Buscar

A matemática deve ser percebida como ciência das relações e estar presente nos mais diversos contextos sociais e culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A matemática deve ser percebida como ciência das relações e estar presente nos mais diversos contextos sociais e culturais. Para tanto, deve ser usada como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, assim como na formalização de novas formas de pensar e de agir. Quais conteúdos são relevantes para o trabalho pedagógico? Por que trabalhar com esse ou aquele conteúdo?  Esses questionamentos nos levam a refletir sobre a importância da seleção dos conteúdos matemáticos que devem ser trabalhados em cada momento da vida escolar do sujeito, considerando os aspectos sociais e culturais do conhecimento matemático. Assim, redija um texto reflexivo, entre 10 a 15 linhas, destacando como o professor pode abordar os conteúdos matemáticos, colocando a criança como sujeito principal do processo ensino aprendizagem.
Texto A
Para o professor aborda um conteúdo matemático, colocando as crianças como sujeito principal primeiramente é necessário criar um ambiente propício com matérias adequados e instigantes, pois não existe um único e melhor caminho para se ensinar e aprender matemática. Por isso e de estremas importância que os educadores matemáticos conheçam diferentes formas de trabalhos pedagógicos para que possam planejar e construir a sua prática de forma significativa na construção do conhecimento matemáticos do aluno de forma que ele seja efetivo. Uma forma de aborda os alunos são as brincadeiras e jogos os quais já fazem parte do mundo infantil, assim favorecendo no desenvolvimento do conhecimento matemáticos, proporcionado a vivências de situações reais e desafios, desafiando os alunos a busca soluções para as situações que aparecerem durante o jogo os levando a raciocinar, trocar ideias e toma decisões. Dessa forma o ambiente escolar acaba se tornando em um lugar investigativo em que o professor e o aluno estão diariamente frente a frente sobre situações desafiadoras, procurando melhores formas de resolver cada situação e buscando o envolvimento das crianças no aprendizado. 
 Maria é uma professora recém-formada em Pedagogia e trabalha em uma creche do município em que mora. Ela começou a trabalhar conteúdos matemáticos com sua turma de educação infantil (Pré I), na qual encontrou dificuldades de se expressar e, assim, alcançar seus objetivos enquanto professora. Os alunos são pequenos e Maria começou a trabalhar contagem oral e noções de quantidade. Você, enquanto professor, que métodos usaria para desenvolver o raciocínio lógico das crianças? 
Que ações tomaria para que a aprendizagem dos alunos fosse de forma flexível e criativa? Reflita entre 10 a 15 linhas. 
Texto B 
Eu como professora de uma turma infantil, primeiramente instigaria as crianças a desenvolver atividades, para poder identificar os seus conhecimentos prévios para descobrir suas maiores dificuldades de aprendizado e interação nas aulas, Ao descobrir suas dificuldades trabalharia atividades de com jogos em grupos com blocos lógicos cujo as crianças passaria a ter noções de encaixe de objetos, empilhamento, tamanhos, cor e formas geométricas e brincadeiras as quais os alunos aprenderiam noções de raciocínio lógico ser divertindo.. Com isso, os alunos passarão a avaliar quais seriam as melhores peças para serem colocadas, os quais passariam a ter o conhecimento físicos tudo isso desenvolveria capacidade de como os lidar como os problemas de raciocínio lógico e ao mesmo tempo a capacidade de conhecimento e de interação entre eles próprios aumentaria com essas atividades em grupo assim com essas atividades lúdicas o professor vai adquirindo aprendizado ao passar do tempo e sobre os alunos conquistando o seu respeito e confiança sobre eles.

Continue navegando