Buscar

Perguntas e Respostas sobre Comportamento Organizacional- Teoria das Organizações - Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14- Quais são as vantagens dos programas de remuneração variável sob o ponto de vista dos funcionários? E do ponto de vista dos dirigentes?
Segundo o ponto de vista dos funcionários, os programas de remuneração variável aumentam as suas motivações no trabalho, já que a remuneração vai estar atrelada ao desempenho, ou seja, qualquer esforço e fazer além do exigido, é reconhecido e recompensado, portanto, as pessoas se sentem mais incentivadas a darem o seu melhor e elas são reconhecidas por sua contribuição, portanto, os que têm melhor produtividade, ganham mais, e consequentemente, possuem uma remuneração maior. E para os dirigentes, os programas de remuneração variável significam a transformação de parte dos custos fixos com a força de trabalho em custos variáveis, de modo que quando o desempenho cai, há a redução das despesas, e além disso, durante recessões econômicas, torna-se mais fácil reduzir custos, diferente de empresas que utilizam sistemas tradicionais de remuneração.
15- Faça uma comparação entre a remuneração por habilidades e a remuneração com base no cargo exercido.
A remuneração por habilidades estabelece o nível salarial de acordo com a quantidade de habilidades do funcionário ou na diversidade de funções que pode desempenhar, em vez de a remuneração ser relativa ao cargo ocupado. A remuneração por competências possui maior flexibilidade, visto que é mais fácil atender as necessidades de fornecimento de cargos, uma vez que os funcionários são mais generalistas, com uma ampla diferenciação de habilidades, o que incentiva os colaboradores às aumentarem. Nesse caso também, observa-se uma melhora na comunicação entre funcionários, sendo que passam a entender os trabalhos dos outros e se interessam por isso, funcionando como ambiente de aprendizado, desafios e empatia também. Há o foco na questão de os funcionários conseguirem ou não realizarem determinadas tarefas, portanto, não é direcionado para o desempenho. Já o pagamento salarial conforme o cargo ocupado, os funcionários se atem somente às tarefas e necessidades de seus cargos, geralmente pode se tratar de especialistas em alguma função, e nessa modalidade, encontra-se uma desintegração entre os colaboradores, não há uma troca de funções e nem do trabalho de um para o outro, fazendo que um funcionário nem saiba com o que o outro opera. Ademais, complementando, por existir uma forte limitação ao cargo, pode acontecer em que o trabalhador fique desmotivado por se restringir somente a algumas competências e encargos, não havendo coisas que o desafiem a se qualificar em outras capacidades.
19- Qual o papel do dinheiro na administração por objetivos, no reconhecimento dos funcionários, no planejamento do trabalho e na remuneração por habilidades?
Para que seja realizado o planejamento do trabalho, deve-se pensar em um plano de funções e salários, descrevê-lo, e para isso deve ser ponderado a questão do dinheiro, uma vez que dentro de um regime com remuneração por competências, funcionários com mais habilidades e aptidões tendem a ter uma remuneração maior, sendo isso reconhecido através do salário, por isso o papel do dinheiro em um cenário desse é essencial, pois ele é um elemento estrutural tanto dentro do plano de tarefas, na administração dos funcionários, como no reconhecimento deles.
20- O que você, como executivo, pode fazer para aumentar a probabilidade de seus subordinados exercerem um esforço maior no trabalho?
Como executivo, para aumentar a probabilidade de meus subordinados fazerem um esforço maior no trabalho, tendo em vista que as pessoas possuem necessidades pessoais diferentes, portanto, eu criaria um sistema de benefícios flexível relacionados ao desempenho, porque às vezes o que um determinado funcionário deseja pode ser uma maior flexibilidade de horários, outro quer um maior tempo com a família, outro quer fazer algumas atividades da função em casa, de forma remota; outro pode querer um tempo para poder levar os filhos na escola ou outro simplesmente uma remuneração de acordo com o seu desempenho, seguindo o modo de remuneração variável. Sendo assim, eu pensaria em fazer uma administração mais personalizada com os meus funcionários, enxergando cada um como um ser complexo e portanto, a forma de remuneração não pode ser generalista, pois a forma como cada um é motivado e incentivado é algo individual. E por fim, pensaria em um feedback sobre isso, para fazer possíveis correções e modificações.

Outros materiais