Buscar

corpo de bombeiro 1

Prévia do material em texto

1- De acordo com a lei 250 de 1979, compete ao Corpo de Bombeiros:
I - Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; 
II - Realizar serviços de busca e salvamento; 
III - Realizar perícias de incêndio; 
IV - Prestar socorros nos casos de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de haveres, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida; 
V - Estudar, analisar, planejar, exigir e fiscalizar todo o serviço de segurança contra incêndio do Estado; 
VI - Em caso de mobilização do Exército, com ele cooperar no serviço de Defesa Civil.
 
2- Defina o que é Urgência e Emergência médica e cite 02 exemplos de cada.
A emergência é considerada uma situação em que a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Em situações de emergência, devem ser tomadas medidas súbitas, para evitar que a situação se agrave.
A urgência é um estado em que não há risco imediato à vida, à saúde, à propriedade ou ao ambiente. Porém, se não for atendida num determinado período de tempo, a situação pode se transformar em uma emergência.
Exemplos: Emergência-Hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca.
Urgência- Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue.
 
3- Comente a diferença entre o acionamento do SAMU e do CBMERJ.
A diferença entre Samu x CBMERJ é, compete ao SAMU chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou morte. Em caso de primeiros socorros, sem as situações citadas acima, cabe um atendimento do Corpo de bombeiros.
 
4- Em quais situações não cabe o acionamento de nenhum dos dois órgãos. Exemplifique e justifique. 
 Não caberá ligar para nenhum dos órgãos: em caso de acidente de trânsito sem nenhum ferido ou também ligar para tirar dúvidas acerca de assuntos administrativos dos órgãos.
Quando não chamar o SAMU 192
Febre prolongada;
Dores crônicas;
Vômito e diarreia;
Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
Transporte de óbito;
Dor de dente;
Transferência sem regulação médica prévia;
Trocas de sonda;
Corte com pouco sangramento,
Entorses;
Cólicas renais;
Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
5- Existe SAMU em Itaperuna? Sim ou não. 
Não.
 
6- Qual o número para acionar o CBMERJ em Itaperuna?
 (22) 38245945 ou (22) 38244316.
 
7- ‘As enchentes, inundações e alagamentos são situações frequentemente vivenciadas pela população de Itaperuna.’ Responda as questões abaixo: 
A) Como prevenir essa situação?
Pavimentos sustentáveis; Lixo no seu devido lugar- O descarte incorreto dos lixos muitas vezes contribui para que ocorra alagamentos, pois o lixo acaba sendo direcionado para os bueiros e rios, fazendo com que eles venham a transbordar. Essa poluição da água nos rios e esgotos, gerado pelo lixo descartado incorretamente contribui também para o fim do ecossistema que existe ali no lugar, pois, com excesso de detrito no fundo, o rio fica mais raso, gerando enchentes; Desassoreamento dos rios (aumenta a profundidade do rio, retirando terra de seu leito); Barragens (seguram as águas quando elas subirem). 
7- B) Como deve agir se estiver em casa, no carro ou na rua?
Com a maior cautela possível, tentando sempre ajudar o próximo. É deem suma importância que quando acontecer um alagamento em casa, a prioridade seja a criança, se tiver (coloca-la em um lugar seguro, livre de água contamina e sem riscos para afogamento), pegar os documentos e colocar em um saco plástico protegido e depois tentar tirar toda lama e água contaminada da casa, tentando sempre usar botas plásticas ou saco de lixos amarrados para evitar o máximo de contato possível. 
No carro, é valido esperar dentro dele (caso consiga), se não, pedir ajuda para os vizinhos, bombeiros ou quem esteja seguro ajudar. 
Na rua, tentar buscar o lugar mais seguro possível e alto, onde a água não chegue. É importante também pegar todos os bens materiais e tentar não ter contato com a água contaminada.

Continue navegando