Logo Passei Direto
Buscar

ALLET - Questionário 5_ ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um código, consequentemente, é desconsiderado todo o processo de apropriação da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz. O processo de apropriação da linguagem escrita exige do aprendiz a compreensão do funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções pedagógicas adequadas na alfabetização. Um código é composto de um conjunto de sinais ou símbolos. Esses símbolos ou sinais substituem os sinais de um outro sistema notacional existente, no caso, o sistema alfabético. Para decifrar um código, ou decodificar, é preciso anteriormente conhecer o sistema notacional correspondente aos sinais desse código para então poder substituí-los.
Com relação ao texto, avalie as asserções a seguir:
I. A escrita alfabética é tida como um sistema notacional e não um código. Assim, as palavras representação/notação são sinônimas de registro externo, registro simbólico materializado numa superfície exterior (folha de papel, tela de computador etc.).
II. Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o caminho da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e suas propriedades à medida em que reelabora as informações apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões conceituais que deverão ser solucionadas, para que ocorra a total compreensão do funcionamento do SEA. Essas questões conceituais são apresentadas na perspectiva teórica da psicogênese da escrita com uma valorização dos processos experimentados pelos aprendizes.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Tanto a asserção I quanto a II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

No passado, o modelo de alfabetização que orientou as práticas pedagógicas no trabalho com a alfabetização apresentava uma visão de escrita reduzida a mera reflexão da fala seguida de um trabalho sistematizado ao ensino de um código escrito, motivado por exercícios mecânicos e graduais. Em contrapartida, atualmente, vemos a aprendizagem da leitura e da escrita recebendo contribuições mais efetivas com os estudos na área da alfabetização fortemente influenciados pela psicologia, psicolinguística, sociolinguística, linguística neurociência. Esses estudos abordam aspectos de fundamental importância referentes ao processo de alfabetização escolar, ampliando os conhecimentos sobre a aprendizagem da língua escrita, com o entendimento do conceito de texto e produção de texto, esclarecendo qual o papel da escola, do aluno e do professor nesse processo. Esses estudos ainda apresentam discussões que dão ênfase a forma com que a criança lida ao se apropriar da escrita, sobre o caráter simbólico da escrita, o letramento, a mediação. Tais contribuições provocaram mudanças significativas na forma de se pensar a alfabetização impactando os referenciais teóricos, a formação de professores e consequentemente as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse contexto, é função da escola alfabetizar seus alunos, que já nascem numa cultura letrada, possibilitando a todos a oportunidade de adquirir o domínio da língua a fim de que possam participar das diferentes formas de manifestações escritas na sociedade em que vivem.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as asserções a seguir:
I. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar tendo pais que leem livros, jornais, revistas e desta forma são motivados a ler e a conhecer a respeito do funcionamento da escrita;
II. Para algumas crianças, alcançarem o conhecimento do SEA requer maior esforço e quem sabe, maior tempo. Por isso, cabe ao professor auxiliá-los na compreensão e identificação das regras ou propriedades e convenções do SEA para que possam ler e escrever com autonomia;
III. O sistema de escrita ou conjunto de sinais/letras, desenvolvido ao longo da história pelos usuários da língua escrita, apresenta um princípio acrofônico, ou seja, ao final do nome de cada letra está o som que ela apresenta na língua, elaborado para a comunicação;
IV. Moraes (2012) chama o alfabeto de Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sistema de notação alfabética, sistema alfabético ou escrita alfabética. Para o autor, o SEA apresenta propriedades sintáticas e semânticas, que a criança busca apreender elaborando hipóteses, num processo de reconstrução permanente.
III e IV apenas.
II, apenas.
I, II e IV.
III, IV, apenas.
I e II, apenas.

Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o caminho da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e suas propriedades à medida em que reelabora as informações apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões conceituais que deverão ser solucionadas para que ocorra a total compreensão do funcionamento do SEA.
Diante do texto, analise as afirmacoes:
I. Há algum tempo, quando não se tinha compreensão do caminho que a criança percorre em suas tentativas de escrita, diante de suas representações, quando estas não estabeleciam uma relação funcional com os signos gráficos, a escrita da criança era relacionada à escrita do adulto.
III. Na alfabetização a criança passa por um processo complexo de reflexão para poder estabelecer relação entre sons e letras. Desta forma, reconstrói interiormente todas as propriedades do SEA.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as asserções a seguir:
É correto o que afirma em:
I. Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um código, consequentemente, é desconsiderado todo o processo de apropriação da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz.
II. Um código é composto de um conjunto de sinais ou símbolos. Esses símbolos ou sinais substituem os sinais de um outro sistema notacional existente, no caso, o sistema alfabético. Para decifrar um código, ou decodificar, é preciso anteriormente conhecer o sistema notacional correspondente aos sinais desse código para então poder substituí-los.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as asserções a seguir:
É correto o que afirma em:
I. Quando a língua escrita foi considerada como um código, as ações na alfabetização davam ênfase na discriminação e diferenciação de uma letra da outra, no traçado de modo legível e na memorização dos seus sons.
II. Moraes (2015) vê a aquisição do SEA com processo de apropriação da linguagem escrita que exige do aprendiz a compreensão do funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções pedagógicas adequadas na alfabetização.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Consciência Fonológica é a capacidade metalinguística que permite refletir sobre as características estruturais da fala e manipulá-las (Zorzi, 2003). Essa capacidade aparece em crianças ouvintes que têm contato com a linguagem oral de sua comunidade, sendo mais evidenciada, refinada ao longo da alfabetização.
As habilidades do conhecimento fonológico ou consciência fonológica são:
I. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de palavras, Separação de sílabas;
II. Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de palavras, silábico com valor;
III. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de sílabas, Conhecimento de palavras.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
III, apenas.

Quais as habilidades da Consciência Fonológica?
I Rima: é a correspondência sonora nas palavras;
II Aliteração: repetição da sílaba ou fonema do início das palavras;
III Consciência da sílaba: capacidade de segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras;
IV Conhecimento fonêmico: a percepção da composição das palavras considerando os fonemas que as compõem;
V Conhecimento de palavras: é a consciência sintática, capacidade de refletir e manipular mentalmente a estrutura gramatical, segmentar a frase em palavras e organizar palavras numa sequência lógica.
I e II, apenas.
II, III, IV.
I, II, III, IV E V. Correto!
II e IV, apenas.
I, IV, V.

Avalie as asserções a seguir:
I. Durante a alfabetização o aprendiz se depara com situações em que estabelecerá a relação entre nome da letra, a sua imagem e o som produzido por ela;
II. Compreender o SEA é um exercício que exige o pensar, analisar a língua escrita, um esforço de compreensão individual do aprendiz;
III. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar.
II apenas.
II e III, apenas.
I, II e III. Correto!
I e III.
I, II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um código, consequentemente, é desconsiderado todo o processo de apropriação da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz. O processo de apropriação da linguagem escrita exige do aprendiz a compreensão do funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções pedagógicas adequadas na alfabetização. Um código é composto de um conjunto de sinais ou símbolos. Esses símbolos ou sinais substituem os sinais de um outro sistema notacional existente, no caso, o sistema alfabético. Para decifrar um código, ou decodificar, é preciso anteriormente conhecer o sistema notacional correspondente aos sinais desse código para então poder substituí-los.
Com relação ao texto, avalie as asserções a seguir:
I. A escrita alfabética é tida como um sistema notacional e não um código. Assim, as palavras representação/notação são sinônimas de registro externo, registro simbólico materializado numa superfície exterior (folha de papel, tela de computador etc.).
II. Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o caminho da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e suas propriedades à medida em que reelabora as informações apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões conceituais que deverão ser solucionadas, para que ocorra a total compreensão do funcionamento do SEA. Essas questões conceituais são apresentadas na perspectiva teórica da psicogênese da escrita com uma valorização dos processos experimentados pelos aprendizes.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Tanto a asserção I quanto a II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

No passado, o modelo de alfabetização que orientou as práticas pedagógicas no trabalho com a alfabetização apresentava uma visão de escrita reduzida a mera reflexão da fala seguida de um trabalho sistematizado ao ensino de um código escrito, motivado por exercícios mecânicos e graduais. Em contrapartida, atualmente, vemos a aprendizagem da leitura e da escrita recebendo contribuições mais efetivas com os estudos na área da alfabetização fortemente influenciados pela psicologia, psicolinguística, sociolinguística, linguística neurociência. Esses estudos abordam aspectos de fundamental importância referentes ao processo de alfabetização escolar, ampliando os conhecimentos sobre a aprendizagem da língua escrita, com o entendimento do conceito de texto e produção de texto, esclarecendo qual o papel da escola, do aluno e do professor nesse processo. Esses estudos ainda apresentam discussões que dão ênfase a forma com que a criança lida ao se apropriar da escrita, sobre o caráter simbólico da escrita, o letramento, a mediação. Tais contribuições provocaram mudanças significativas na forma de se pensar a alfabetização impactando os referenciais teóricos, a formação de professores e consequentemente as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse contexto, é função da escola alfabetizar seus alunos, que já nascem numa cultura letrada, possibilitando a todos a oportunidade de adquirir o domínio da língua a fim de que possam participar das diferentes formas de manifestações escritas na sociedade em que vivem.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as asserções a seguir:
I. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar tendo pais que leem livros, jornais, revistas e desta forma são motivados a ler e a conhecer a respeito do funcionamento da escrita;
II. Para algumas crianças, alcançarem o conhecimento do SEA requer maior esforço e quem sabe, maior tempo. Por isso, cabe ao professor auxiliá-los na compreensão e identificação das regras ou propriedades e convenções do SEA para que possam ler e escrever com autonomia;
III. O sistema de escrita ou conjunto de sinais/letras, desenvolvido ao longo da história pelos usuários da língua escrita, apresenta um princípio acrofônico, ou seja, ao final do nome de cada letra está o som que ela apresenta na língua, elaborado para a comunicação;
IV. Moraes (2012) chama o alfabeto de Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sistema de notação alfabética, sistema alfabético ou escrita alfabética. Para o autor, o SEA apresenta propriedades sintáticas e semânticas, que a criança busca apreender elaborando hipóteses, num processo de reconstrução permanente.
III e IV apenas.
II, apenas.
I, II e IV.
III, IV, apenas.
I e II, apenas.

Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o caminho da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e suas propriedades à medida em que reelabora as informações apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões conceituais que deverão ser solucionadas para que ocorra a total compreensão do funcionamento do SEA.
Diante do texto, analise as afirmacoes:
I. Há algum tempo, quando não se tinha compreensão do caminho que a criança percorre em suas tentativas de escrita, diante de suas representações, quando estas não estabeleciam uma relação funcional com os signos gráficos, a escrita da criança era relacionada à escrita do adulto.
III. Na alfabetização a criança passa por um processo complexo de reflexão para poder estabelecer relação entre sons e letras. Desta forma, reconstrói interiormente todas as propriedades do SEA.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as asserções a seguir:
É correto o que afirma em:
I. Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um código, consequentemente, é desconsiderado todo o processo de apropriação da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz.
II. Um código é composto de um conjunto de sinais ou símbolos. Esses símbolos ou sinais substituem os sinais de um outro sistema notacional existente, no caso, o sistema alfabético. Para decifrar um código, ou decodificar, é preciso anteriormente conhecer o sistema notacional correspondente aos sinais desse código para então poder substituí-los.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as asserções a seguir:
É correto o que afirma em:
I. Quando a língua escrita foi considerada como um código, as ações na alfabetização davam ênfase na discriminação e diferenciação de uma letra da outra, no traçado de modo legível e na memorização dos seus sons.
II. Moraes (2015) vê a aquisição do SEA com processo de apropriação da linguagem escrita que exige do aprendiz a compreensão do funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções pedagógicas adequadas na alfabetização.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Consciência Fonológica é a capacidade metalinguística que permite refletir sobre as características estruturais da fala e manipulá-las (Zorzi, 2003). Essa capacidade aparece em crianças ouvintes que têm contato com a linguagem oral de sua comunidade, sendo mais evidenciada, refinada ao longo da alfabetização.
As habilidades do conhecimento fonológico ou consciência fonológica são:
I. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de palavras, Separação de sílabas;
II. Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de palavras, silábico com valor;
III. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de sílabas, Conhecimento de palavras.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
III, apenas.

Quais as habilidades da Consciência Fonológica?
I Rima: é a correspondência sonora nas palavras;
II Aliteração: repetição da sílaba ou fonema do início das palavras;
III Consciência da sílaba: capacidade de segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras;
IV Conhecimento fonêmico: a percepção da composição das palavras considerando os fonemas que as compõem;
V Conhecimento de palavras: é a consciência sintática, capacidade de refletir e manipular mentalmente a estrutura gramatical, segmentar a frase em palavras e organizar palavras numa sequência lógica.
I e II, apenas.
II, III, IV.
I, II, III, IV E V. Correto!
II e IV, apenas.
I, IV, V.

Avalie as asserções a seguir:
I. Durante a alfabetização o aprendiz se depara com situações em que estabelecerá a relação entre nome da letra, a sua imagem e o som produzido por ela;
II. Compreender o SEA é um exercício que exige o pensar, analisar a língua escrita, um esforço de compreensão individual do aprendiz;
III. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar.
II apenas.
II e III, apenas.
I, II e III. Correto!
I e III.
I, II.

Prévia do material em texto

19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 1/12
Seu Progresso: 88 %
ALLET - Questionário 5
Entrega 7 out em 23:59 Pontos 10 Perguntas 10
Disponível 2 ago em 0:01 - 7 out em 23:59 2 meses Limite de tempo Nenhum
Tentativas permitidas 2
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MANTIDO Tentativa 2 96 minutos 10 de 10
MAIS RECENTE Tentativa 2 96 minutos 10 de 10
Tentativa 1 47 minutos 5,55 de 10
Pontuação desta tentativa: 10 de 10
Enviado 16 set em 22:23
Esta tentativa levou 96 minutos.
1,11 / 1,11 ptsPergunta 1
 
Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um código,
consequentemente, é desconsiderado todo o processo de apropriação
da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz. O processo de
apropriação da linguagem escrita exige do aprendiz a compreensão do
funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções
pedagógicas adequadas na alfabetização. Um código é composto de
um conjunto de sinais ou símbolos. Esses símbolos ou sinais
substituem os sinais de um outro sistema notacional existente, no
caso, o sistema alfabético. Para decifrar um código, ou decodificar, é
preciso anteriormente conhecer o sistema notacional correspondente
aos sinais desse código para então poder substituí-los.
 
Com relação ao texto, avalie as asserções a seguir:
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345/history?version=2
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345/history?version=2
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345/history?version=1
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 2/12
 
I. A escrita alfabética é tida como um sistema notacional e não um
código. Assim, as palavras representação/notação são sinônimas de
registro externo, registro simbólico materializado numa superfície
exterior (folha de papel, tela de computador etc.).
 
PORQUE
 
II. Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o
caminho da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema
de escrita e suas propriedades à medida em que reelabora as
informações apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões
conceituais que deverão ser solucionadas, para que ocorra a total
compreensão do funcionamento do SEA. Essas questões conceituais
são apresentadas na perspectiva teórica da psicogênese da escrita
com uma valorização dos processos experimentados pelos
aprendizes.
 
 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma
proposição falsa.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma
justificativa correta da I.
Correto!Correto!
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição
verdadeira.
 Tanto a asserção I quanto a II são proposições falsas. 
 As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
1,11 / 1,11 ptsPergunta 2
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 3/12
 
No passado, o modelo de alfabetização que orientou as práticas
pedagógicas no trabalho com a alfabetização apresentava uma visão
de escrita reduzida a mera reflexão da fala seguida de um trabalho
sistematizado ao ensino de um código escrito, motivado por exercícios
mecânicos e graduais.
Em contrapartida, atualmente, vemos a aprendizagem da leitura e da
escrita recebendo contribuições mais efetivas com os estudos na área
da alfabetização fortemente influenciados pela psicologia,
psicolinguística, sociolinguística, linguística neurociência. Esses
estudos abordam aspectos de fundamental importância referentes ao
processo de alfabetização escolar, ampliando os conhecimentos sobre
a aprendizagem da língua escrita, com o entendimento do conceito de
texto e produção de texto, esclarecendo qual o papel da escola, do
aluno e do professor nesse processo. Esses estudos ainda
apresentam discussões que dão ênfase a forma com que a criança lida
ao se apropriar da escrita, sobre o caráter simbólico da escrita, o
letramento, a mediação. Tais contribuições provocaram mudanças
significativas na forma de se pensar a alfabetização impactando os
referenciais teóricos, a formação de professores e consequentemente
as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Nesse contexto, é função da escola alfabetizar seus alunos, que já
nascem numa cultura letrada, possibilitando a todos a oportunidade de
adquirir o domínio da língua a fim de que possam participar das
diferentes formas de manifestações escritas na sociedade em que
vivem.
 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as asserções a seguir:
 
 
I. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que
outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar
tendo pais que leem livros, jornais, revistas e desta forma são
motivados a ler e a conhecer a respeito do funcionamento da escrita;
 
II. Para algumas crianças, alcançarem o conhecimento do SEA requer
maior esforço e quem sabe, maior tempo. Por isso, cabe ao professor
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 4/12
auxiliá-los na compreensão e identificação das regras ou propriedades
e convenções do SEA para que possam ler e escrever com autonomia;
 
III. O sistema de escrita ou conjunto de sinais/letras, desenvolvido ao
longo da história pelos usuários da língua escrita, apresenta um
princípio acrofônico, ou seja, ao final do nome de cada letra está o som
que ela apresenta na língua, elaborado para a comunicação;
 
IV Moraes (2012) chama o alfabeto de Sistema de Escrita Alfabética
(SEA), sistema de notação alfabética, sistema alfabético ou escrita
alfabética. Para o autor, o SEA apresenta propriedades sintáticas e
semânticas, que a criança busca apreender elaborando hipóteses,
num processo de reconstrução permanente.
 
É correto o que afirma em:
 
 III e IV apenas.
 II, apenas.
 I, II e IV. Correto!Correto!
 III, IV, apenas.
 I e II, apenas.
1,11 / 1,11 ptsPergunta 3
 
Para ter completo domínio do alfabeto o aprendiz percorre o caminho
da apropriação compreendendo o funcionamento do sistema de escrita
e suas propriedades à medida em que reelabora as informações
apreendidas. Nessa trajetória, se depara com questões conceituais
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 5/12
que deverão ser solucionadas para que ocorra a total compreensão do
funcionamento do SEA. 
 
Diante do texto, analise as afirmações:
 
I. Há algum tempo, quando não se tinha compreensão do caminho que
a criança percorre em suas tentativas de escrita, diante de suas
representações, quando estas não estabeleciam uma relação funcional
com os signos gráficos, a escrita da criança era relacionada à escrita
do adulto.
 
PORQUE
 
III. Na alfabetização a criança passa por um processo complexo de
reflexão para poder estabelecer relação entre sons e letras. Desta
forma, reconstrói interiormente todas as propriedades do SEA.
 
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição
verdadeira.
Correto!Correto!
 As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é
uma justificativa correta da I.
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma
proposição falsa.
1,11 / 1,11 ptsPergunta 4
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 6/12
 
I. Todo o trabalho sobre o conhecimento do SEA pode ser realizado
concomitantemente com os usos e funções sociais dos gêneros
textuais, com a leitura, a produção de textos coletivos e a linguagem
oral fazendo com que a criança aprenda de modo prático, vivenciando
o processo da alfabetização e do letramento juntos;
 
II. Participando de atividades que levem à análise e reflexão da língua,
as crianças perceberão por que usaram uma determinada letra ao
escrever uma palavra e não outra;
 
III. Ao tentar responder o que a escrita representa ou nota, a criança
passa por um trabalho cognitivo intenso no período chamado Pré-
silábico nível I;
 
IV. Continuando seu percurso evolutivo em direção à apropriação do
sistema alfabético, a criança passa a interpretar que a escrita
nota/representa o alfabeto na fase silábica;
 
V. Na fase silábico-alfabética a criança realiza uma reflexão mais
detalhada no interior das sílabas orais, buscando representar os sons
que as formam. Já na fase alfabética a criança resolve as questões
sobre o que e como a escrita representa/nota.
 
É correto o que afirma em:
 II, apenas.
 III, IV, apenas.
 I e II, apenas.
 I e III apenas.
 I, II e V. Correto!Correto!
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 7/12
1,11 / 1,11 ptsPergunta 5
 
Consciência Fonológica é a capacidade metalinguística que permite
refletir sobre as características estruturais da fala e manipulá-las
(Zorzi, 2003). Essa capacidade aparece em crianças ouvintes que tem
contato com a linguagem oral de sua comunidade, sendo mais
evidenciada, refinada ao longo da alfabetização.
 
As habilidades do conhecimento fonológico ou consciência fonológica
são:
I. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de
palavras, Separação de sílabas;
 
II. Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de
palavras, silábico com valor;
 
III. Rima, Aliteração, Conhecimento fonêmico, Conhecimento de
sílabas, Conhecimento de palavras.
 
É correto o que afirma em:
 
 I, apenas. 
 II e III. 
 I e III. 
 I e II. 
 III, apenas. Correto!Correto!
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 8/12
0 / 0 ptsPergunta 6
I. A BNCC serve de parâmetro para organizar o ensino no país a fim
de resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
da cidadania e do mundo do trabalho;
 
II. A Política Nacional de Alfabetização, instituída pelo Decreto nº
9.765, de 11 de abril de 2019, é um programa ou política de ação para
elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em
todo o território brasileiro;
 
III. A BNCC e o PNA são documentos que orientam a prática da
alfabetização em todo o estado de São Paulo.
 
É correto o que afirma em: 
 II e III. 
 I e II. Correto!Correto!
 II apenas 
 I, apenas. 
 I e III. 
1,11 / 1,11 ptsPergunta 7
 
Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as
asserções a seguir:
 
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 9/12
I. Para Moraes (2015) sempre que o alfabeto é considerado um
código, consequentemente, é desconsiderado todo o processo de
apropriação da linguagem escrita vivenciado pelo aprendiz.
 
 PORQUE
 
II. Um código é composto de um conjunto de sinais ou símbolos. Esses
símbolos ou sinais substituem os sinais de um outro sistema
notacional existente, no caso, o sistema alfabético. Para decifrar um
código, ou decodificar, é preciso anteriormente conhecer o sistema
notacional correspondente aos sinais desse código para então poder
substituí-los.
 
É correto o que afirma em:
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma
justificativa correta da I.
Correto!Correto!
 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição
verdadeira.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é
uma justificativa correta da I.
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma
proposição falsa.
 As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
1,11 / 1,11 ptsPergunta 8
 
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 10/12
Sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEA, avalie as
asserções a seguir:
 
 
I. Quando a língua escrita foi considerada como um código, as ações
na alfabetização davam ênfase na discriminação e diferenciação de
uma letra da outra, no traçado de modo legível e na memorização dos
seus sons.
 
PORQUE
 
II. Moraes (2015) vê a aquisição do SEA com processo de apropriação
da linguagem escrita que exige do aprendiz a compreensão do
funcionamento da escrita, desenvolvido por meio de intervenções
pedagógicas adequadas na alfabetização.
 
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II não é
uma justificativa correta da I.
Correto!Correto!
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma
proposição falsa.
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição
verdadeira.
 As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
1,11 / 1,11 ptsPergunta 9
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 11/12
 
Quais as habilidades da Consciência Fonológica?
 
I Rima: é a correspondência sonora nas palavras;
II Aliteração: repetição da sílaba ou fonema do início das palavras;
III Consciência da sílaba: capacidade de segmentar e operar com as
estruturas silábicas das palavras;
IV Conhecimento fonêmico: a percepção da composição das
palavras considerando os fonemas que as compõem;
V Conhecimento de palavras: é a consciência sintática, capacidade
de refletir e manipular mentalmente a estrutura gramatical, segmentar
a frase em palavras e organizar palavras numa sequência lógica.
 
É correto o que afirma em:
 I e II, apenas. 
 II, III, IV. 
 I, II, III, IV E V. Correto!Correto!
 II e IV, apenas. 
 I, IV, V.
1,12 / 1,12 ptsPergunta 10
 
Avalie as asserções a seguir:
 
19/09/2021 ALLET - Questionário 5: ALLET - Alfabetização e letramento - DQR192SM3
https://unasp.instructure.com/courses/5901/quizzes/14345?module_item_id=168004 12/12
I. Durante a alfabetização o aprendiz se depara com situações em que
estabelecerá a relação entre nome da letra, a sua imagem e o som
produzido por ela;
 
II. Compreender o SEA é um exercício que exige o pensar, analisar a
língua escrita, um esforço de compreensão individual do aprendiz;
 
III. Alguns alunos têm maior facilidade de compreender o SEA que
outros pois convivem com a leitura e a escrita em seu contexto familiar.
 
 
É correto o que afirma em:
 II apenas.
 II e III, apenas. 
 I, II e III. Correto!Correto!
 I e III. 
 I, II.
Pontuação do teste: 10 de 10

Mais conteúdos dessa disciplina