Buscar

Introdução Direito Administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução PDF:
- O administrador público cuida para que os serviços públicos cheguem à população. 
- O Direito Administrativo disciplina o exercício dessas atividades administrativas.
Poderes do administrador. 
 
- Punir os servidores que cometerem infrações(poder disciplinar).
- Estabelecer a ordem interna dos órgãos (poder hierárquico). 
- Expedir atos normativos para complementar a lei(poder normativo).
Pode ocorrer do Estado(Administração Pública), por meio de seu agente causar dano ao particular. Será dever do Estado reparar os danos morais e materiais causados.
A Atuação do administrador deve seguir os princípios do Direito Administrativo: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
O Direito Administrativo não é codificado. Mesmo a assim, é matéria com autonomia própria. 
O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público. 
Natureza do Direito Administrativo: 
- Incide nas relações entre a administração e o administrado(particulares) e nas relações internas da Administração(agentes públicos).
- É o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem as atividades públicas a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
a) relações internas entre órgãos e entidades administrativas;
b) relações entre a administração e seus agentes;
c) relações entre a administração e os seus administrados;
d) atividades administrativas exercidas por prestadores de serviços públicos.
- Predominância do interesse público sobre o interesse privado. Indisponibilidade do interesse protegido; medida do princípio da supremacia do interesse público. 
- Supremacia do interesse público: consagração de que os interesses coletivos devem prevalecer sobre o interesse do administrador ou da Administração Pública, o princípio da indisponibilidade do interesse público firma a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.
- Direito Privado: conjunto de normas jurídicas que disciplinam as relações privadas, ou seja, estabelecidas entre particulares. predominância do interesse particular. Regula relações somente entre os particulares. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fontes do Direito Administrativo
Primária, principal, direta: Leis CF, LO, LC , MP, Tratados, Atos administativos, decretos, regimentos, resoluções. 
Secundária, inorganizadas, fonte não escrita, acessória, indireta: Costumes, doutrina, jurisprudência e princípios gerais do direito. 
Jurisprudência: Possui a possibilidade de agir como fonte primária. *Efeito vinculante = Súmula vinculante. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Critério do PE: Identifica o Direito Administrativo como complexo de leis praticadas pelo PE. 
Critério do Serviço Público: Considera que o Direito Administrativo regula os serviços públicos. O Direito Administrativo é formado por um conjunto de serviços públicos. Nem todo serviço público é de cunho administrativo. 
Critério Teleológico ou Finalístico: O Direito Administrativo deve ser conceituado com base na ideia de atividades que permitem o Estado alcançar seus fins(interesse público). Muito abstrato e não é correto afirmar que toda atividade do Estado representa a prática de atos do Direito Administrativo. 
Critério negativista: Toda atividade que não seja do PL ou PJ é considerada do Direito Administrativo. 
Escola legalista/exegética: o Direito Administrativo tem como objeto de estudo apenas o estudo de lei.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Sistemas Administrativos: É o regime adotado pelo Estado para corrigir atos da Administração ilegais ou ilegítimos praticados pelo Poder Público.
Sistema Contencioso administrativo (sistema francês): Nos conflitos em que o Estado seja envolvido o julgamento será feito por um tribunal administrativo(entes x entes ou Estado x particular). 
- Dois critérios de justiça: jurisdição administrativa e jurisdição comum.
- Jurisdição administrativa constituída por funcionários da própria administração.
Sistema Judiciário(Inglês - Controle Judicial - Jurisdição Única): 
- Um caso que foi analisado em nível administrativo pode ser revisto pelo Poder Judiciário. 
- Exceções: Justiça Desportiva, Habeas Data, Mandado de segurança com efeito suspensivo, reclamação - súmula vinculante e concessão de benefício previdênciário.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Formas de Estado. 
O Estado pode ser organizar na forma de Estado Unitário ou Federado. 
- Estado Federado: dentro do mesmo território o poder político é atribuído também a outros entes que compõem a base territorial. 
- No modelo federativo cada ente detém capacidade política(poder de editar suas próprias leis). 
- A competência de editar as normas gerais(ex.licitações e contratos) está conferida a União. Permitindo que os demais entes editem leis específicas, desde que não contrariem as normas gerais. 
- O modelo federativo também atribui uma autonomia financeira(administrar e gerir a própria receita)e também uma autonomia administrativa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Poderes do Estado
- art. 2 da CF "são Poderes da Únião, independentes e harmônicos entre si, o Legistalativo, o Executivo e o Judiciário". (natureza de cláusula pétrea).
 
______________________________________________________________________________________________________________________ 
Governo
- É exercido por pessoas que desempenham o poder, estabelecendo diretrizes e a elaboração de políticas públicas. Núcleo decisório do Estado. 
- O Governo não se confunde com a Administração Pública. Governo é função política. Administração Pública é função técnica. 
- Governo trata de relações do Poder Legislativo e do Poder Executivo, no exercicío das funções governamentais. 
- Presidencialismo: O Presidente da República é o chefe do Poder Executivo, exercendo comando e diretrizes da Administração Pública Federal. 
Administração Pública
- Sentido Amplo: Órgãos Governamentais(político) + órgãos administrativos. 
- Sentido Estrito: Exclusivamente órgãos administrativo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Administração Pública: Aparelhamento estatal que concretiza a vontade política do Governo. 
- Conjunto de órgãos e entidades que integram a estrutura administrativa do Estado, função de realizar a vontade política governamental, elaborada para o interesse público. 
- O Governo faz a opção(diretrizes) das políticas públicas que serão realizadas, mas quem as executa é a Administração Pública. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Administração Pública em sentido orgânico, formal, subjetivo(quem?/SOFO): Universo de órgãos e pessoas que desempenham a função administrativa. 
Administração Pública em sentido material, objetivo, funcional(o quê?/MOFU): São as atividades exercidas pelo Estado. Ex: fomento, polícia administrativa ou poder de polícia, serviços públicos e a intervenção. 
 
- Quando o Poder Público cria empresas estatais para desempenharem atividade ecônomica, em regime de concorrência com as demais empresas privadas, temos a intervenção direta. Ocorre segundo as normas do direito privado. O Estado só pode exercer intervenção direta em situação excepecional. A intervenção indireta é prioridade.
Identificação da função
administrativa 
- subjetivo(ou orgânico): realce ao agente(sujeito) da função.
- objetivo material: se examina o conteúdo da atividade.
- objetivo formal: explica a função pelo regime jurídico em que se situa a sua disciplina. 
_____________________________________________________________________________________________________________________
A administração pública só possui poder para decidir e comandar a área de sua competência. Estabelecida por lei. 
STF - Princípio da instransendência subjetiva das sanções: proíbe a aplicação de sanções às administrações atuais por atos de gestão praticados por administrações anteriores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando