Buscar

Questão de curso de corretagem

Prévia do material em texto

Estimado acadêmico(a), a atividade MAPA tem como finalidade principal promover uma experiência imersiva para que você possa vivenciar a utilidade prática dos assuntos estudados em Incorporações Imobiliárias e Loteamentos como instrumento para o exercício pleno da profissão que você escolheu.
Com o desenvolvimento das cidades, presenciamos o surgimento de vários loteamentos originados pela necessidade de novas moradias. Os bairros mais antigos e já consolidados, tem valores altos, muitas vezes inacessíveis para a maior parte da população, por isso os novos loteamentos, mesmo que distantes do centro da cidade, são muito procurados como opção possível de ser adquirida por quem está à procura da casa própria.
Depois de anos de trabalho, muita economia e planejamento, a realização do sonho de comprar o imóvel próprio deve no mínimo ser realizado com muita segurança. Por esse motivo é tão importante que o profissional esteja preparado, tenha muito conhecimento e atue com responsabilidade.
A opção mais acessível para a realização do sonho da casa própria é a compra de um terreno em um novo loteamento, visto que o pagamento pode ser realizado de forma parcelada e com valores viáveis, todavia, é preciso muita cautela para não cair em nenhum golpe e transformar o sonho em um longo pesadelo, que termina na maior parte das vezes em um cenário das esferas judiciais.
O profissional que compreende a importância de desenvolver um bom trabalho, com certeza inicia qualquer venda de um terreno, certificando-se da situação legal do novo loteamento, para não levar seu cliente ao prejuízo e ter que responder judicialmente por ação ou omissão.
Diante disso, observe com atenção a reportagem a seguir:
Prefeitura de Ibiúna embarga mais de 10 loteamentos desde janeiro
A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, embargou, entre janeiro e meados de abril de 2021, 13 loteamentos irregulares. A medida é uma das ações de Governo do prefeito Paulinho Sasaki (PTB).
Os bairros Sorocabuçu e Rio de Una de Cima são os bairros com mais loteamentos embargados, com dois em cada local.
“Montamos, logo no começo da Gestão, uma força-tarefa para combater os loteamentos irregulares no município e estamos colhendo os resultados das ações. Vamos continuar esse trabalho para inibirmos o comércio de terrenos irregulares no nosso município”, disse o prefeito.
Denúncia – Outro pedido do prefeito de Ibiúna é para que os munícipes ajudem nesta ação, denunciando o comércio ilegal para a Guarda Civil Municipal.
Alerta – Antes de adquirir qualquer terreno no município, os interessados devem se dirigir à Prefeitura de Ibiúna, na secretaria de Desenvolvimento Urbano, para consultar a condição do loteamento. Caso contrário, podem estar comprando um terreno irregular e correm o risco de terem as obras embargadas, além de responderem civil e criminalmente por essa prática, que fere a Lei Federal 6766/79.
SÃO ROQUE NOTÍCIAS. Prefeitura de Ibiúna embarga mais de 10 loteamentos desde janeiro. São Roque: São Roque Nótícias, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3gUYpe5. Acesso em: 01 jun. 2021.
Mediante o exposto, analise com muita atenção a situação hipotética a seguir: “A cidade está crescendo muito e novos loteamentos estão surgindo. Tainá e Cauê tem planos de se casarem e terem a casa própria, nem que seja pequena e em um bairro distante do centro. Como não eles têm muitos recursos financeiros e querem construir, a melhor opção que encontraram foi adquirir um terreno em um dos novos loteamentos. Após muita procura, decidiram por um determinado bairro e por coincidência, Valéria que é corretora de imóveis e amiga do casal, tem um cliente que não está conseguindo pagar as parcelas do terreno que comprou neste loteamento e pediu para Valéria auxiliar na venda. Valéria ofereceu então o terreno para Tainá e Cauê.”
A partir disso, tendo como base os conhecimentos adquiridos na disciplina de Incorporações Imobiliárias e Loteamentos, se coloque como gestor atuando no mercado imobiliário, intermediando vendas de imóveis em loteamentos no lugar de Valéria e prestando esse atendimento a Tainá e Cauê. A partir disso,a proposta para nossa atividade MAPA é que você:
1) Explique quais elementos Tainá e Cauê precisam observar em relação ao elemento “condições físicas” antes de comprar o terreno.
2) Descreva quais informações Valéria deve obter da loteadora, antes de angariar o terreno e iniciar a intermediação da negociação.
3) A legislação que normatiza o parcelamento do solo dispõe que "é vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado", assim explique onde Valéria pode constatar se o loteamento está registrado ou não.
4) Finalize a atividade construindo um texto argumentativo explicando sobre a responsabilidade que Valéria tem ao vender um terreno irregular a Tainá e Cauê.
 
Atenção:
- Leia com bastante atenção o tópico "Estudos Preliminares" da Unidade I e tópico “Regulamentação de Loteamentos” da Unidade II do livro.
- Para ajudar você a entender e realizar a atividade, a professora gravou um vídeo de orientação que está disponível na Sala do Café.
- As argumentações deve ter entre 7 a 10 linhas.
- Apresente suas argumentações em um único arquivo, utilizando o formulário padrão, em formato WORD, no modelo postado na Material da Disciplina.
- Tenha o cuidado para não anexar arquivo incorreto. Uma vez finalizado, não será possível a correção ou reenvio novamente.
- Poderá fazer pesquisas adicionais, mas argumente com suas próprias palavras. Cópias e citações de outros autores, não sendo referenciadas, serão zeradas.