Buscar

Exercícios de Dinâmica das Relações Étnicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Dinâmica das Relações Étnicos-Raciais 
Aula 1 
1. O processo educativo não acontece apenas na escola, mas convencionou-se socialmente que a escola é responsável pelo processo de educação formal. Porém, existe outro tipo de educação presente no cotidiano dos estudantes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta quanto à educação não formal.
R.: A. É aquela que está relacionada com o processo "livre" de transmissão de certos saberes, tais como a fala comum a um dado grupo, as tradições culturais e os demais comportamentos característicos das diversas comunidades presentes em uma sociedade.
2. A abordagem de temas diversos, por meio das atividades culturais, cria possibilidades de debates e conversas e práticas inovadoras, facilitando o diálogo entre alunos, professores e toda a comunidade. Partindo dessa reflexão, assinale a alternativa que vem ao encontro dessa afirmação.
R.: B. Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, pois visa a complementar a formação do aluno, tendo em vista que um estudante não é feito apenas de matérias como Matemática, Química, Geografia e História. Todas as matérias são importantes, mas é preciso aprender a cultura – por isso a importância das atividades culturais.
3. O educando é, ao chegar à escola, fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais. Isso quer dizer que:
R.: C. para compreendê-los, é preciso levar em conta a dimensão da experiência vivida, apreendendo o cotidiano como espaço e tempo significativos
4. "O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade leva à constatação da diversidade de raízes culturais que fazem parte de um contexto educativo". Refletindo sobre essa citação, assinale a alternativa que conceitua a educação multicultural.
R.: E. A educação multicultural voltada para a incorporação da diversidade cultural no cotidiano pedagógico emerge em debates e discussões nacionais e internacionais, buscando questionar pressupostos teóricos e implicações pedagógico-curriculares de uma educação voltada à valorização das identidades múltiplas no âmbito da educação formal.
5. A educação e a cultura são processos complementares. Assinale a alternativa que explica essa afirmação.
R.: A. A escola é um espaço de trocas culturais, um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento.
Aula 2 
1. Em relação à compreensão do homem como ser cultural, podemos afirmar que:
R.: B. A cultura é o que distingue o ser humano dos demais seres.
2. Diversas ciências se ocupam do estudo do homem enquanto ser cultural, suas manifestações, distinções, comportamentos e interações. Sobre o tema, marque a alternativa correta.
R.: C. Antropologia Cultural é a área que estuda as características que distinguem as condutas dos seres humanos e sua cultura.
3. Marque a opção correta, considerando os conceitos e relações existentes entre cultura e tradição:
R.: D. A palavra tradição é mais dinâmica do que parece à primeira vista. Traditio, em latim, é a ação de entregar, de transmitir algo a alguém, de confiar algo valioso a outra pessoa.
4. Em relação aos aspectos culturais em interface com o campo do Direito, é correto afirmar que:
R.: E. Os fatores culturais e da tradição estão relacionados à evolução do Direito, bem como à suas fontes.
5. Considerando a formação, diversidade e pluralidade da cultura no Brasil, assinale a alternativa correta:
R.: D. Pode-se afirmar que a população do Brasil e sua diversidade é formada por indígenas, europeus, negros africanos e afro-brasileiros.
Aula 3
1. Gilberto Freyre foi um dos principais sociólogos brasileiros da geração de 1930. Em seu livro Casa-Grande & Senzala, define a noção de "democracia racial", descrevendo as relações construídas historicamente no Brasil, as quais deram origem a um povo mestiço. Analise as alternativas a seguir e assinale a que define corretamente o pensamento de Gilberto Freyre a respeito desse conceito:
R.: B. Descrições de inúmeras relações amorosas entre senhores e escravos – negros e indígenas, que contribuíram para a miscigenação do Brasil, eliminando, assim, as diferenças étnicas e anulando o racismo.
2. A literatura é uma forma de ficção que não tem como objetivo retratar a realidade, entretanto, apesar dessa condição, serve como uma forma de compreender o imaginário de determinada época ou sociedade. Autores brasileiros criaram representações sobre negros e índios que expressam mais a visão e o entendimento dos primeiros do que necessariamente a realidade deles. Sobre as formas como esses grupos aparecem nas obras literárias, assinale a alternativa correta:
R.: B. Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre os indígenas, nas quais valorizava o caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.
3. Buscando expressar critérios raciais de diferença entre os grupos humanos e, em certa medida, uma justificativa para o processo de colonização e extermínio das populações nativas da América, os europeus criaram dois modelos de explicação do comportamento da população indígena, as noções de "bom selvagem" e "mau selvagem". Considere as implicações presentes em tais aspectos e indique a resposta correta:
R.: E. Foi uma definição criada pelos europeus para explicar o posicionamento dos indígenas em relação aos colonizadores europeus, em que o "bom selvagem" seria aquele que contribuiu com a colonização, aceitando a cultura exterior, e o "mau selvagem" aquele que manteve a sua prática tradicional, virando inimigo.
4. As Leis n.° 10.639/2003 e n.° 11.645/2008 criaram as bases para uma educação antirracista no espaço escolar. Considerando o conteúdo dessas leis, qual alternativa se encaixa na proposta educacional dessa legislação?
R.: E. O conteúdo programático a que se referem essas leis incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, tais como: o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.
5. Considere o trecho a seguir:
"A língua de que usam, toda pela costa, é uma [...] Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei: e desta maneira vivem desordenadamente."
Qual alternativa melhor explicita o simbolismo empregado nessa obra? 
R.: C. Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais.
Aula 4
1. Nas primeiras décadas do Brasil colônia, o país estava em processo de organização econômica e civil. Os portugueses, que já tinham experiências consolidadas em colônias tropicais como Índia e África, trataram de estabelecer um sistema de exploração que seria considerado a experiência mais significativa até então já praticada por eles. Segundo o autor, qual era a base financeira desse sistema?​​​​​​​
R.: B. A experiência trazida pelos portugueses permitiu o cultivo de plantas úteis alimentares que foram transplantadas com êxito para o meio agrícola. Assim sendo, os primeiros anos da colônia tiveram a agricultura como base financeira.
2. O processo de contato entre nativos e colonizadores desencadeou uma cultura sexual entre homens brancos e mulheres índias. Essa miscigenação mostrou-se importantíssima para o plano de povoamento da colônia brasileira. Esse processo de formação social acabaria resultando naquilo que os historiadores chamam de:​​​​​​​
R.: B. Sociedade Híbrida
3. O texto descreve o relato de um viajante europeu após sua estadia no Brasil. O autordesferiu duras críticas aos habitantes que eram fruto da miscigenação das raças que aqui se encontraram. Segundo ele, esse processo de mistura acabara por eliminar as melhores características encontradas no branco, no índio e no negro. Essa visão eurocêntrica tem criado uma imagem do país que, apesar de não representar de forma fidedigna toda a complexidade de uma sociedade multicultural como a nossa, tornou-se parte do imaginário que representa o Brasil. Conforme descrito no texto, qual é a imagem que o Brasil acaba passando no exterior?​​​​​​​
R.: C. A imagem de paraíso sexual, do futebol, das praias, do carnaval e da desmoralização política.
4. Candau (2003) afirma que a apologia à mestiçagem é uma das formas de dissimulação usada para amenizar as situações de desigualdades se utilizando da justificativa de que o cruzamento de diferentes raças possibilitou a ascensão social do negro mestiço, mulato. A partir dessa percepção da autora, como ela define esse processo?​​​​​​​
R.: A. Mito da democracia racial.
5. A sociedade machista brasileira, que determina um padrão cultural, social e dominante a ser seguido, é responsável pela criação desses estereótipos de gênero que afligem em grande parte as mulheres. Essa discriminação se acentua quando é formado o seguinte segmento:
R.: C. Mulheres negras.

Continue navegando