Buscar

GESTAO DE OPERACOES - AVALIACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE OPERAÇÕES 
 Instruções Introdutórias
Esta avaliação é individual e vale 5,0 pontos que, somados aos trabalhos realizados em sala perfazem a nota 10,0. Devendo ser resolvida e publicada no AVA na Atividade específica referente a esta avaliação dentro do prazo estipulado.
1ª Questão (1,0 ponto): Dentro da visão histórica da administração da produção, cada teoria procurava responder aos problemas organizacionais mais relevantes de sua época. Os autores procuravam enfatizar determinadas variáveis como: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Em relação à Administração Científica de Taylor é correto afirmar que:
I. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas.
II. Os operários deveriam ser treinados para que executassem a tarefa da melhor forma possível em menos tempo.
III. Tinha profunda ênfase nas tarefas.
IV. Os operários deveriam ser remunerados com base na produção alcançada, pois dessa forma eles teriam um incentivo para produzir mais.
V. Tinha profunda ênfase nas pessoas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) sentença(s):
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I, II, III e V.
e) I, III, IV e V.
2ª Questão (1,0 ponto): Decisões a respeito do posicionamento da empresa em seu ambiente, de modo a atingir seus objetivos de longo prazo, têm que estar alinhadas à estratégia de operações, vinculando planos de produtos/serviços e estabelecendo prioridades competitivas.
A respeito do conteúdo da estratégia de operações, pode-se afirmar que:
a) O padrão de decisões estratégicas deve levar em conta o desenvolvimento de capacidades adequadas de acordo com a disponibilidade e restrição dos recursos de produção.
b) Os objetivos de desempenho são previamente estabelecidos, não havendo influência do ciclo de vida do produto/serviço.
c) Decisões estruturais e infraestruturas de uma operação levam em conta somente critérios de projeto, não levando em conta as atividades de planejamento, controle e melhoria.
d) Os objetivos estratégicos gerais da organização devem necessariamente estar desvinculados dos objetivos do nível de recursos, sob pena de ocorrer uma perda significativa de competitividade.
e) A análise do julgamento das preferências do consumidor e dos níveis de desempenho do concorrente devem ser consideradas separadamente na avaliação do grau de importância relativa dos vários fatores competitivos.
3ª Questão (1,0 ponto): Referente às métricas adotadas para avaliar o desempenho de uma operação, pode-se dizer que:
a) todo o esforço da organização deve ser direcionado no sentido determinado por cada departamento da organização, sendo as métricas departamentais independentes das corporativas.
b) as métricas de desempenho adotadas pelas organizações são definidas pelos clientes e fornecedores.
c) as metas corporativas são definidas pelos gestores em conjunto com os colaboradores operacionais e encaminhadas a direção da empresa para aprovação.
d) todo o esforço da organização deve ser direcionado num único sentido. As métricas devem ser coerentes com as prioridades competitivas da operação, sendo que estas derivam das metas corporativas.
e) as metas corporativas são definidas pela direção da empresa em conjunto com os gestores das áreas produtivas e fornecedores.
4ª Questão (1,0 ponto): De modo geral, um departamento de produção deve atender às aspirações estratégicas da empresa.
Analisando os objetivos básicos de desempenho operacional de uma organização para que eles possam contribuir para a competitividade, além da qualidade e custo, temos:
a) rapidez, estocagem e flexibilidade.
b) rapidez, confiabilidade e flexibilidade.
c) durabilidade, confiabilidade e rigidez.
d) rapidez, lucratividade e flexibilidade.
e) rapidez, confiabilidade e lucratividade.
5ª Questão (1,0 ponto): Os objetivos de desempenho da função produção podem criar conflitos que chamamos trade-offs. Sendo assim, é importante toda e qualquer operação – bens manufaturados ou serviços – definir bem seu público-alvo e a estratégia competitiva. Dessa forma, definirá os principais objetivos da função produção que deverão ser explorados,
objetivando uma operação com mais oportunidades de sucesso. Com foco em trade-offs, analise o caso a seguir.
O diretor da área de novos negócios da empresa New Log Solutions, especializada na fabricação de meios de transporte para o segmento de autopeças, decidiu enviar seus quatro
representantes de novos negócios e vendas para uma importante exposição do segmento. O evento com foco em novidades e tendências do meio logístico aconteceu numa cidade a 600km de distância. Importante ocasião também para networking com potenciais clientes. No entanto, mesmo com o budget de sua área no limite da meta anual, o diretor decidiu enviar os representantes por deslocamento aéreo, ainda que tenha um custo mais alto em relação ao automóvel, pois precisava trabalhar, com urgência, as informações sobre tendências e potenciais clientes.
Tendo em vista os objetivos de desempenho, com a decisão tomada, podemos afirmar que a empresa perderá e ganhará respectivamente:
a) flexibilidade e custo.
b) confiabilidade e flexibilidade.
c) custo e velocidade.
d) qualidade e custo.
e) custo e qualidade.
Gabarito
1 - c
2 - a
3 - d
4 - b
5 - c

Outros materiais