Buscar

Gestão do planejamento profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Para muitos, só o fato de participar de um programa de estágio em uma multinacional já representa uma oportunidade de desenvolvimento muito rica. No entanto, o que seria um programa nos moldes normais começou a tomar ares bem distintos. O time de RH de uma empresa, junto com os gestores da área, convocou os seis estagiários do setor e apresentaram o novo programa de acompanhamento dos estagiários.
O primeiro passo relevante era a instituição de uma reunião mensal, em que, além de o RH e os gestores atualizarem a todos com um bom alinhamento, eles teriam a cada três meses, um painel de exposição de seus projetos ou atividades mais relevantes, na intenção de aumentar a percepção por parte de todos os gestores e de desenvolvimento técnico para uma apresentação.
Na sequência ficou definido que, nos próximos 30 dias, todos iriam apresentar a proposta de programa de estágio, construída a quatro mãos pelo tutor e o próprio estagiário, composta de três partes, sendo elas:
• Aspirações profissionais.
• Plano de desenvolvimento individual.
• Objetivos de estágio.
Rodrigo gostou muito do encontro e da importância dada aos estagiários, pois viu naquela proposta sua grande oportunidade de aumentar as chances de um dia ser contratado pela empresa ou até mesmo de estar mais bem preparado para o mercado de trabalho. Na reunião com seu tutor, foi instruído a desenhar a primeira proposta do programa e apresentá-la na próxima semana. Rodrigo recebeu as recomendações do que seriam ações efetivas para o seu plano de desenvolvimento, bem como determinou a construção dos objetivos, porém seu tutor deixou claro que, no que tange às aspirações profissionais, seria fundamental a autoria por parte dele, sendo essencial que ele construísse suas expectativas em duas fases: durante o período do estágio e após sua conclusão da faculdade.
A partir dessa situação, você deve se colocar no lugar de Rodrigo e estruturar uma proposta de aspirações profissionais, para apresentar ao seu tutor.
************************************************************************************
Busco aumentar meus conhecimentos visando sempre o meu crescimento tanto profissional quanto pessoal, juntamente com o crescimento da empresa. Acredito que essa etapa como estagiário serve principalmente para que eu possa me identificar com uma área de atuação que me interesse, além de me trazer uma boa experiência profissional, ao trabalhar com pessoas mais experientes no mercado.
Nos próximos dois anos de contrato, vejo-me exercendo minhas funções como estagiário já com um bom conhecimento das áreas de atuações dentro da empresa e com uma identificação maior por uma área específica, tendo, assim, possibilidades de ser contratado. Após a conclusão da minha faculdade e com a experiência adquirida durante o estágio, pretendo buscar uma oportunidade no mercado em gestão de pessoas, onde poderei continuar desenvolvendo minhas competências de liderança.

Outros materiais