Buscar

PAPERHOMEOFFICE final


Continue navegando


Prévia do material em texto

7
HOME OFFICE-TRABALHO VERSUS CASA
Cristiane Maria Keske
Daniel Soares
Eraldo Campos
Paulo Roberto Lach
Victoria Campos
Roberto Gonçalves
RESUMO 
De repente, o que era privilégio de poucos colaboradores, virou uma emergência para muitas empresas. A covid-19 trouxe com ela, além dos problemas de saúde, muitos desafios para as empresas e o mundo. As empresas precisaram abrir mão do tradicional modelo de trabalho para enfrentar um grande desafio, o de preservar a saúde das pessoas e dos negócios. Para nossa sorte, a tecnologia já nos proporciona muitos recursos para que os colaboradores continuem seu trabalho, mesmo que de forma remota, mas era necessário que as pessoas se adaptassem rapidamente a essa nova realidade, sem perder sua produtividade. Muitas vezes, determinadas práticas, como dormir até mais tarde, fazer vários intervalos longos e realizar atividades não relacionadas ao trabalho, tornam-se comuns. Ainda de acordo com Victor Sena, apesar de o home office ter uma boa aprovação, empresas e o mercado de trabalho têm grandes desafios à espera no pós-pandemia.
1. INTRODUÇÃO
Neste contexto, vamos trazer algumas reticências do que chamamos do “novo normal”.
Como podemos vivenciar os impactos, que está levando este novo modo de vida para algumas pessoas, conhecido como Home Office.
Que de certa forma foi deixado de ter um local de trabalho, como um cantinho fixo, para se adequar dentro de suas residências, onde sua mesa de jantar virou sua mesa de trabalho, um lugar bem iluminado defronte a sua janela onde além da luz do dia, do sol que entra, também se consegue enxergar “lá fora”, as pessoas passando na rua, deixando um ar de que não se está sozinho.
Como proceder dentro do Home Office?
 Será que conseguimos trabalhar só levantando da cama, escovando os dentes e ligando o computador?
A pandemia trouxe uma nova realidade para muitas empresas e seus colaboradores.
Com a atual situação muitas empresas foram obrigadas a se adaptar conforme o cenário. Muitas pessoas que tinham um lugar fixo para ir trabalhar seja ela em prédio, escritório, sede da empresa. Com a Pandemia o local de trabalho migrou para a casa do empregado. Diante do exposto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fazer uma análise sobre a relação de trabalho para com a empresa/colaborador / Home Office.
Quando se está trabalhando em casa o pensamento é que o relacionamento com os colegas de trabalho e com outras pessoas não acontecerá ou será o mínimo, mas isso não é verdade. Claro que as empresas precisam se adequar ao “novo normal”, ao trabalho e home Office, pensando em como se comunicar melhor com seus colaboradores e também ter canais de comunicação.
Muitas empresas por sua vez não têm materiais disponíveis o suficiente para suprir a necessidade do momento. Computador, internet, mesa de escritório entre outros são necessários para que o usuário tenha como ter essa estrutura que tem nas sedes das empresas, com isso a dificuldade de adaptação pode ser mais difícil no seu primeiro momento.
Horário a cumprir da jornada de trabalho, prazos de entrega de produção, dificuldade de acesso a software que é adotado para exercer as atribuições do exercício do trabalho, são uns dos desafios a ser cessado pela empresa para com o empregado.
Entender que deve cumprir tudo que foi disposto no seu contrato de trabalho, onde sua casa agora nesse período também é o local de trabalho. Home Office não é beneficio dado pela empresa e sim uma “nova” perspectiva, visão de local de trabalho disponibilizado por conta de fatores exteriores de não depende do administrativo da empresa.
2. HOME OFFICE NA PANDEMIA
De repente, o que era privilégio de poucos colaboradores, virou uma emergência para muitas empresas. A covid-19 trouxe com ela, além dos problemas de saúde, muitos desafios para as empresas e o mundo. As empresas precisaram abrir mão do tradicional modelo de trabalho para enfrentar um grande desafio, o de preservar a saúde das pessoas e dos negócios. Para nossa sorte, a tecnologia já nos proporciona muitos recursos para que os colaboradores continuem seu trabalho, mesmo que de forma remota, mas é necessário que as pessoas se adaptassem rapidamente a essa nova realidade, sem perder sua produtividade.
A tensão por manter a mesma produtividade de antes da pandemia pode ter resultados negativos ao corpo e à mente, como estresse crônico, mudanças no ciclo de sono e digestão, bem como o protagonismo da ansiedade no dia a dia. A verdade é que a saúde não pode se resumir ao contágio ou não de Covid-19: o autocuidado com a alimentação, saúde mental e física permanecem como responsabilidades permanentes e essenciais para garantir uma boa qualidade de vida EVELIN MATOS (2020).
A rotina é completamente afetada, é muito difícil manter o mesmo fluxo de antes do isolamento social, por isso, é fundamental pensar em novos hábitos mas fazer o máximo para tentar manter a rotina que já se conhecida no tradicional modus operandi.
...sem uma jornada determinada, apenas com a lista de tarefas para cumprir, pode se tornar difícil manter o foco por um período adequado. Muitas vezes, determinadas práticas, como dormir até mais tarde, fazer vários intervalos longos e realizar atividades não relacionadas ao trabalho, tornam-se comuns REDAÇÃO LEC (2020).
Ainda de acordo com Victor Sena, apesar de o home office ter uma boa aprovação, empresas e o mercado de trabalho têm grandes desafios à espera no pós-pandemia. São novos pontos de atenção na saúde do trabalhador e no desenvolvimento das carreiras.
2.1 DESAFIOS DO HOME OFFICE PARA OS COLABORADORES
Existem inúmeras razões para defender o trabalho remoto: menos custo, menos estresse, sem perder horas para chegar ao local trabalho, mais produtividade e mais facilidade para conciliar a vida pessoal e profissional. Mas, para alcançar esses benefícios, as empresas e colaboradores também precisam superar os desafios do Home Office, que vão desde as falhas de comunicação até sensação de improdutividade, insegurança e solidão.
2.1.1 SOLIDÃO
O sentimento de solidão é inevitável, agora trabalhando em casa o contato físico que você tinha com colegas de trabalho não existe mais. Você acaba interagindo agora com os membros da sua família ou com as pessoas que dividem a casa com você. No começo pode parecer interessante e até causar certa animação, mas em algumas semanas a falta do contato físico e o contato do dia a dia com pessoas que trabalhava começam a fazer falta. 
2.1.2 SENSAÇÃO DE IMPRODUTIVIDADE
Por mais que façamos exatamente tudo aquilo que fazíamos no trabalho ou no escritório, no home office às vezes temos a impressão que não estamos produzindo o suficiente, como fazíamos no ambiente que estávamos acostumados. 
2.1.3 ROTINA COM FILHOS E FAMILIARES
O home Office permite grande aproximação com os filhos e familiares, porém, essa aproximação durante todos os dias da semana, acaba provocando um desgaste muito grande no colaborador e nos familiares, muitas vezes impedindo que ele execute suas tarefas cotidianas, já que as crianças acabam tendo mais tempo ocioso e necessitam de mais atenção dos pais. 
 
FONTE: Disponível em: <https://www.tca.com.br/blog/7-dicas-para-trabalhar-em-casa-e-manter-o-rendimento/>. Acesso em: 29 mai. 2021.
O gráfico acima, mostra justamente esses desafios encontrados no trabalho remoto. Entre eles, família demandando por atenção; família interrompendo reuniões e ligações; dificuldade em se concentrar em assuntos do trabalho; barulhos da casa, como máquinas de lavar e campainhas; internet lenta ou intermitente; dificuldade em acessar documentos da empresa.
2.2 TORNANDO O HOME OFFICE MAIS AGRADÁVEL 
2.2.1 TENHA UM LOCAL 
Nem todos os colaboradores terão o espaço adequado para trabalhar de forma remota, mas em uma situação de emergência se faz necessário improvisar. Uma mesa de altura adequada, uma cadeira em que se sinta confortável. Faça desse local seu ambiente de trabalho. 
2.2.1 MANTENHA UMA ROTINA
Comece a trabalhar no horário de sempre,vista-se de forma adequada, caso alguém marque uma reunião de última hora, você esteja pronto para abrir a câmera. Preserve sua imagem, mesmo que virtualmente. Ter uma rotina de trabalho bem definida, com hora de início e de fim de expediente, é importante para manter tranquilidade mental. Quando as tarefas estão organizadas, nosso cérebro entende que está tudo bem, dessa forma, você não prejudica sua saúde mental e pode aproveitar o tempo livre com a família.
2.2.2 SE ALIMENTE NOS HORÁRIOS DE COSTUME
Alimentação saudável é imprescindível para a saúde e boa produtividade. Nos intervalos, faça lanches e procure manter uma rotina de horário para almoço e jantar, como fazia antes do trabalho remoto, assim você se sentirá mais seguro.
2.2.3 FAÇA PEQUENAS PAUSAS
Os olhos cansam da tela do computador. Então, as pausas são importantes para você descansar a mente e manter o foco nos resultados.
Precisamos entender que vivemos um momento atípico, e necessitamos passar por ele da maneira mais serena possível. Manter nossa saúde mental e profissional o menos afetada, tentando levar para o home office a rotina que tínhamos nas empresas. “Você precisa se manter confortável durante a jornada de trabalho. Para isso, é importante vestir uma roupa confortável, trabalhar em um local iluminado e manter o ambiente deve ser limpo e organizado. Por exemplo, se seu espaço de trabalho é em uma mesa no quarto, arrume-a, limpe o chão e organize tudo para que tenha um ar mais profissional” (RICARDO OLIVEIRA, 2001).
3. PRÓS E CONTRAS
Prós para o colaborador:
-Maior comodidade e flexibilidade para o colaborador e também para a empresa (com isso o colaborador pode controlar o ritmo de trabalho).
-Menor gasto (alimentação, vestimenta, locomoção);
-Autonomia e mobilidade;
-Deslocamentos e fadiga;
-Trabalho e vida familiar;
-Escolha do ambiente de trabalho;
-Horário mais flexível e tempo livre;
-Independência.
Contras para o colaborador:
-Desemprego;
-Falta do ambiente de trabalho (troca de experiência, camaradagem, ajuda);
-Sedentarismo;
-Isolamento domiciliar;
-Aumento da quantidade e intensidade do trabalho;
-Alienação.
Prós para as empresas:
-Custos de infraestrutura, redução do espaço imobiliário do ambiente de trabalho (economia com gastos de aluguel, energia, tecnologia, água, comida...);
-Convivência com colaboradores;
-Remuneração por objetivos e resultados (isso é bem importante, se pensa muito na ENTREGA e não no tempo/horas de trabalho);
-Absenteísmo menor;
-Redução de salários (de acordo com as leis que foram criadas perante a pandemia);
-Expansão geográfica (antes as vagas eram muito limitadas a pessoas da própria cidade, hoje contrata-se no Brasil inteiro).
Contras para as empresas:
-Perda de confidencialidade (precisa ter uma estrutura tecnológica muito boa);
-Maior dificuldade em controlar e supervisionar o trabalho;
-Cultura da empresa (é preciso pensar muito fora da caixa para manter a cultura que a empresa emprega);
-Ausência do coletivo;
-Resistência a mudança (alguns colaboradores não gostam da opção do home office);
-Investimento em equipamentos tecnológicos
4. METODOLOGIA
O trabalho representa uma pesquisa descritiva, que utiliza como forma de pesquisa, da coleta de informações de dados das fontes bibliográficas. Para poder atingir o objetivo apontado, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da consulta em artigos e sites, que abordam a importância de estabelecer estratégias de redução de custos nas empresas, identificando os principais aspectos que levaram a necessidade da estratégia de redução de custos e seus impactos na empresa.
O método de abordagem utilizado é qualitativo, utilizando a livre interpretação dos autores, conforme normas e conceitos aplicados em âmbito acadêmico e de acordo com as normas de metodologia científica, chegando assim, aos resultados e conclusões finais do estudo proposto.
	 
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observando o cenário atual, o “novo normal”, podemos observar que o trabalho remoto/home office, nos traz inúmeros desafios, dificuldades que as empresas e colaboradores precisam enfrentar de uma maneira que possam manter a saúde mental e laboral o menos afetada possível.
Mas o trabalho remoto também trouxe algumas vantagens para os colaboradores e empresas, como por exemplo, custo com infraestrutura da empresa, deslocamento dos funcionários.
Manter a produtividade e a sensação de realização no trabalho remoto não tem sido fácil, mas com determinação, força de vontade e apoio das empresas, essa tarefa tem trazido resultados animadores. 
6. CONCLUSÃO
Em virtude dos fatos mencionados neste trabalho, vimos que a pandemia de certa forma chegou revolucionando nossa concepção de modelo de trabalho e nos trás uma profunda reflexão quando se refere a como será esse cotidiano daqui para o futuro no pós-pandemia. 
Pela observação dos aspectos que analisamos, compreendemos que existem pontos negativos onde trabalhar em casa podem ocorrer interferências às vezes da família, alguma demanda de filhos, dificuldades de concentração, por vezes e m algumas áreas ate a solidão e assim por diante, e pontos positivos onde as empresas e funcionários diminuem suas despesas quanto à locomoção, locação com a infraestrutura, redução de salários, comodidade e flexibilidade de horários... Portanto se faz necessário aos funcionários que estão trabalhando nesse modelo criarem uma rotina agradável para evitar que o trabalho se torne um peso e as empresas procurarem sempre conceder amparo aos seus. 
Podemos concluir também, tudo aquilo que nos tira da rotina no início causa certo desconforto, da mesma forma que tudo pode se tornar adaptável, abrindo novos horizontes para outras vertentes no modo de se trabalhar dentro de uma organização, buscando sempre foco em gerar e continuar com resultados positivos para ambas as partes, entregando os objetivos independentes da maneira de se trabalhar.
REFERÊNCIAS
_____. 7 dicas para trabalhar em casa e manter o rendimento. 2021. Disponível em: <https://www.tca.com.br/blog/7-dicas-para-trabalhar-em-casa-e-manter-o-rendimento/>. Acesso em: 26 mai. 2021.
_____. Quais são os desafios do home office e como vence-los? Aprenda agora!. 2021. Disponível em <https://lec.com.br/blog/desafios-do-home-office/>. Acesso em: 28 mai. 2021.
MATOS, Evelin. Saúde mental no home office: como cuidar do bem-estar. 2020. Disponível em: <https://blog.runrun.it/saude-mental-no-home-office/>. Acesso em: 29 mai. 2021.
OLIVEIRA, Ricardo. Como conciliar a família e o trabalho home office? 2020. Disponível em: <https://agenciamarshal.com.br/como-conciliar-a-familia-e-o-trabalho-home-office/>. Acesso em: 29 mai. 2021.
SENA, Victor. Home office na pandemia já indica os desafios do futuro do trabalho. 2020. Disponível em: <https://exame.com/carreira/home-office-na-pandemia-ja-indica-os-desafios-do-futuro-do-trabalho/>. Acesso em: 29 mai. 2021.
Produtividade no trabalho em home office <https://blog.universoead.com.br/produtividade-no-trabalho-em-home-office> Acessado 29/05/2021.
1 Cristiane Maria Keske, Daniel Soares, Eraldo Campos, Paulo Roberto Lach,, Victoria Campos
2 Roberto Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (ADG2628) – Prática do Módulo I - 30/05/2021