Buscar

PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS, composição química e análise desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS 
Carboidratos: composição química e análise.
Desafio
Os carboidratos são considerados o combustível perfeito para o bom funcionamento do organismo. A ausência dessas substâncias na dieta afeta o metabolismo trazendo diversas consequências, tais como: dor de cabeça, fadiga e alteração da imunidade.
Por outro lado, o consumo excessivo de carboidratos pode levar ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo II.
A ANVISA padroniza no Brasil a obrigatoriedade da declaração da tabela nutricional dos alimentos, na qual deve constar o conteúdo de proteínas, lipídios, carboidratos, fibra alimentar e sódio. 
Uma embalagem de bolo de 250 g contém uma tabela nutricional calculada com base na porção de 60 g de bolo. Nesta porção, o produto apresenta 35 g de carboidratos.
 Caso o consumidor venha a ingerir todo o conteúdo do pacote, qual é a quantidade de carboidratos que estaria ingerindo?
Como nutricionista, como você classificaria os carboidratos presentes nesse produto?
1. Os alimentos industrializados devem apresentar a tabela nutricional calculada com base em uma determinada porção do alimento, a qual também deve estar declarada na embalagem. Para o produto em questão, o bolo apresenta 35 g de carboidratos em uma porção de 60 g. Caso o consumidor venha a ingerir todo o produto, ele estaria consumindo 250 g do produto, então: 
60 g de bolo – 35 g de carboidratos
250 g de bolo – x
X = 145,83 g carboidratos 
Os carboidratos presentes em bolos normalmente são classificados como dissacarídeos (sacarose) e polissacarídeos (amido). A sacarose é um carboidrato mais simples e facilmente digerível, responsável pelo aumento dos níveis de glicemia. No entanto, os polissacarídeos são estruturas maiores e complexas, as quais demoram mais para serem quebradas e digeridas.

Continue navegando

Outros materiais