Buscar

DOC CONT Aula 4 Pratique 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA - EAD
	POLO DE APOIO PRESENCIAL: CURITIBA - PR
	SEMESTRE: 2º - SEGUNDO
	COMPONENTE CURRICULAR / TEMA: DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
	NOME COMPLETO DO ALUNO: CAMILLA BONETE SKORA
	TIA: 21010692
	NOME DO PROFESSOR: ALINE MARTINS DE ALMEIDA
DIMENSÃO DO ESTÁGIO PRESENCIAL NA VISÃO 
DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JUSTINO
 
 A elaboração desse artigo acadêmico tem como objetivo a análise dentro da disciplina de Docência na Contemporaneidade. Essa produção textual comporta o produto dessa análise dentro de observações ao longo da trajetória do estágio presencial em que faço mesmo em tempos epidêmicos como os atuais; com ênfase nas quatro dimensões das práticas pedagógicas que Justino (2013) destaca em seus estudos sobre a docência. 
 A cena descrita nesse exercício foi presenciada em uma escola de educação infantil trilingue, em um bairro de Curitiba - PR, em uma sala de aula dos anos iniciais da Educação Infantil (crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I). A sala de aula é ampla, há uma estudante em Pedagogia que também possui magistério, fazendo estágio, porém, devido ao caos que a pandemia deixou, ela é a única profissional responsável desta sala, sem a possibilidade de uma professora regente para questionar e auxiliar com as dúvidas e experiências. 
 Os nomes utilizados nesse relato são fictícios para preservar a identidade dos analisados. Essa análise será com foco na dimensão técnica da prática pedagógica. Há outros aspectos que serão explorados sob a perspectiva da filosofia humanista que, conforme Justino (2013, p. 72), “está relacionada à interação social do aluno, por meio de atividades que despertem e promovam a integração moral e afetiva para que ele possa compreender seu papel na sociedade”.
 Citando Justino, lembrei-me de um aluno, o qual nomearei como Luis, que perceptivelmente estava em surto, cuspindo em outros alunos, chutando e empurrando cadeiras... Felizmente, sou próxima deste aluno por conta das aulas de língua estrangeira as quais eu leciono, e tive a oportunidade de me colocar no lugar dele, abraçá-lo e discutirmos sobre o que havia acontecido, foi então que descobri que o mesmo está com conflitos familiares por conta de uma separação familiar de seus responsáveis, e portanto, ele não estava sabendo lidar com a situação. E, infelizmente, por falta de preparo, a sua professora responsável não estava sabendo conter os surtos e resolver as situações em sala. Coloquei-me à disposição deste aluno, ele desabafou suas tristezas, e agora está indo muito bem, entendendo que nem tudo esta sob o nosso controle, e que as coisas acontecem da forma em que devem acontecer, onde tudo existe um propósito... O que faz meu estágio valer a pena, é este contato afetivo e próximo que me ensina todos os dias coisas grandiosas além apenas da teoria.

Outros materiais