Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Didática – AOL 2
É uma corrente pedagógica modeladora do comportamento humano, subsidiada por métodos e técnicas específicas em sala de aula. Os conteúdos são formatados numa sequência lógica de ensinamento. O aluno é considerado responsivo perante a formação do programa educacional (Disponível em: http://wwwtendenciaspedagogicas.blogspot.com/2011/06/as-tendencias-pedagogicas-liberais.html). Essa forma de pensar a educação refere-se à:
Tendência Liberal Tecnicista 
Tendência Libertadora
Tendência Progressista
Tendência Progressista-libertadora
Tendência Libertária.
Parte inferior do formulário
Considerando a Tendência progressista crítico-social é errado afirmar.
I- está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
II- também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade.
III- Pode-se perceber, na fundamentação desta tendência, uma preocupação com a transformação social, contudo, para tal, parte-se da compreensão da realidade, a partir da análise do mundo do trabalho, das vivências sociais, buscando entendê-lo não como algo natural, mas sim construído culturalmente - torna-se importante no processo de transformação social a mediação cultural.
Assinale a opção que não corresponde a essa tendência
As opções II e III
As opções I, II e III
As opções I e II
Somente a I
Somente a opção II
Parte inferior do formulário
Considerando a seguinte informação, e os conhecimentos adquiridos na unidade quatro:
“Nominar os ossos da perna de um ser humanos.
Podemos identificar a través disso:
O recurso que o professor usará.
O conteúdo a ser trabalhado em aula.
O objetivo geral de um curso
O procedimento que o professor usará em sua aula.
O objetivo específico de uma aula
Parte inferior do formulário
Aprendi, praticando e estudando a teoria de especialistas como Zabala e Libâneo, que o planejamento das aulas é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Além de orientar e organizar o trabalho em sala de aula, é também um momento de aprendizagem do professor, pois leva à pesquisa, ao estudo e à reflexão. Sem planejar, não sabemos onde queremos chegar e nem os melhores caminhos a percorrer.(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6746/blog-alfabetizacao-como-fazer-plano-de-aula)Ao pensarmos em um plano de aula é importante que tenhamos definido em primeiro lugar:
A avaliação que será realizada pelos alunos.
O objetivo da aula.
As técnicas que pretendemos usar para inovar a aula.
A tendência pedagógica que vou seguir.
O conteúdo que será trabalhado.
Parte inferior do formulário
A transdisciplinaridade, como o prefixo trans indica (...) diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das disciplinas e além de qualquer disciplina (NICOLESCU, 2000, p.15). O primeiro estudioso a citar a palavra transdisciplinaridade foi:
Celso Antunes
Paulo Freire
Celestin Freinet
Jean Piaget
Philippe Perrenoud
Parte inferior do formulário
Segundo esse Morin, as disciplinas nasceram de uma tentativa de organizar o conhecimento. Elas tendem a ter linguagem, metodologia e teorias próprias. O grande problema, pois, é encontrar a difícil via de interarticulação entre as ciências, que têm, cada uma delas, não apenas sua linguagem própria, mas também conceitos fundamentais que não podem ser transferidos de uma linguagem à outra. (Morin, 2002A, p.113)
Morin está se referindo a:
A necessidade de fragmentar de forma cartesiana o conhecimento para que haja compreensão eficiente.
A dificuldade que existe em articular conhecimentos, sendo eles tão fragmentados na escola.
A dificuldade do professor em entender de onde saiu a parte do todo.
A diferença em todo e partes na ideia de Descartes
A necessidade de se partir de partes pequenas para se entender o todo.
Parte inferior do formulário
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade de Rio Piracicaba, em Minas Gerais. Sabendo disso, Islene teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar. Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas. Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas, e todo o material foi apresentado aos pais junto com a coletânea.
Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto, que depois foram organizados em uma coletânea sobre o Pantanal.Considerando a experiência oferecida acima, podemos afirmar que os professores usaram que forma de ensinar?
Multidisciplinar
Pluridisciplinar.
Disciplinar
Transdisciplinar
Interdisciplinar
Parte inferior do formulário
...conjunto de disciplinas que simultaneamente tratam de uma dada questão, problema ou assunto, sem que os profissionais implicados estabeleçam relações entre as disciplinas. (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v2n1-2/1413-8123-csc-02-1-2-0005.pdf). 
Identifique como Verdadeiras (V) e Falsas (F) as afirmações que condizem com a definição acima :
(  ) Multidisciplinaridade sistema que é um sistema que funciona em uma único nível, estando ausente uma cooperação sistemática entre os diversos campos.
(  ) Multidisciplinaridade implica a justaposição de diferentes disciplinas cientificas que, em um processo de tratamento de uma temática unificada, efetivamente desenvolveriam relações entre sí.
(  ) Multidisciplinaridade, que implica uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas A, B, C e D, cujas relações são definidas a partir de um nível hierárquico superior, ocupado por uma delas
Escolha a opção que apresenta a sequência correta:
V- F- V
F- F- V
F- F- F
V -F -F
V- V- V
Parte inferior do formulário
Em relação a avaliação podemos considerar como verdadeiros ou falso as seguintes afirmações.
(  ) Toda avaliação deve estar diretamente ligada ao objetivo de aprendizagem e nortear o trabalho do professor.
(  ) A avaliação mais difícil é aquela que atribui uma nota ao aluno, ao final de um período de tempo. Essa deve dar um veredito sobre o aluno.
(  ) As questões de uma avaliação devem estar claras e organizadas sem intenção de confundir os alunos. Se usar perguntas sujeitas a opinião, deverá ser aceita qualquer resposta.
Considerando essas afirmações podemos afirmar que a sequência ficaria verdadeira ou falsa, na seguinte ordem.
V- F- V
V- V- V
F-F-V
F-F- F
V-V- F
Parte inferior do formulário
é na Carta da transdisciplinaridade, produzida no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, realizado em Arrábida, Portugal, com fundamental colaboração do CIRET e apoio da UNESCO, em que temos uma definição do conceito transdisciplinar:
Artigo 3: “(…) A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa.”
Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências.” (disponível em: http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-transdisciplinaridade/)
Podemos afirmar que a transdisciplinaridadeconsiste em:
entender as disciplinar como parte de gama de saberes que devem ser subdivididos.
ensinar e aprender conhecendo o que os demais professores farão.
ensinar e aprender partindo das partes para o todo.
ensinar e aprender partindo do todo para as partes.
ensinar por transdisciplinaridade é o mesmo que por interdisciplinaridade.Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina