Buscar

Exercício - CRM e banco de dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relacionar-se com o cliente é fundamental. Por meio do relacionamento é que se consegue aproximar consumidor e organização, fazendo com que esse consumidor passe a ser divulgador da marca, promovendo-a de maneira espontânea. Para estreitar esse relacionamento, os profissionais do marketing precisam identificar algumas características dessas pessoas, para desenvolver estratégias específicas para essa aproximação. Como essa identificação pode ser feita?
Por meio das suas buscas e pesquisas em sites da internet, relacionados ou não com o produto.
A gestão de relacionamento dos clientes é conhecida como CRM. O objetivo principal é gerar bancos de dados específicos com os públicos de interesses da organização. É por meio desses bancos de dados que os grandes departamentos de marketing criam campanhas com os mais variados objetivos. Com o passar dos anos, os bancos de dados têm evoluído, criando novas possibilidades. Sobre o CRM e a criação de banco de dados, é CORRETO afirmar que:
São múltiplas as ferramentas para conhecer o cliente e a empresa deve se apropriar da que melhor o atende.
Na próxima vez que utilizar a internet para uma busca observe como os anúncios e as propagandas passam a ter a mesma temática (ou similar) da sua busca. Isso acontece por um fenômeno chamado Garimpagem de Dados. Nesta garimpagem, softwares específicos são usados para analisar as buscas e pesquisas dos usuários da internet, trazendo anúncios de acordo com seus interesses naquele momento. Mas isso nem sempre é bem-visto pelos clientes. Essa garimpagem de dados pode prejudicar a relação entre consumidores e organização? Como? Marque a alternativa CORRETA.
Sim, pois quando os dados são usados em excesso pode parecer invasivo e trazer um retorno negativo.
Os bancos de dados e a própria gestão de relacionamento com os clientes parece algo recente, proveniente da internet, mas não é. Há muito tempo as organizações criam estratégias para se aproximar dos consumidores, mostrando-se próximos e conhecedores de seus interesses. Até hoje, muitas dessas estratégias “antigas” são usadas por empresas de diferentes setores e sobre elas, pode-se dizer que:
Podem ser adaptadas quanto à realidade da empresa e do público de interesse da organização.
Montar um banco de dados com qualidade é fundamental para os bons resultados das organizações. É por meio desses arquivos que os profissionais de marketing conseguem traçar perfis e, a partir deles, definir as melhores estratégias para muitas ações. Seja para o lançamento de novos produtos, reformulação de marca, fortalecimento de imagens e outros, são informações importantes e indispensáveis. Como, então, o profissional de marketing pode aproveitar o banco de dados nessas estratégias?
Entendendo o perfil do comprador quanto aos seus interesses por determinadas marcas e produtos.

Continue navegando