Considere as afirmativas, levando em consideração o que os professores devem fazer:
I – Ter formação adequada para ministrar aulas.
II – Estar ciente dos seus objetivos, mas a formação deve estar estagnada.
III – Ter domínio sobre o conteúdo a ser trabalhado.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma opção:
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I.
d. III.
e. I e III.
Comentário: os itens I e III estão corretos. Os professores devem ter formação adequada para ministrar aulas, estar cientes dos seus objetivos e em contínua formação (erro da III), bem como ter o domínio do conteúdo a ser trabalhado.
3 - “Se chamamos pedagogia o que encontramos em Comenius, em Rousseau ou em Makarenko, isto é, uma teoria geral unida aos meios precisos e minuciosos para praticá-la, segundo as circunstâncias, as idades e as diferentes disciplinas, não estou seguro de que o que encontramos em Wallon seja pedagogia. […] O que aprecio nele é o que gostaria de evocar hoje: Wallon me parece o homem que mostra que uma pedagogia progressista pode existir, que nos garante sua existência e que nos explica em que circunstâncias e a que preço.” (SNYDERS, 1979, p. 99-100). As teorias de aprendizagem de Wallon são valiosas no meio educacional. Pode-se afirmar que:
I – Wallon entende que o afeto e as emoções são elementos fundamentais na aprendizagem.
II – Wallon afirma que no primeiro ano de vida a criança é totalmente guiada pela afetividade.
III – Wallon alega que no terceiro ano de vida, aproximadamente, a criança se torna opositiva.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma opção:
a. I.
b. III.
c. I e II.
d. I, II e III.
e. II.
4 - Sempre que o professor planeja uma atividade, ele deve avaliar se os resultados, na prática, foram produtivos ou não. Aquilo que for evidenciado como produtivo deve ser garantido em outros momentos, de modo que o que não funcionar deve ser readequado. Dessa forma, o professor vai pesquisando sua própria prática, e é isso que chamamos de:
Escolha uma opção:
a. Confronto de ideias.
b. Pesquisa-ação.
c. Planejamento de aula.
d. Avaliação da ação.
e. Implementação de projeto
Comentário: a opção está correta, pois o professor precisa ser um pesquisador de sua própria prática. O nome dado a esse mecanismo chama-se pesquisa-ação. Quando o professor realiza essa pesquisa, faz testes para analisar a viabilidade ou se está funcionando adequadamente.
5 - As avaliações são utilizadas como mecanismos de verificação da aprendizagem. Ocorre que, muitas vezes, podem ocorrer de serem utilizadas como objetos de repressão pelo professor, ao utilizar frases do tipo “Quero ver na hora da prova!”; condutas estas que desvirtuam da finalidade das avaliações. Marque a alternativa que corresponde à função que o professor deve dar à avaliação:
Escolha uma opção:
a. Função tão somente de verificar a aprendizagem.
b. Não é necessário que o professor analise condições para realizar avaliações.
c. O professor deve realizar a avaliação naturalmente, de modo a verificar a compreensão dos alunos.
d. O professor não deve fazer atividades avaliativas que visem à reflexão.
e. É mais indicado que o professor faça avaliações apenas mediante provas.
Comentário: a opção está correta, pois a avaliação deve ser realizada naturalmente para que o professor possa verificar a compreensão dos alunos sobre determinados conteúdos trabalhados, observar se seus métodos e procedimentos escolhidos atingiram os objetivos, se existem estudantes que precisam de um processo diferenciado; enfim, avaliar se o processo de ensino está garantindo a aprendizagem.
6 - Leia e reflita sobre os exemplos a seguir:
Exemplo 1: O funcionário recebe uma gratificação maior por ultrapassar a meta imposta pela empresa. Agora, todos desejam ultrapassar a meta. Exemplo 2: Uma pessoa corre com o seu carro todos os dias pelas ruas de São Paulo, até receber uma multa com um valor alto. A partir daí, ela começa a andar dentro dos limites de velocidade. Os exemplos supramencionados ilustram o:
Escolha uma opção:
a. Behaviorismo.
b. Sociointeracionismo.
c. Socialismo.
d. Construtivismo.
e. Cognitivismo.
Comentário: a opção está correta, pois a denominação de behaviorismo significa em inglês comportamento/conduta, e a teoria também pode ser denominada como comportamentalista. A ideia behaviorista consiste na ação após estímulos. Todos os estímulos expostos nos exemplos induzem a comportamentos.
7 - Apesar das diferenças entre esses métodos, o objetivo é sempre o mesmo: promover uma formação de qualidade por meio de conhecimentos sólidos repassados para os alunos. Cada método de ensino é adequado para cada tipo de situação, perfil discente e conteúdo a ser ministrado, mas o ideal é que não haja limitação a apenas um método. O importante é manter uma abertura para novas abordagens em sala de aula e adequar detalhes conforme os resultados. (Disponível em: https://www.somospar.com.br/qual-o-melhor-metodo-de-ensino/. Acesso em: 23 set. 2020.)
Podemos afirmar que a metodologia está diretamente ligada às ideias:
I – Da epistemologia do conhecimento.
II – Do caminho escolhido para ensinar.
III – Do processo intelectual que analisa, reflete e questiona um fenômeno estudado.
São corretas as seguintes afirmativas:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. I.
c. II.
d. I, II e III.
e. III.
Comentário: a opção está correta, pois os itens I, II e III estão corretos. Quanto à primeira afirmativa, a metodologia está ligada à epistemologia do conhecimento, buscando teorias para garantir o ensinoaprendizagem. A metodologia também é o caminho que o professor escolheu para ensinar seu conteúdo além do processo intelectual.
8 - “Como se vê, cada finalidade exige um procedimento específico, como sua mediação, de tal forma que possa ser efetivamente alcançada. Não é qualquer procedimento que serve a qualquer finalidade. Os procedimentos necessitam estar alinhados com os fins.” (Disponível em: http://didaticageraluece.blogspot.com/2011/10/texto-10-metodos-e-procedimentos-de.html. Acesso em: 22 set. 2020.)
Procedimento consiste na ação ou operação contínua e prolongada de alguma atividade: curso, decurso, segmento. Considerando o trecho, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Os fins são alcançados por meio da metodologia escolhida.
b. Os fins são os procedimentos que usamos para atingir os objetivos.
c. Um procedimento deve estar ligado diretamente ao seu conceito.
d. Não existe procedimento sem uma finalidade.
e. O procedimento deve atender ao objetivo estabelecido para a aula.
Comentário: a opçãoestá correta, pois os procedimentos de ensino são geralmente escolhidos do professor e devem estar alinhados com os objetivos, praticados com intencionalidade. Para quaisquer procedimentos que sejam escolhidos, é preciso ter em mente o objetivo da aula, quais serão as atribuições do professor e dos alunos.
9 - A importância de organizar e selecionar os conteúdos são indiscutíveis. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem; isto é, no fazer, gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de determinado ponto de vista da classe. Existem também aqueles que colocam a sistematização do conhecimento a partir de problemas postos pela prática social. (Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/conteudos-escolares.htm. Acesso em: 22 set. 2020.)
Existe uma orientação básica que pode ser seguida anteriormente à definição de objetivos. A opção correta é:
Escolha uma opção:
a. LDB, DCN, PCN e PPP.
b. BNCC, legislação regional, PPP, organização da escola e seus objetivos.
c. BCN e PPP.
d. LDB, BNCC e PCNs.
e. BNCC, legislação regional e objetivos da disciplina.
Comentário: a opção está correta, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as competências mínimas; a legislação regional insere suas adequações; o PPP traduz a caracterização e as necessidades locais; por fim, a organização da escola definirá a forma de organização curricular.
10 - A palavra avaliação, quando mencionada, é normalmente relacionada à palavra prova, que não traz nenhum conforto para os alunos. Desse modo, as avaliações são consideradas um prêmio ou uma punição. Essa é uma forma de adestramento, e a avaliação nos dias atuais não é vista dessa maneira. Essa forma tradicional, tão usada até os dias de hoje, foi amplamente defendida por:
Escolha uma opção:
a. Lev Vygotsky.
b. Burrhus Frederic Skinner.
c. David Ausubel.
d. Jean Piaget.
e. Paulo Freire.
Comentário: a opção está correta, pois Skinner defendeu a educação com base na concepção comportamentalista, como é realizado com os animais. As crianças devem receber recompensas ou punições. A sensação é de que as provas são recompensas para quem atinge boas notas, e punições para quem não atinge as notas mínimas que demonstrem o aproveitamento.

Continue navegando