Buscar

Questões com Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Almir ingressa com ação pelo procedimento comum em face de José, pleiteando obrigação de fazer consistente na restauração do sinteco aplicado no piso de seu apartamento, uma vez que, dias após a realização do serviço ter sido concluída, o verniz começou a apresentar diversas manchas irregulares.
Em sua inicial, afirma ter interesse na autocomposição. O juiz da causa, verificando que a petição inicial preenche os requisitos essenciais, não sendo caso de improcedência liminar do pedido, designa audiência de conciliação a ser realizada dentro de 60 (sessenta) dias, promovendo, ainda, a citação do réu com 30 (trinta) dias de antecedência.
Com base na legislação processual aplicável ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta. 
a) Caso Almir e José cheguem a um acordo durante a audiência de conciliação, a autocomposição obtida será reduzida a termo pelo conciliador e, independentemente da sua homologação pelo magistrado, já constitui título executivo judicial, bastando que o instrumento seja referendado pelos advogados dos transatores ou por conciliador credenciado junto ao tribunal.
b) Agiu equivocadamente o magistrado, uma vez que o CPC/15 prevê a imprescindibilidade do prévio oferecimento de contestação por José, no prazo de 15 (quinze) dias úteis a serem contados de sua citação e antes da designação da audiência conciliatória, sob pena de vulnerar o princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório, também reproduzido na legislação adjetiva. 
c) Caso Almir, autor da ação, deixe de comparecer injustificadamente à audiência de conciliação, tal ausência é considerada pelo CPC/15 como ato atentatório à dignidade da justiça, sendo sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor do Estado. 
d) Almir e José não precisam comparecer à audiência de conciliação acompanhados por seus advogados, uma vez que, nessa fase processual, a relação processual ainda não foi integralmente formada e não há propriamente uma lide, a qual apenas surgirá quando do oferecimento da contestação pelo réu. 
2) Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer pelo procedimento comum, com base em cláusula contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada para integrar a relação processual, a ré Benedita lembrou-se de ter ajustado contratualmente que o foro para tratar judicialmente de qualquer desavença seria o da comarca de Niterói, e comunicou o fato ao seu advogado.
Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa, segundo o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
a) A defesa poderá alegar a incompetência de foro antes da audiência de conciliação ou de mediação.
b) A defesa poderá alegar a incompetência a qualquer tempo.
c) A defesa só poderá alegar a incompetência de foro como preliminar da contestação, considerando tratar-se de regra de competência absoluta, sob pena de preclusão.
d) A defesa tem o ônus de apresentar exceção de incompetência, em petição separada, no prazo de resposta.
3) Leilane, autora da ação de indenização por danos morais, proposta em face de Carlindo na 5ª Vara Cível da comarca da capital, informou, em sua petição inicial, que não possuía interesse na audiência de conciliação prevista no Art. 334 do CPC/15. Mesmo assim, o magistrado marcou a audiência de conciliação e ordenou a citação do réu.
O réu, regularmente citado, manifestou interesse na realização da referida audiência, na qual apenas o réu compareceu. O juiz, então, aplicou à autora a multa de 2% sobre o valor da causa.
Sobre o procedimento do magistrado, a partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
a) O magistrado não deveria ter marcado a audiência de conciliação, já que a autora informou, em sua petição inicial, que não possuía interesse.
b) O magistrado agiu corretamente, tendo em vista que a conduta da autora se caracteriza como um ato atentatório à dignidade da justiça.
c) O magistrado deveria ter declarado o processo extinto sem resolução do mérito, e a multa não possui fundamento legal.
d) A manifestação de interesse do réu na realização da referida audiência pode ser feita em até 72 horas antes da sua realização.
4) Gláucia ajuizou, em abril de 2016, ação de alimentos em face de Miguel com fundamento na paternidade. O réu, na contestação, alegou não ser pai de Gláucia. Após a produção de provas e o efetivo contraditório, o magistrado decidiu favoravelmente ao réu. Inconformada com a sentença de improcedência que teve por base o exame de DNA negativo, Gláucia resolve agora propor ação de investigação de paternidade em face de Miguel. Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) O magistrado deve rejeitar a nova demanda com base na perempção.
b) A demanda de paternidade deve ser admitida, já que apenas a questão relativa aos alimentos é que transitou em julgado no processo anterior.
c) A questão prejudicial, relativa à paternidade, não é alcançada pela coisa julgada, pois a cognição judicial foi restrita a provas documentais e testemunhais.
d) A questão prejudicial, relativa à paternidade, é atingida pela coisa julgada, e o novo processo deve ser extinto sem resolução do mérito.
5) Durante uma ação de guarda a tramitar em uma vara de família, a ré, mãe da criança, descobriu que o advogado do pai (autor) é filho adotivo do irmão do promotor de justiça que atua no caso. Extremamente preocupada, informou o fato ao seu advogado. 
Com base no CPC/15, como advogado da mãe, assinale a afirmativa correta.
a) Por causa do impedimento para que o promotor de justiça exerça suas funções, o fato deverá ser informado ao juiz da causa em petição específica.
b) O advogado da mãe deverá arguir, por meio de exceção, o impedimento do promotor de justiça.
c) As causas de impedimento direcionadas ao magistrado, como é o caso, não se estendem aos membros do Ministério Público.
d) Não se trata de causa de impedimento porque o advogado do pai é parente colateral de terceiro grau do promotor de justiça.
6) Distribuída a ação, Antônia (autora) é intimada para a audiência de conciliação na pessoa de seu advogado. Explicado o objetivo desse ato pelo advogado, Antônia informa que se recusa a participar da audiência porque não tem qualquer possibilidade de conciliação com Romero (réu).
Acerca da audiência de conciliação ou de mediação, com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
a) Romero deverá ser citado para apresentar defesa com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência.
b) A audiência não será realizada, uma vez que Antônia manifestou expressamente seu desinteresse pela conciliação.
c) Ainda que ambas as partes manifestem desinteresse na conciliação, quando a matéria não admitir autocomposição, a audiência de conciliação ocorrerá normalmente.
d) Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa.
7) João é proprietário de uma empresa de consultoria financeira. Foi contratado por Pedro para realização de um projeto financeiro, assinando contrato de prestação de serviço. Acontece que desentendimento entre ambos no meio da elaboração do projeto levou Pedro a processor João visando anular o contrato firmado entre ambos. João, regularmente citado, lhe procura e informa que há valores a receber e que deseja processar Pedro. Diante do caso, qual é a alternativa mais célere e adequada para processar Pedro visando reaver valores vinculados ao contrato objeto de litigio?
a) Entrar com Reconvenção.
b) Entrar com Contestação.
c) Ajuizar ação de cobrança.
d) João não pode processar Pedro ainda pois o contrato a validade do contrato ainda está sendo discutida em juízo.
8) Nelson é morador do interior do Estado do Pará e contratou serviço de telecomunicação e internet. Assinou contrato padrão (contrato de adesão) estipulando, entre as várias cláusulas, permanência mínima de dois anos e a escolha da cidade de São Paulo como foro para dirimir conflitos. Acontece que, em que pese Nelson ser regularmente cobrado, o serviço nunca foi implementado, forçando o Consumidora procurar um advogado e processar a Empresa. Em manifestação a Empresa alega que houve a realização de um Negócio Processual Bilateral e que o foro adequado para a ação é São Paulo. O juiz rejeita a alegação. Nesse caso o juiz está correto?
9) Fábio é comerciante e foi surpreendido com uma carta do Tribunal de Justiça afirmando que Pedro havia ajuizado uma ação contra ele, mas que ele venceu. Fábio fica assustado sendo que nunca foi notificado sobre qualquer ação e acredita que possa estar sendo vítima de um golpe. Visando saber mais lhe procura na condição de advogado. Considerando o presente caso responda:
a) Há possibilidade legal do juízo negar liminarmente o pedido do Autor sem sequer citar o Réu antes?
b) Quais hipóteses isso pode acontece?
10) Maria, no dia 10/02/2019, foi citada para comparecer, como Ré, em audiência de conciliação e mediação no dia 15/02/2019. Diante disso responda:
a) A citação se deu de forma regular ou há algum vicio?
b) Considerando que Maria compareça regularmente, qual o prazo final que ela terá para Contestar? 
11) Larissa está sendo processada e, visando economizar, procura o Advogado mais barato da sua cidade. O Advogado, visando mostrar um bom serviço, protocola a Contestação no primeiro dia do prazo. Acontece que, no dia seguinte, ao ler a peça, Larissa descobre que o Advogado não apontou vários fatos e argumentos relevantes, utilizando-se de uma única tese jurídica. Ao questionar o seu Advogado, este informou que uma tese era suficiente e que não era necessário contra argumentar todos os pontos elencados na Petição Inicial. Assustada, Larissa decide procurar o melhor Advogado da cidade. Na condição deste, responda:
a) O primeiro advogado agiu corretamente?
b) Supondo que o primeiro Advogado não contestasse, haveria algum tipo de consequência?

Outros materiais