Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- Carlos Felipe dos Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Carlos Felipe dos Santos 
Matrícula: 01340925
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Apesar das ponderações a seguir sobre a importância dos textos literários. Vale ressaltar que o artigo lido, enfatiza a baixa “indicação dos professores da leitura dos textos literários para os alunos”. E que muitos desses textos são visto apenas como prenunciado de questões para serem respondida. A escola também tem sua parcela de culpa nessa deficiência quando não incentiva o trabalho com os textos literários, seja na aquisição dos materiais, seja na fomentação do acervo de sua biblioteca.
Os textos literários abordados nas aulas é uma grande ferramenta de socialização, aprendizado e de desenvolvimento. O trabalho dos mesmos, nas salas de aula, seja por meio de livros, revistas, contos e etc., devem estar correlacionados com áreas de aprendizado do currículo escolar, na finalidade de alfabetização; conhecimento; ou desenvolvimento da leitura.
Sendo assim, o incentivo do habito da leitura, além de contribuir para o desenvolvimento do mesmo, também é um desenvolvedor de ideais para futuras produções textuais. Sendo assim, para Soares (2006), a literatura se faz presente no âmbito escolar das seguintes formas: a biblioteca escolar; a leitura e estudo de livros de literatura; a leitura e estudo de textos durantes as aulas (SOARES, 2006, p. 22).
Com isso, a soma entre leitura e imaginação, não é apenas um passa tempo de diversão e lazer. Além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e interpretação, também auxilia na concepção da personalidade. Haja vista que, as pessoas que leem são mais informadas e tem uma fonte mais apurada de dissertação e produção. 
Referência 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-texto-literario-em-sala-de-aula/28383
SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.).Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004. 287 p.

Continue navegando