Buscar

Estudo dirigido de suporte basico da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO: Arthur Pereira Ruiz Camara 
ATIVIDADE 1:
No APH, os profissionais de saúde são chamados para atenderem uma ocorrência de trânsito entre carro e caminhão de transporte de combustível inflamável (Figura 1). Segundo dados da central de regulação apenas o motorista do carro permanece no local, tendo o motorista do caminhão evadido do local. A vítima é um masculino em torno de 50 anos. E ainda segundo dados passados por curiosos que se encontram no local existe uma extensa área de derramamento de combustível próximo aos dois carros (Figura 2) e muitas pessoas se aproximando do local (Figura 3).
Ao chegarem no local encontram uma vítima do sexo masculino, com idade em torno de 50 anos, inconsciente e com várias lesões em cabeça, abdômen e membros inferiores (MMII). Percebem que o ambiente está com cheiro muito forte de gasolina e que uma explosão pode acontecer a qualquer momento.
Fazem os primeiros atendimentos (manutenção de via aérea e oxigenação, controle da hemorragia, observação da perfusão e da função neurológica), e mobilizam a vítima (Figura 4) para então extraí-la do veículo, no entanto, percebem que o membro inferior esquerdo está preso nas ferragens e que não possuem equipamento para cortar e alargar as ferragens de imediato.
O paciente encontra-se com PA 70 x 30 mmHg, FC 130 bpm, FR 30 mpm, não responde a estímulos externos (fala e estímulo doloroso), pupilas anisocóricas (E>D) sem fotorreação à esquerda. Abdome distendido e duro a palpação com presença de hematomas em região pélvica, sugestivo de hemorragia interna associada a fratura de bacia.
Assim, com base no histórico acima, responda as questões a seguir:
1. Ao realizar a avaliação da segurança de cena, quais passos devem ser levados em consideração pelos PDS?
Ao realizar a avaliação da cena, o profissional de saúde deverá fazer a
 identificação das vitimas do incidente, coletar a história do fato ocorrido e realizar os exames físicos mínimos dando prioridade ao paciente mais grave e no menor tempo possível. Ou seja, é necessário avaliar, diagnosticar as condições e estabilizar para um futuro transporte para uma Unidade de saúde.
2. Você considera a cena descrita como segura ou insegura? Sim, não? Justifique?
Insegura, em função do derramamento de combustível na pista, possíveis condições para um novo incidente ou o agravamento deste se torna real. Seja por uma possível aquaplanagem na pista de algum veículo, o escorregamento de uma pessoa; o forte odor do combustível pode causar desmaios ou alteração de consciência nas pessoas no local; e principalmente pela volatilidade e inflamabilidade do combustível, torna-se de muito risco a presença e manuseio de pessoas e equipamentos nas quais podem iniciar ou sofrer com
instabilidade do combustível, caracterizado por possíveis explosões, incêndios, irritações e queimaduras.
2. A cena deste acidente pode evoluir para algo mais grave? Sim, não? Que tipo de evento?
Pode, pela aglomeração de pessoas na pista que não fazem parte da cena, e pelo combustível espalhado pelo chão, uma fagulha ou algo de mesma natureza pode desencadear a combustão desse, de modo que a integridade dos transeuntes, bem como do incidente possa ser comprometida. Explosões e incêndios possuem altíssima energia, que ao liberada, pode comprometer a vida dos PDS, das vítimas e de curiosos que estão presentes no local.
3. Qual conduta deve ser realizada quanto as pessoas que estão ao entorno do paciente como curiosos?
O afastamento, bem como a orientação de como e onde se posicionar é fundamental. Além de atrapalhar a atuação dos PDS, a aglomeração de pessoas podem aumentar a apreensão das vítimas e dificultar o manejo do espaço útil para estabilização do incidente. Uma limitação espacial e midiática seria a postura esperada dos profissionais em exercício.
4.Nos casos de escoamento de combustível como os PDS devem posicionar-se no local da cena?
Os profissionais de saúde após os primeiros passos de análise e reconhecimento do local, devem se posicionar em locais seguros, afastados de qualquer potencial fator de risco para a integridade do mesmo.
5.Na impossibilidade de extrair a vítima imediatamente do carro e na presença iminente do risco de explosão qual deve ser a conduta dos PDS? (...o membro inferior esquerdo está preso nas ferragens e que não possuem equipamento para cortar e alargar as ferragens de imediato).
Na impossibilidade de extração da vitima, e com a iminência de um evento que pode comprometer tanto a vida do acidentado, quanto do profissional de saude, é possível que junto aos paramédicos e outros profissionais capacitados seja necessário a amputação do membro inferior esquerdo, uma vez que qualquer tempo desperdiçado no manejo do paciente seja fundamental na manutenção da vida.
6.As pessoas ao entorno desconhecem a vítima, neste caso o que o PDS deve fazer para tentar identificá-la? (segurança paciente)
 Inicialmente, ao identificar e recolher a história do acidente, o PDS caso não consiga identifica-lo por terceiros, a revista do paciente em busca de documentação ou algum número que possa dar uma pista sobre a identidade deste é bem vinda, bem como uma rápida sessão de perguntas ao acidentado, que nesse caso se apresenta com Glasgow baixíssimo que impossibilitaria esta abordagem.
7.Durante o atendimento a vítima, quais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) devem ser utilizados pelos PDS? Qual o objetivo de utilização dos EPIs? (Biossegurança)
O PDS deverá inicialmente utilizar uma vestimenta na qual seja possível sua identificação na cena do incidente (Calça e camiseta/jaqueta com refletores, com uma considerável cobertura corporal que não atrapalhe a movimentação), bem como a utilização de mascaras e luvas em função do combustível espalhado na cena, e para garantir que não ocorra uma contaminação cruzada ou direta por parte do profissional.
8.Ao avaliar os sinais vitais da vítima pode-se considerar: PA 70 x 30 mmHg ( )normal (X)hipotensão ( )hipertensão
FC 130 bpm: ( )normal (X)taquicardia ( )bradicardia
FR 30 mpm: ( )normal (X) taquipneia ( )bradpneia