Buscar

Unidade 2

Prévia do material em texto

“Compreender o consumidor é uma função essencial do marketing para que ele possa cumprir plenamente seus objetivos no desenvolvimento, na produção e na colocação no mercado de bens e serviços, apropriados e capazes de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, contribuindo, assim, efetivamente para o sucesso do negócio” (SAMARA, 2015, p.18). O consumidor sofre diversas formas de influências em seu processo de decisão de compra. Tais fatores são classificados como: (1) cultural, (2) social, (3) pessoal e psicológico.
Considerando as informações apresentadas, e considerando os conteúdos abordados e estudados no material, discuta como os fatores (cultural, social, pessoal e psicológico) são capazes de influenciar o comportamento de consumo. Se necessário, utilize exemplos.
Referência
SAMARA, B. S. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
Quando tratado de comportamento de consumidor em geral, somos influenciados ativamente por vários fatores. Considerando isso, listamos: 
Fatores sociais – São influenciados pelos grupos de referências, que são: os familiares, pequenos grupos, formadores de opinião, papel social e status.
Fatores pessoais – O processo de compra também é influenciado pelas características pessoais como: idade, gênero, atividade profissional, situação financeira, estilo de vida, entre outros aspectos que possam ser agregados a essas características.
Fatores psicológicos – são a motivação, percepção, aprendizagem e atitudes que também influenciarão ao processo de compra. 
Fatores culturais - Que evidencia a origem desse indivíduo tanto geograficamente quanto aos seus hábitos, valores, princípios; as subculturas, que são parcelas menores que também possuem seus hábitos, princípios e valores, mas não serão diferentes, e a classe social à que esse indivíduo pertence.
No Brasil destacamos o fator cultural. Isso ocorre porque o consumo de certos produtos costuma aumentar em determinadas épocas do ano (sazonalidade).
Exemplos:
Na época das Festas Juninas, o consumo de amendoim e seus derivados (como as paçocas) costuma aumentar significativamente. Mesmo caso ocorre na pascoa com os chocolates e no Natal com os produtos natalinos e frutas da época.

Continue navegando