Buscar

Resumo Adolescência para Vygotsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Adolescência para Vygotsky
Lara Souza Morello – 1925538
Vygotsky acredita que em cada momento da vida adotamos um sistema de aspirações e atrações especificas, sendo esse sistema a força-motriz do desenvolvimento, fonte de produção de motivos e vontades. Portanto ter novos interesses significaria estar em desenvolvimento.
Para o mesmo as idades e fases da vida decorrem do contexto em que se vive e podem variar dependendo das circunstâncias específicas que são oportunizadas, assim a idade é distinta por uma estrutura qualitativa de recursos e relações. A mudança de uma etapa a outra portanto não seria um processo evolutivo, mas um processo dialético de saltos de vida com qualidade.
Também para o mesmo, os fatores biológicos e sociais não determinam diretamente o desenvolvimento. Ao contrário, eles estão incluídos no processo de desenvolvimento e se tornam componentes internos das estruturas psicológicas que crescem em virtude do próprio processo de desenvolvimento do adolescente. O desenvolvimento assim seria formado por crises, em que ocorrem mudanças de interesse, essas crises impõe o desenvolvimento de novas relações para lidar com algum aspecto e são resolvidas pela forma como o indivíduo age no mundo. O adolescente tenta sempre encaixar-se no meio e é a Tendência Dinâmica Integradora (TDI) que vai ajudando-o a resolver a crise no qual o mesmo se encontra e integrá-lo no meio. Portanto a TDI equivale ao constante esforço por parte do individuo a integrar-se no meio, que ocorre pela apropriação de instrumentos culturais (linguagem) e é dinâmico porque o meio muda permanentemente.
A crise na adolescência está associada, portanto, com o desenvolvimento de um novo nível de autoconsciência, traço característico do adolescente e sua nova capacidade de ser consciente de si mesmo, como uma personalidade que se diferencia de qualquer outra pessoa. A estrutura do desenvolvimento da autoconsciência e da personalidade do adolescente depende do meio social a que pertence. Neste momento, ele começa a se conhecer melhor e seu conhecimento passa a ter maior coerência. Depois, “o adolescente começa a tomar consciência de si como um todo único. Os traços isolados se convertem em sua autoconsciência em traços do caráter. Ele se percebe como um todo integral e considera cada manifestação isolada como parte deste todo.
Para Vygotsky há o desenvolvimento de dois tipos de conceitos: Cotidiano que é aprendido e acessado na realidade pratica do sujeito, em seu processo de internalização de valores e ideologias; Cientifico que são mais sistematizados 
Nas investigações sobre linha do desenvolvimento da imaginação e criatividade do adolescente, Vygotski esclarece a ideia de que a imaginação (fantasia) e a criatividade (dar a existência) exigem como premissa a liberdade interna do pensamento, da ação, do conhecimento, que tem alcançado tão somente os que dominam a formação de conceitos. Qualquer alteração, nesta função, anula a imaginação e a criatividade. O essencialmente novo no desenvolvimento da fantasia na idade de transição consiste em que: “a imaginação do adolescente estabelece estreita relação com o pensamento em conceitos, se intelectualiza, se integra no sistema da atividade intelectual e começa a desempenhar uma função, totalmente, nova na nova estrutura da personalidade do adolescente”. A imaginação na idade de transição é a sucessora do jogo infantil.
A nova estrutura da personalidade que se desenvolve no fim da adolescência é a autodefinição. Ela é marcada não só pela autocompreensão do adolescente, mas também por entender seu lugar na sociedade humana e seu propósito de vida. Ressalta-se que todas as fases na formação da personalidade dependem do maior nível de desenvolvimento de sua personalidade. Este desenvolvimento ocorre quando ele se adapta às demandas do ambiente e as suas condições de atividade criativa, constantemente, dirigida à reestruturação tanto do meio ambiente e de si próprio, assim, ele se movimenta em devir.

Continue navegando