Buscar

Contestação Trabalhista - Prescrição e Horas Extras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXMO SR DR JUIZ DO TRABALHO DA 100ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO.
 
 
 
 
 
Processo nº: 000
        
        
Rapido Distribuidora de Alimentos Ltda, empresa inscrita no CNPJ nº __________________, endereço Rua do arroz nº 120, Penha, Rio de Janeiro, CEP: 20.000-010, RJ, nos autos da Reclamação Trabalhista que lhe move Rogerio Castro das Flores, já qualificado, vem, por seu advogado regularmente constituído, indicando para os efeitos do art. 39, I do CPC o endereço na ____________________________________, apresentar sua 
 
CONTESTAÇÃO
 
pelos fatos e fundamentos adiante aduzidos:
 
DA PRESCRIÇÃO
	Requer, ad cautelam, o pronunciamento da prescrição nos termos do artigo 7º, XXIX da CRFB/88, no que se refere a horas extras. Com isso, requer a V.Exa. a fixação do marco prescricional em 12.03.2005 e, por conseguinte, extinguir o processo com resolução do mérito em relação às parcelas anteriores a mencionada data, de acordo com o art. 269, IV do CPC.
DO MÉRITO
 
            O reclamante postula na exordial pedido de pagamento de horas extraordinárias por todo o contrato de trabalho, qual seja, 17/03/2000 à 15/12/2009, sendo contratado como vendedor externo, de segunda a sexta feira de 8hs às 20 hs.
            Em primeiro lugar, consoante disposto no art. 58 da CLT, “a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 horas diárias desde que não fixado expressamente outro limite. 
	Em segundo lugar, equivoca-se mais uma vez a reclamante ao pleitear as horas extras, na medida em que, pela inteligência do art. 62,I CLT, os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, não há que se falar no pagamento das horas extras requeridas pelo reclamante.
	Tendo em conta a natureza da função desempenhada e sua incompatibilidade com a fixação de horário de trabalho, o que exclui o direito às horas extras não é a pura e simples ausência de controle da jornada, mas a impossibilidade de controlar (art. 62, I, da CLT). A fixação de jornada é incompatível com o regime de exceção. 
            Assim sendo, não merece prosperar o pleito do reclamante em postular o pagamento de horas extraordinárias, à luz dos artigos 58 e 62, I da CLT.
 
  	No que concerne aos descontos efetuados no salário do reclamante, relativos as multas de trânsito a ele atribuídas quando em uso de veículo da empresa na realização de seu trabalho, à luz do § 1º do artigo 462, da CLT, o empregador poderá efetuar descontos no salario do empregado, desde que seja em caso de dano causado pelo mesmo, uma vez que a possibilidade encontra-se prevista no contrato de trabalho de ambos, bem como houve ocorrência de dolo por ´parte do reclamante.
	Como se comprova do documento em anexo o reclamante foi multado por três vezes, conduzindo veículo a 100 km/h em vias em que a velocidade máxima permitida era de 60 km/h.
 
CONCLUSÃO
 
                  Por fim requer a V. Exa. seja acolhida a Prescrição Quinquenal, visto que o reclamante ajuizou a Reclamação Trabalhista em 12/3/2010 sendo o marco prescricional a 12/03/2005.
 
                   Requer provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, notadamente documental, pericial, testemunhal e depoimento pessoal do Reclamante sob pena de confesso.
 
Termos em que,
Pede deferimento.
 
Rio de Janeiro, __ de ____ de 2011.
Adgovado
OAB/RJ

Outros materiais