Buscar

Resumo do curso_ Fundamentos da Gestão de Custos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo do curso: Fundamentos da Gestão de Custos
Este trabalho possui como objetivo realizar um resumo e análise do curso Fundamentos da Gestão de Custos realizado pela plataforma de cursos extracurriculares da FGV - Educação Executiva online. O programa e conteúdo foram desenvolvidos e ministrados por:
Betovem Coura
· Doutorando pela UFF.
· Mestre em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas e mercado de capitais pelo Ibmec.
· MBA em engenharia econômico-financeira pela UFF.
 
Marcos de Andrade Reis Villela
· Ph.D. Business Administration, com concentração na área de controle gerencial pela Manchester Business School, na Inglaterra.
DESENVOLVIMENTO DO CURSO
O curso Fundamentos da Gestão de Custos destaca as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos. Além disso, os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento e uma visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância.
O conteúdo foi dividido em quatro módulos que buscaram a contabilidade de custos, os conceitos básicos sobre o tema, a ideia de público-alvo da contabilidade financeira e a lógica gerencial. 
1. Contabilidade de custos
A contabilidade gerencial difere muito da contabilidade financeira, que usa a contabilidade de custos para apuração de resultado.
A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revolução Industrial. Anteriormente a esse período, os produtos eram fabricados por artesãos que, via de regra, não constituíam pessoas jurídicas e pouco preocupavam-se com o cálculo de custos.
Criar métodos para apuração de custos passou a ser importante também porque o advento da produção em massa criado pela Revolução Industrial levou à formação de grandes estoques sobre regras padronizadas (princípios da contabilidade geralmente aceitos), que precisavam ser custeados sob pena de sua mensuração provocar distorções nos resultados, afetando todos os stakeholders (acionistas, bancos, fisco, etc.).
A contabilidade de custos para fins gerenciais se tornou então a ferramenta básica para a contabilidade gerencial, que tem como palavras de ordem inferência futura, flexibilidade, velocidade de mudança, relevância das decisões, lógica e feedback. Isso faz a contabilidade gerencial diferir muito da contabilidade financeira, que usa a contabilidade de custos para apuração de resultado.
 
2. Conceitos básicos
O curso apresenta alguns conceitos fundamentais para uma melhor comunicação no ambiente empresarial.
Receitas: são ingressos de recursos para o patrimônio de uma entidade, sob a forma de bens ou direitos correspondentes, normalmente, à venda de mercadorias e de produtos ou à prestação de serviços, podendo também derivar de remunerações sobre aplicações ou operações financeiras.
Gastos: Os gastos são necessários para o bom funcionamento de uma empresa e consistem em investimentos que estão espalhados pelos inúmeros processos organizacionais. Apesar de parecer contraditório, as receitas que uma empresa gerará irá depender dos gastos que ela realiza. Nesse sentido, a otimização de gastos, a fim de maximizar os lucros de um negócio, depende de uma gestão administrativa e financeira eficiente.
Ganhos: Bens e serviços obtidos de forma anormal ou involuntária. Essa é a característica que diferencia os ganhos das receitas.
Perdas: Bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária.
 
3. Público-alvo da contabilidade financeira
O público-alvo da contabilidade financeira (público externo) precisa ter condições de avaliar a saúde financeira das empresas que são stakeholders. Ao contrário dos gerentes, esse público não precisa de informações detalhadas e específicas de linha de produtos, por exemplo. 
Dessa forma, para o público externo, não é tão importante entender como o administrador obtém os retornos que os acionistas exigem, desde que os retornos estejam garantidos.
Quando um investidor constrói um portfólio composto de ações do Walmart, da Coca-Cola e da Microsoft, por exemplo, ele está preocupado com indicadores globais, como retorno sobre os investimentos, lucro operacional e risco.
 
Ao administrador cabe a função de acompanhar a linha de produtos, os serviços, os recursos utilizados e os clientes que atendem aos anseios dos stakeholders.
 
4. Lógica gerencial
As regras rígidas expressas nos princípios contábeis, geralmente aceitos, são necessárias para que a comparação entre empresas possa ser feita sem que o resultado seja fortemente influenciado pelo uso de diferentes metodologias de apuração, alterando o pagamento de impostos e os indicadores financeiros.
Todos os dias, as empresas criam produtos e serviços novos, atendendo a clientes que demandam diferentes esforços financeiros, de marketing e de produção.
Além disso, cada administrador tem uma visão diferente de:
· como superar as expectativas do cliente (ser eficaz);
· como racionalizar os recursos necessários ao cumprimento desse objetivo (ser eficiente).
Muitos caminhos levam ao sucesso ou ao fracasso corporativo. Ideias completamente diferentes podem levar empresas distintas a terem rentabilidades espetaculares ou medíocres.
ANÁLISE CRÍTICA
O curso Fundamentos da Gestão de Custos permite entender que os resultados de uma organização ou empresa serão positivos ao conhecer de forma completa o empreendimento. Ou seja, acompanhar de perto a gestão de custos. Isso porque promove uma administração detalhada e o conhecimento do quanto foi investido e o retorno proporcionado.
Ao entender os fundamentos da gestão de custos e sua prática, o profissional terá uma base fundamentada para o planejamento e as tomadas de decisões futuras. Mediante um bom gerenciamento, ignorando essa ação, a organização pode até mesmo perder o controle.
O conhecimento adquirido pelo curso é de suma importância para o crescimento profissional. Ao ter o domínio da gestão de custos é preciso estar atento às necessidades de seus clientes, para que consiga de forma eficiente produzir aquilo que esperam e desejam, mas com o menor custo. 
Com isso, proporciona uma diminuição de riscos do negócio, eleva a competitividade, queda nos gastos, aumento da lucratividade e maior qualidade para os produtos e serviços.
CONCLUSÃO
O curso Fundamentos da Gestão de Custos introduz o conceito de forma didática e detalhada sobre um importante tema nas organizações. Apesar de fazer menção a área de contabilidade, é uma matéria interdisciplinar, a qual deve ser estudada e praticada por acadêmicos de administração. As empresas buscam profissionais com competência para serem efetivos, no entanto, com uma visão estratégica. Ter como base de conhecimento a gestão de custos é essencial para alavancar o processo dentro de uma organização.

Outros materiais