Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A versão mais recente da norma ISO 19011, que traz as diretrizes e critérios para a realização de auditorias em sistemas de gestão, traz sete princípios que denomina como essenciais para a realização das auditorias de qualidade. Um desses princípios se refere a mentalidade de risco.
Elaborado pela professora, 2021.                 
De acordo com o contexto acima, descreva quais são os riscos que devem ser avaliados para o desenvolvimento de um programa de auditoria e também qual o benefício da gestão de risco para as empresas. Para sua atividade, apresente um texto argumentativo de no mínimo 200 (duzentas) palavras para justificar a sua resposta. Utilizem como base de reposta o livro da disciplina, no entanto, para a argumentação você deverá utilizar suas próprias palavras e ideias.
O conceito de qualidade evoluiu ao longo do tempo sendo comumente aplicado e hoje, conseguimos analisar a aplicação em empresas consideradas lideres mundiais em seus segmentos de atuação. 
A Auditoria da qualidade representa os controles processuais que irão assegurar aos participantes do processo da qualidade que estes estarão usando adequadamente os procedimentos necessários, esta auditoria diz respeito à abordagem de qualidade apresentada nas normas como a ISO 19011.
Dentro da auditoria da qualidade há um princípio que se chama mensalidade de risco, onde se consideram os riscos e oportunidades dentro na organização em questão. A percepção do risco muda conforme o ambiente no qual a empresa está inserida. A ISO 19001 promoveu o uso da mentalidade de risco como forma de melhor gerir as empresas, apoiando o fornecimento de produtos e serviços de qualidade a curto e longo prazo que contribuam para o seu diferencial competitivo.
De forma genérica, a ferramenta de gestão de risco consiste, inicialmente, no estabelecimento do contexto onde a organização está imersa e na identificação das partes interessadas que contribuem para a sustentabilidade do seu negócio. O auditor é responsável pela análise dos prováveis eventos futuros, riscos (principais, inerentes, residuais ou fatores de riscos) e as oportunidades que eles representam. Estes dados são analisados e classificados como ameaças ou oportunidades e avaliados de acordo com a sua probabilidade e impacto, para que possam ser traçadas as ações preventivas diante dos diferentes cenários. 
Estas ações preventivas podem optar por evitar o risco, assumir o risco para perseguir uma oportunidade, eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade ou as consequências. Esse controle deve ser monitorado rotineiramente para avaliação da eficácia da gestão de risco implementada.
A visão estratégica da norma expandiu o olhar preventivo ao longo de todos os processos do negócio, permitindo que as organizações sejam capazes de prever os fatores que podem causar desvios em relação aos resultados planejados, colocando em prática controles preventivos para minimizar efeitos indesejáveis e maximizar o aproveitamento das oportunidades que podem surgir, possibilitando se destacar no mercado, ganhando diferencial competitivo.
1- QUESTÃO Mapa
Olá acadêmico(a) de Tecnologia em Gestão da Qualidade. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em uma auditoria da qualidade através de uma situação problema.
Para que servem as auditorias da qualidade? Como planejar a realização de uma auditoria? Como funciona o trabalho de um auditor? Quais competências e habilidades ele precisa desenvolver para realizar auditorias? Vamos conhecer essas atividades e aplica-las.
 
Em um mercado altamente competitivo, a implantação de sistemas de gestão da qualidade tem se tornado uma variável estratégica para muitas empresas que buscam melhorar seus processos e, consequentemente, satisfazer seus clientes.
 
Não basta apenas implantar um sistema de gestão da qualidade, é necessário avaliá-lo. Para isso, utilizamos a Auditoria da Qualidade, que, além de avaliar o sistema de gestão, identifica oportunidades de melhorias para a organização.
 
Você já participou de alguma auditoria da qualidade? Já teve a oportunidade de planejar uma auditoria? Participou das reuniões de abertura e fechamento? Certamente se você fez você já teve a experiência de solucionar algum problema na prática.
 
Sabemos que gestão significa administrar de forma eficiente todos os recursos disponíveis na instituição com o objetivo de atingir suas metas.
 
Definida como um processo sistemático, documentado e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas e se estas foram, efetivamente, implementadas, a auditoria da qualidade tem ganhado muita importância dentro das empresas, pois ela é uma das ferramentas mais utilizadas para prover informações confiáveis sobre o sistema de gestão e auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores. O Planejamento da auditoria é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da atividade e o atingimento dos objetivos desejados.
Dessa forma, você foi contratado como auditor líder para realizar uma auditoria interna em uma fábrica de biscoitos nomeada Delícia Crocante (nome fictício). Nesta oportunidade a auditoria será realizada apenas por você. A empresa fica localizada em Belo Horizonte – MG, na Avenida Brasil, número 399. O escopo de certificação da empresa é definido como “Fabricação e comercialização de biscoitos recheados”. A empresa é certificada na norma ISO 9001 na versão 2015. Ficou acordado entre você e a empresa, que pelo tamanho do escopo, quantidade de funcionários e de processos, dois dias seriam suficientes para a realização da auditoria. Ficou acordado que seriam os dois primeiros dias do mês de novembro deste ano de 2021. O expediente na empresa tem início às 8:00h, o intervalo para o almoço ocorre entre as 11:30h e 13:30h, e o expediente se encerra as 18h. O primeiro processo a ser auditado será a Alta Direção com o diretor Vítor. Posteriormente o setor Comercial, com a responsável Marcela. Na sequência a produção, comandado por Fernando. Em um terceiro momento, o Planejamento e controle de produção (PCP), com a Bruna. Na sequência será visto o processo de Qualidade com a responsável Angélica. Será visto também a manutenção com o chefe de oficina Bruno.
Com base nas informações descritas acima, e com todo o aprendizado adquirido durante a disciplina de Auditoria da Qualidade, elabore o Plano de auditoria para a atividade da empresa descrita acima e escreva a pauta para a reunião de abertura com todos os dizeres necessários. Os horários para cada processo podem ser aproximados.

Mais conteúdos dessa disciplina