Buscar

Evolução Historica da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO
1. Caracterize a Psicologia Industrial, a Psicologia Organizacional e a Psicologia do Trabalho;
R: Psicologia industrial ► Característica fundamental: Psicologia Industrial: tecnicista, falta de crítica (acrítica) ► Atende as demandas da organização sem reflexão, falta de visão estratégica.
Psicologia organizacional
Alinha, mediar, equilibrar as demandas dos trabalhadores da organização
Produtividade ► tem como objetivo a saúde, o bem estar do trabalhador, mas compreende que as demandas por produtividade (organizacional) também é relevante, estratégico
Psicologia do trabalho
Preocupação mais ampla (categoria profissional)
Maior ampliação do foco, com ênfase nas questões de saúde / Preocupação para além das organizações
2. descreva o processo histórico de constituição da Psicologia Organizacional e do Trabalho;
R: Figuras 15.2, 15.3, 15.4
3. analise as relações entre os contextos sociais e as demandas oferecidas à Psicologia Organizacional e do Trabalho, com enfoque na Psicologia Organizacional;
1. O primeiro representa as demandas sociais advindas das organizações e os desafios que cercam o mundo do trabalho e sua gestão. 
2. O segundo abarca o avanço do conhecimento científico geral, da psicologia como um todo e do campo de POT, em particular. 
3. O terceiro elemento, finalmente, é resultado das interações que foram sendo construídas ao longo do tempo com outros domínios científicos e outros campos profissionais, produzindo tensões que ajudam a configurar uma identidade própria para os pesquisadores e profissionais voltados para entender, da perspectiva da psicologia, como indivíduos, grupos e coletivos chamados organizações se estruturam e atuam.
4. Descreva as competências importantes para o desempenho profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho;
R: Figura 15.8 – 15.10
· R: a competência é tomar iniciativa, assumir responsabilidade perante situações profissionais, envolvendo autonomia e automobilização; isso a diferencia da realização de trabalhos prescritos;
· Competência envolve uma compreensão prática de situações a partir do conhecimento adquirido e que é orientada pelo êxito a obter na solução de algum desafio;
· a competência envolve também a mobilização de uma rede de atores em torno das mesmas situações, levando-os a compartilhar implicações de suas ações, definição de corresponsabilidades; assim, a competência envolve solidariedade na ação
5. defina o que é um diagnóstico organizacional;
R: Diagnóstico Organizacional é uma ferramenta que investiga aspectos relacionados à produtividade dos setores de uma empresa. A partir da investigação, o diagnóstico apresenta um retrato de como estão os níveis de produtividade de cada uma das equipes e setores do negócio.
Também chamada de diagnóstico empresarial, esta ferramenta de gestão serve para analisar a empresa como um todo e determinar a saúde de cada departamento. Em outras palavras, com o diagnóstico organizacional é possível descobrir qual área está mais produtiva e bem organizada, e qual necessita de melhorias. Esta avaliação deve ser realizada com base em dados objetivos, de forma imparcial e prática. Só assim os resultados vão oferecer informações detalhadas para a determinação das prioridades – e que ajudarão na tomada de decisão.
6. descreva a importância da realização do diagnóstico organizacional;
R: Realizar um diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. Consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
7. descreva brevemente uma situação na qual o diagnóstico organizacional é necessário;
8. descreva as etapas do planejamento de um diagnóstico organizacional;
1- Defina as perguntas. Para cada área, uma série de perguntas deve ser criada para detectar a realidade atual de seu negócio. ...
2- Colete as respostas. ...
3- Analise os resultados. ...
4- Identifique problemas e oportunidades. ...
5- Desenhe as estratégias e os planos de ação.
9. identifique a importância da psicóloga(o) possuir uma competência analítica ao realizar o diagnóstico organizacional.
  R: Lembremos que a maior parte da vida dos indivíduos é passada dentro do ambiente de trabalho (se você trabalha 8 horas por dia, praticamente 1/3 de sua vida você esteve na empresa em que você trabalha), é importante buscar meios para que o sujeito sinta-se estimulado a trabalhar de forma mais eficiente, sentir-se mais motivado, ter segurança financeira para si e sua família, condições de manter a saúde, sensação de utilidade social, criar formas de estimular sua criatividade profissional, ter a sensação de realização profissional etc.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
Causas de saúde mental
Momentos de transição, como ida para escola, adolescência, menopausa, envelhecimento e as perdas, como morte, divórcio, desemprego, são exemplos do que pode ser a causa de perturbações da saúde mental. Também, factores genéticos infecciosos ou traumáticos, podem também estar na origem de doenças mentais graves.

Continue navegando