Buscar

Aap1 - Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

Aap1 - Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Informações Adicionais
· Período: 30/08/2021 00:00 à 27/11/2021 23:59
· Situação: Cadastrado
· 
· Protocolo: 641906768
Avaliar Material
1)
João é o Secretário de Educação da cidade de Bonifácio/MG e em seu discurso de trabalho, o mesmo defende a seguinte ideia: "O atendimento das crianças das classes desfavorecidas prioriza o cuidado físico, não sendo prioridade o desenvolvimento cognitivo, afetivo ou social." Percebe-se, neste discurso que, a educação compensatória aparece como solução dos problemas educacionais e sociais, a fim de suprir as deficiências de saúde e nutrição, as escolares, ou as do meio sócio-cultural em que vivem as crianças.
A partir do que foi dito por João, pode-se dizer que sua postura se refere: 
Alternativas:
· a)
ao construtivismo.
· b)
ao comodismo.
· c)
à Pedagogia Nova.
· d)
ao assistencialismo.
Alternativa assinalada
· e)
à solidariedade.
2)
Complete as lacunas da sentença a seguir. 
 
A _____________ possibilita a construção da autoestima das crianças, por meio do faz-de-conta elas adquirem qualidades, poderes, papéis entre outros aspectos que lhe possibilitam sua satisfação______________. O brincar cria um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos ________________. É importante propiciar às crianças as condições para que explorem diferentes brincadeiras, possibilitando-lhes o _________________ da criatividade. Assim o professor  deve organizar o espaço, disponibilizar diferentes materiais, entendendo que estes não são apenas brinquedos já prontos, mas tudo o que possível for a fim de receber ______________ em um contexto de brincadeira e consequente aprendizado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)
brincadeira, coletiva, conhecimentos, cruzamento, significado.
· b)
Educação Infantil, coletiva, mundos, cruzamento, significado.
· c)
Educação Infantil, coletiva, conhecimentos, cruzamento, retorno. 
· d)
brincadeira, individual, conhecimentos, desenvolvimento, significado. 
Alternativa assinalada
· e)
Educação Infantil, individual, conhecimentos, desenvolvimento, retorno. 
3)
Você já parou para pensar o que é ser criança? Você já se colocou a refletir sobre a sua infância? Pois bem, a concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, sendo atualmente bem diferente de séculos atrás, não se apresentando de forma homogênea, nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época, ou seja, há diferentes sentimentos de infância que se constroem através dos tempos.
 
Em continuidade ao texto acima, analise as sentenças e em seguida aponte (V) para as afirmativas verdadeiras, (F) para as afirmativas falsas.
 
(   ) é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas, dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte.
(   ) O filósofo Jean Jaques Rousseau foi o precursor da ideia contrária que até então se tinha, ou seja, argumentou que as crianças possuíam um modo peculiar de pensar e agir, e não é apenas o tamanho que as diferenciam dos adultos.
(   ) As reformas religiosas do século XVII contribuíram sumariamente para a concepção de um sentimento de infância, trazendo um novo olhar sobre as crianças, aparecendo naquele contexto a valorização dos aspectos afetivos e familiares.
(   ) No final do século XX, no Brasil, a criança cresce em importância, passa a ser um sujeito possuidor de direitos garantidos na Constituição. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)
V - F - F - V.
· b)
V - F - V - V.
· c)
F - V - F - V. 
· d)
F - F - F - V.
· e)
V - V - V - V.
Alternativa assinalada
4)
A escola constitui um organismo social vivo e dinâmico. Além da estrutura burocrática que a compõe, possui uma constituição cultural e simbólica que lhe confere vida própria. Estas singularidades lhe permitem responder às demandas e limitações que lhe são impostas pelo meio. Essa constituição é tecida por uma rede de significados, que se encarrega de criar os elos que ligam passado e presente, instituído e instituinte, onde se estabelecem as bases de um processo de construção e reconstrução permanente.
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - A escola, com suas modalidades educativas, inclusive a Educação Infantil, é a instituição oficialmente encarregada de organizar, selecionar, decantar, adaptar elementos da cultura, para serem transmitidos às novas gerações. Cabe a ela não só a função de selecionar o que deverá ser ensinado, como também de pensar o como estes saberes deverão ser organizados para serem aprendidos da melhor maneira possível.
 
PORQUE
 
II - Ao pensar o como, a universidade reorganiza didaticamente aqueles saberes, faz transposições didáticas dos saberes eruditos, produzindo substitutos didáticos da cultura social de referência, produzindo os conhecimentos escolares. Estes conhecimentos, por sua vez, são responsáveis por formas típicas de atividades intelectuais, influenciando também a produção cultural fora dos muros escolares.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
· a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a asserção I não é uma justificativa da asserção II.
Alternativa assinalada
· b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
· c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II, uma proposição falsa.
· d)
Tanto a asserção I quanto a asserção II, são proposições falsas.
· e)
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II, uma proposição verdadeira.

Continue navegando