Buscar

8 CAPITAL HUMANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAPITAL HUMANO
Competitividade está fundamentada na produtividade que, por sua vez, resulta da relação qualidade/custos
Ou seja, para garantir a sobrevivência da empresa, é preciso apostar na qualidade.
Qualidade cada vez melhor, com custos cada vez menores para obter-se uma excelente produtividade, condição necessária para a competitividade e sobrevivência de qualquer empresa.
COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE
O conceito de produtividade pode ser obtido através de várias relações, sendo uma delas a relação qualidade/custos.
Produtividade é produzir cada vez mais (output) e melhor com custos cada vez menores (input). Essa correlação deve estar em consonância com as necessidades/preferências do cliente.
De pouco adianta colocar produtos no mercado se estes não forem do agrado dos consumidores. Os produtos devem ser projetados e produzidos de tal forma que sejam necessários e desejados pelas pessoas.
Mas como pode-se diminuir os custos sem afetar a qualidade dos mesmos???????
Comprando insumos por preços melhores;
melhorando o processo produtivo;
melhorando os equipamentos;
qualificando melhor os Recursos Humanos.
Outra forma de aumentar a produtividade é melhorar a qualidade, ou seja, segundo a correlação qualidade/custos investindo em algus setores:
Hardware – equipamentos, tecnologia;
Software – procedimentos, métodos, rotinas;
Humanware – empregados, colaboradores.
Como melhorar o Hardware: modernizar, automatizar, robotizar, etc. Isso exige investimento, ou seja, aporte de capital.
Como melhorar o software: são pessoas que podem desenvolver ou melhorar os procedimentos ou métodos de uma organização, ou seja, dependo do investimento em RH.
Como melhorar o Humanware: pode ser através da educação e do treinamento, ou seja, do aporte de conhecimento, do desenvolvimento de habilidades, da formação de bons hábitos e da indicação de perspectivas para o crescimento profissional.
Embora o progresso humano tenha trazido inovações e aperfeiçoamentos, o elemento humano continua sendo a peça fundamental. É dele que depende TODO o processo de acolhida do cliente e da própria rentabilidade da empresa.
Nos pequenos hotéis, de estrutura eminentemente familiar, a qualidade dos serviços pode atingir um bom nível em virtude do interesse econômico comum ao grupo familiar e do estreito relacionamento existente entre seus membros.
Observa-se, porém, que mesmo dentro dessas estruturas simples existe a necessidade de uma melhor formação no sentido de dar maior fluidez e organização aos serviços e ordenar melhor os elementos necessários para cálculos de rentabilidade.
Nos médios e grandes hotéis, a exigência do elemento humano qualificado é condição essencial para garantir o nível de serviço proposto.
A empresa hoteleira vem sofrendo, gradativamente, aperfeiçoamentos técnicos em seus equipamentos e instalações, mudando, relativamente, seu posicionamento socioeconômico em relação ao mercado.
Consequentemente, o elemento humano, base do seu esquema operacional, deve estar devidamente preparado para assumir integralmente a empresa. É ISSO QUE EU ESPERO DE VOCÊS.
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO
CAPITAL HUMANO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais