Buscar

Anti hipertensivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anti – hipertensivos
Farmacologia
Anestésico interfere com o caso clinico de anti-hipertensivos 
Monoterapia – um tipo de medicamento 
Politerapia – vários medicamentos 
Caso clinico: resistência periférica alta, previne a retenção do sódio (liquido – incha com facilidade, tendência a ter hipertensão) Efeitos colaterais do medicamento – tosse.
Depois do medicamento – desencadeou uma tosse. O dentista não conseguiu dar continuidade no procedimento,
Definição de hipertensão
Síndrome (vários sintomas) caracterizada por apresentar níveis tensoriais elevados, associado alterações metabólicas hormonais e a fenômenos tróficos
Origens da hipertensão
Quatro doenças que podem secundariamente originar a hipertensççao
Constrição da artéria renal (hemorragia)– artérias dos nossos corpos que modificam a pressão sanguínea (aorta renal) arteira que trás sangue para o nosso rim. Se tenho uma doença que estreita o sangue, preciso que passe um volume de sangue porem está apertado com alta pressão, fica muito apertado pressionando a parede do sangue. 
Um dos fatores que aumentam o risco de AVC – hipertensão.
Aneurisma vaso frouxo – sangue pode estourar o vaso, se for no cérebro – acidente vascular.
Coarctação da aorta – aorta é obstruída ou defeituosa, diminuindo a passagem
Feocromocitoma – tumor renal. Aumenta a produção de adrenalina – o que faz nos vasos sanguíneos – fecha o vaso e aumenta a frequência cardíaca, aumentando a pressão. 
Aldosteronismo primário – sempre que está presente, retenção de liquido – guardar mais agua no sangue, aumentando a pressão
Causa aumento de pressão (hipertensão essencial) – dieta (sal – retém liquido), herança genética, resistência vascular periférica, estresse (liberação de adrenalina por supra renais), SNA (produz adrenalina – aumenta a pressão).
Pessoas que não caminham – edema nas extremidades, bloqueiam os fluxos sanguíneos. 
Fatores de risco na hipertensão 
Sedentarismo; sobre peso e diabetes 
Se não faco força nos músculos – resistência vascular aula, fazendo força nos músculos. Ter uma vida regrida e atividade física. Quando maior a resistência – maior a pressão. 
Fatores que influenciam a pressão arterial
É o resultado do debito cardíaco (quantidade de sangue eu sobra no seu coração depois de bombear) e resistência periférica (força que os vasos fazem para jogar o sangue de volta)
Uma pessoa que tem vários problemas como sedentarismo o coração não tem tanta força, sempre sobrando sangue no coração – debito cardíaco alto
Para diminuir a pressão arterial é diminuir o debito mais resistência ou pelo menos um. Se conseguir influencia em dois fatores. 
O meu corpo quando entende que a pressão está alta, tenta baixar. Identifica o problema (cria um mecanismo) e tenta normalizar, se não conseguir continua se maltratando
Mecanismo para baixar a pressão –
Como posso aumentar a pressão – liberação de adrenalina. Existe a via renal (rins) ou coração – ao tentar normalizar.
Se o paciente está com a pressão baixa o organismo identifica que precisa aumentar – induz a produção de adrenalina (manda uma mensagem para a supra renal produzir, adrenalina vai para a corrente sanguínea, chega no coração e aumenta a frequência cardíaca) atua no alfa e beta.
Receptores adrenérgicos – alfa e beta. Locais – alfa 1 vasos sanguíneos (quando adrenalina produzida na supra renal chega no alfa 1 fecha o vaso – vasoconstrição) Fazendo pressão e aumentando a pressão. Aumentei a força dos vasos pressionando como fechando, mexendo no coração (debito cardíaco)
Resumo: adrenalina vai mexer no vaso sanguíneo e no coração.
Coração
Renal
Como aumento a pressão de um paciente que está com a pressão baixa pela a via do coração? Organismo manda liberar adrenalina no sangue vai para – coração (beta1) e os vasos sanguíneos (alfa1) – fecha os vasos e aumentar a frequência cardíaca. Aumento dos dois – aumento a pressão. 
Paciente com a pressão alta o que faz para diminuir – diminuir a produção de adrenalina (acetilcolina – oposto da adrenalina).
Antagonista adrenérgico – bloqueia o alfa e beta, adrenalina não consegue entrar, consequentemente não aumenta a pressão.
Via renal – retenção de liquido.
Aldotesrona 
Quando o corpo está perdendo agua – o rim pega renina se transforma em angiotensina II – Aldeotesrona. – responsável por reter liquido (comum na gestação). 
Produziu muito aldostesrona – retém mais líquido – o vaso sanguíneo enche mais, pois tem aumento do volume sanguíneo. Medicamento para inibir e perde água. 
O próprio organismo controla a pressão sanguínea – dois mecanismos via coração e via renal – identificar qual origem dessa hipertensão, saber onde tratar. Se o problema é no coração – diminuir a produção de adrenalina – aumenta a pressão alfa 1 e beta 1 – no vaso - vasoconstrição.
No coração aumenta o batimento, sobra sangue no coração – aumenta o debito cardíaco – aumenta a pressão.
Se o problema for no rim – retenção de liquido – produzindo muito aldosterona – inibir a ação, medicamento para bloquear e para não produzir (diuréticos). O antagonista bloqueia, receptor infuncional. 
Medicamentos para hipertensão
Leve, moderada e grave 
Pressão boa 12/8 (jovem)
Normal 13/8,5 (idoso)
Hipertensão leve – 14/15-9
Moderado – 16/10
Grave 18/11
Anti – hipertensivos
Agentes simpaticolítico – atuam no coração
Vasodilatadores – nos vasos 
Inibidores da enzina conservadora – atuam no rim
Antagonista do receptor da Angiotesina II 
Agentes simpaticolíticos – atuam no coração
Sistema nervoso simpático – adrenalina 
· De forma central – CLONIDINA – bloquear
O receptor alfa 2 (é um regulador como se fosse de fumaça) – perder o controle da adrenalina. Produz adrenalina demais. Efeito rebote – ao invés de baixar aumenta.
· Alfa I (bloqueadores) – PRAZOSINA 
· Betabloqueadores – PROPANOL E ATENOLOL
Mecanismo de ação do medicamento da clonidina – 
Adrenalina vai quando é produzida – alfa 2 – alto regulador – presente no próprio neurônio da adrenalina – regular a pressão (se tiver produzindo muito pede para parar).
Mecanismo de ação do medicamento da Prazosina – produz noradrenalina, bloqueia alfa I (vaso sanguíneo) – não entra e consequentemente não acontece vasoconstrição – não vai aumentar a resistência vascular periférica – consequentemente baixa a pressão.
É um antagonista alfa pois bloqueia, não entre adrenalina e não tem vasoconstrição porem tem efeito colateral: tontura, fraqueza, hipotensão; impotência sexual; obstrução nasal; diarreia. 
Mecanismo de ação do medicamento Propanol e atenolol – neurônio produz adrenalina – beta – bloqueia o receptor beta – quando adrenalina chegar não vai entrar no betadrenalina – sem ação – sem aumento da frequência cardíaca (coração) – pressão vai baixar,
Efeitos colaterais – disfunção erétil; bradicardia (coração bater devagar); tontura; desmaio.
Vasodilatores – vasos sanguíneos
O medicamento vai produzir oxido nítrico - abre o vaso sanguíneo 
Vasodilatadores diretos – MINOXIDIL – problema de vaso constricção – vaso se expande – passa o sangue e baixa a pressão. Utilizado em shampoo, pomada. Mas o comprimido so quem pode tomar é um hipertenso
Bloqueadores dos canais de cálcio – ALODIPINA (AMILODIPINA) – dilatam o vaso.
Mecanismo de ação – membrana plasmática – para contrair qualquer coisa precisa de cálcio – os vasodilatadores bloqueiam os canais – sem o cálcio presente não tem contração então fica sempre relaxado. Produz NO - espécie de gás que vai penetrar na membrana plasmática e afastar as células ou bloqueia o canal de cálcio, não tem clacio na celula e não promove contração – tendo relaxamento.
Inibidores da enzima conversora de angiotensina – ECA (precursor de aldotesrona) – age nos rins 
RENINA – ANGIOTENSINA – ALDOTESRONA (retém liquido) – se tem uma enzima que não deixa acontecer não retém liquido, baixando a pressão. Pois o volume de sangue sempre vai ser baixo. 
Medicamento é o CAPTOPRIL (é sublingual) – se ingere muito sódio é preciso tomar o medicamento.
Efeitos adverosos: tosse seca; alteração do paladar
Vantagens: não faz com que seja hipotético – atividadesexual, reduz a pressão e é de fácil associação.
Antagonistas do receptor da angiotesina – bloqueia diretamente o receptor - ARA II – atuam no rim
LOSARTANA – problema no rim – produção de aldotesrona. Bloqueia o receptor de aldorestona – não entra na célula – não retém liquido – consequentemente diminui a pressão.
Os ARA II bloqueiam os receptores de angiotesina.
Vantagens – não dá tosse; tomada única diária.

Mais conteúdos dessa disciplina