Buscar

Exercício1 do conhecimento de Ética no Serviço Social'

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Ética no Serviço Social - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Pensar em ética profissional é fazer uma reflexão teórica sobre os fundamentos da moralidade e dar uma resposta consciente de uma categoria profissional às implicações ético-políticas de sua intervenção. O código de ética profissional de 1993 constitui-se como expressão do projeto ético-político da categoria profissional. Analise as alternativas e assinale a correta.
A - O código de ética não está vinculado à prática profissional cotidiana, prescrevendo apenas os direitos e deveres da categoria.
B - O código de ética posiciona-se contrário à universalidade e ao pluralismo.
C - O código de ética tem como princípio fundamental a manutenção da ordem societária.
D - O código de ética profissional de 1993 surge associado à necessidade de manutenção do conservadorismo no âmbito profissional.
E - O código de ética de 1993 surge da necessidade de orientação da nova perspectiva profissional marcada pela ruptura com o conservadorismo. Resposta correta
	
Questão 2 de 5
O estudo da ética no Serviço Social ocupa um lugar de centralidade, visto que toda a prática atual da profissão é desenvolvida a partir das diretrizes e dos princípios éticos prescritos no Projeto Ético-Político do Serviço Social e também firmado no Código de Ética do Serviço Social instaurado pela Lei Nº 8662 de 1993.  Este lugar de centralidade se efetiva visto que a profissão tem um entendimento ético-político com relação ao social que determina o modo de atuação. Tendo em vista o enunciado, localize abaixo, a alternativa que amplia esta explicação em relação a importância dos pressupostos éticos para a profissão de Serviço Social.  
A - Não há centralidade da ética para o Serviço Social, visto que se trata de um debate de valores, regras e saberes culturais que em nada exercem  na profissão, visto que há um significativo espaço de distância entre a teoria e a pratica social. 
B - O entendimento da ética debatida no Serviço Social, prescreve uma atuação voltada ao ajustamento da sociedade, a disciplinarização dos sujeitos e uma atuação adequada as necessidades de punição que devem ser instituídas pela profissão.  
C - O entendimento da visão de ética do Serviço Social é um elemento fundamental para a profissão, visto que é a partir do entendimento desta ética que  a profissão elabora suas ações a serviço do acesso e do fortalecimento dos direitos sociais. Resposta correta
D - Não há relação entre o posicionamento ético da profissão e a prática da profissão nos mecanismos da assistência social, visto que o lugar da ética é apenas a dimensão teórica. 
E - O debate da ética não ocupa lugar de centralidade no Serviço Social, visto que o entendimento da ética não fortalece os pressupostos teóricos centrais que são utilizados pelos assistentes sociais no enfrentamento dos desafios cotidianos. 
Questão 3 de 5
Os conceitos de moral e ética estão interligados e, por isso, se confundem. No entanto, apresentam diferenças na sua etimologia, definição e aplicabilidade. Quando falamos em ética, referimo-nos à consciência individual e à liberdade para fazer escolhas baseadas no respeito ao outro e no comprometimento com os projetos coletivos. Assim, ética e moral são importantes valores dos homens livres. Nesse sentido, podemos considerar como moral:
A - A moral pode ser entendida como um conjunto de normas e regras sociais que regulam a vida do homem e sua relação com a sociedade.
B - A moral pode ser entendida como um conjunto de normas e regras sociais que regulam a vida do homem e sua relação com a sociedade.
C - o conjunto de valores que dificultam distinguir o bem do mal, o certo do errado, o justo do injusto.
D - o conjunto de normas que regulam a vida do homem em sociedade. Resposta correta
E - o conjunto de valores posteriores à vida do homem em sociedade.
	Questão 4 de 5
A relação do Serviço Social com os movimentos sociais é quase tão antiga quanto a profissão, mas a participação mais direta da categoria com relação ao apoio e ao comprometimento com a luta de classes, por exemplo, teve maior efervescência no período da década de 1960, no enfrentamento do _______________________, quando o regime democrático foi derrubado.  Na atualidade, a relação da profissão com os movimentos sociais é uma das competências do Serviço Social, expressa na Lei de Regulamentação da profissão, dado a capacidade de “prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade”. Portanto, a atuação do Serviço Social junto dos movimentos sociais é um direito e também um dever, dado que historicamente tem sido os movimentos sociais a construírem a conquista de direitos. A opção que completa corretamente o texto abaixo é: 
A - Regime Feminista.
B - Regime Imperial.
C - Regime Populista.
D - Regime Militar. Resposta correta
E - Regime Sufragista. 
Questão 5 de 5
A construção do projeto ético-político do Serviço Social foi processual e gradativa, visto que envolveu diversos encontros, debates e ações pautadas na autoavaliação da categoria.  O auge do debate da ética da profissão, foi fortemente marcado pelo Movimento de Reconceituação profissional, que em suma, questionava a influencia doutrinária que acompanhou a profissão desde a sua gênese enquanto insuficiente e equivocada, no que diz respeito a análise do social. Processo que pode ser observado, quando analisadas as diferentes diretrizes normativas instituídas nos diferentes códigos de ética da profissão (Códigos de Ética de 1947, 1962, 1965, 1975, 1986 e o atual código instituído em 1993 através da Lei de Regulamentação da Profissão Nº 8.662/93). Dado o exposto, considere as alternativas abaixo e identifique a assertiva que apresenta um dos artigos do atual código de ética do Serviço Social brasileiro.
A - Art. 8° O assistente social deve colaborar com os poderes públicos na preservação do bem comum e dos direitos individuais. 
B - Art. 7° O assistente social deve capacitar os indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social. 
C - Art. 25 O assistente social deve zelar pelo bom nome da entidade que o emprega, prestando-lhe todo esforço para que a mesma alcance com êxito seus legítimos objetivos.
D - I - "A Moral ou Ética é a ciência dos princípios e das normas que se deve seguir para fazer o bem e evitar o mal".
E - Art. 2º Constitui direito do/a assistente social:  ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;  Resposta correta
	
Questão 2 de 5
Podemos dizer que a ética profissional é estudada pelas categorias profissionais, no sentido de refletir e construir uma determinada consciência de como atuar. Nesta caminhada apreendem como a sociedade constrói padrões de moralidade a fim de compreender os efeitos sociais que podem ser causados por determinadas concepções morais. Assim, os profissionais têm o debate da ética instituído em seus currículos formativos e, portanto, desde o processo formativo passam a estudar, pesquisar e a apreender os comportamentos e condutas profissionais, que devem ter segundo as normativas legais e os princípios éticos que regem as suas profissões. Nesse sentido, analise as alternativas que explicam  esse processo de modo sintetizado. 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )A ética é uma ciência, ou seja, o campo de estudo dos valores morais.
· (   )Ética é o mesmo que moral, ou seja, os valores morais criados pela sociedade.
· (   )A ética é uma ciência e, portanto, campo de conhecimento fundamental as profissões.
· (   )A ética não ocupa lugar central no processo formativo dos profissionais, visto que se trata de um conhecimento natural.
· (   )Ética é a ciência que permite que as profissões tenham base de estudo para configurar um ponto comum quanto aotipo de atuação profissional.
A - F, F, F, F, V.
B - F, V, F, V, F. 
C - V, V, V, F, F. 
D - V, F, V, F, V. Resposta correta
E - F, F, V, V, F.
	Questão 4 de 5
Se pensarmos na sociedade capitalista em que tantas contradições são evidentes, em que se registra a luta de classes, a ética se manifesta de forma notadamente desigual, dadas as particularidades do sistema vigente. Assim, na sociedade capitalista, os julgamentos de valores são normalmente baseados em juízos que respondem a necessidades superficiais e imediatas. Isso, como consequência:_____________________________________________________________.
A - da mediação entre a singularidade de indivíduo moral e a sua dimensão humano‐genérica.
B - da práxis social pré estabelecida no Código de ética..
C - da diversidade social e cultural existente na sociedade.
D - de condições sócio-históricas previamente determinadas.
E - da alienação existente na contradição própria do sistema capitalista. Resposta correta

Continue navegando