Buscar

LICENCIATURA EM FOCO AVALIAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
2 - A discriminação, cultural ou racial, é uma gravidade que vem ocorrendo há muito tempo em nossa história. Nesse contexto, o ato discriminatório constituiu-se de interpretações equivocadas propositalmente para manipular a opinião e justificar a escravidão. Sobre a discriminação racial, assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa relevância: 
a) A discriminação racial gera a desigualdade social. 
b) A discriminação racial provém da pobreza. 
c) A discriminação racial promove a diversidade. 
d) A discriminação racial é causada pela falta de punição aos preconceituosos
3 - A Pesquisa Nacional "Diversidade na Escola Sumario Executivo", promovida pelo Ministério da Educação - MEC - por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SACAD - e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, objetivou responder a um fato que já se cogitava nas comunidades. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA:
a)Historicamente, não existe racismo no Brasil, pois praticamente a totalidade dos entrevistados da pesquisa jamais praticaram atos discriminatórios por cor e raça.
b) Nas escolas em que há práticas preconceituosas e discriminatórias, há maior tendência para o baixo rendimento escolar.
c) A discriminação não possui relação alguma com o desempenho escolar no Brasil, pois o Brasil é um país inclusivo e livre de práticas discriminatórias.
d) Políticas inclusivas devem ficar a encargo das famílias, cabendo aos pais educarem os seus filhos para práticas não discriminatórias, uma vez que o espaço escolar deve ser adstrito ao ensino
.
4 - Ao buscar novos lugares do aprender, o docente estará ofertando uma formação mais humana aos discentes. Isso é possível se esse movimento de alimentar o capital cultural, através de espaços culturais, galerias de arte, museus, parques, bibliotecas, arquivos públicos, entre outros, ocorra de forma dinâmica e contínua, uma vez que, à medida que o professor compreende o contexto cultural com sua prática, ele transforma suas ações, seu contexto e a realidade das pessoas que o cercam. Tal movimento auxilia o docente a entender que o ensino vai além dos muros escolares, ocorrendo de forma natural, ao inserir o contexto cultural na prática com os alunos. Sobre o conceito de formação cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Espaços culturais, galerias de arte, museus, parques e bibliotecas são exemplos de lugares que oferecem uma experiência formativa, podendo transitar entre o cognitivo e o sensível.
( ) A formação cultural auxilia na humanização dos sentidos, pois o sujeito compreende o ser e o estar no mundo de forma mais sensível e percebe as particularidades existentes na sala de aula.
( ) Na formação cultural não se pode deixar contaminar com outros lugares da cultura, como a arte e suas manifestações.
( ) A ótica da formação cultural, no entanto, dificulta a prática docente, pois impacta no planejamento e em projetos interdisciplinares com outras áreas de conhecimento ou lugares de educação não formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V.
5 - Os desafios atuais da diversidade têm raízes no passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Nesse sentido, quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão que abarca estudos mais complexos para circundar maior entendimento do assunto. Nessa concepção, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os quatro principais contextos da diversidade:
a)Aculturação, Globalização, Multiculturalismo e Aldeia Global.
b)Consciência de Classe, Ancestralidade, Multiculturalismo e Aldeia Global.
c)Aculturação, Consciência de Classe, Multiculturalismo e Direitos Políticos.
d)Globalização, Estudo de Raças, Inclusão de PNE e Multiculturalismo.
6 - O processo de aculturação não significa abandono de uma cultura em detrimento a outra, mas o acolhimento da outra cultura como parte de seu contexto cultural. Um exemplo é a culinária oriental trazida ao Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta outros exemplos que integram esse processo de aculturação:
a) Conservadorismo e corporativismo.
b) Estratégias políticas para lidar com problemas específicos.
c) Música e vestuário.
d) Atividade econômica e política de outros países.
7 - A Lei nº 13.005, que instituiu o novo PNE (Plano Nacional de Educação), estabelece metas e estratégias para o período de 2014/24, quetêm influência de peso no cumprimento de ações que pautam a valorização da diversidade nos aspectos culturais, sociais, norteados pelos direitos humanos. Sobre algumas estratégias contempladas na Lei nº 13.005, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar o transporte gratuito para todos os alunos da educação do campo.
(    ) Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais.
(    ) Conduzir a educação escolar no campo de populações tradicionais, de populações itinerantes e de comunidades indígenas e quilombolas para educação formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V.
B) V - F - V.
C) V - V - F.
D) F - V - F.
8 - As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm distância social de outros grupos. Essas atitudes indicam a importância de sensibilizar a diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir:
I- Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança.
II- Ações específicas que atuem na mudança de comportamento.
III- Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao preconceito e à discriminação.
IV- Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório.
A) As sentenças I e IV estão corretas
B) Somente a sentença IV está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
9 - O conceito de diversidade envolve também o entendimento acerca das multiculturas, que vêm se tornando cada vez mais comuns na constituição das atuais sociedades. Os imigrantes que colonizaram as regiões brasileiras são um exemplo claro de como se formam multiculturas. No entanto, é importante o entendimento que há diferenças entre o conceito de multiculturas e multiculturalismo, comumente confundidos entre si. Sobre o conceito de multiculturas e multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Multiculturalismo é um termo qualitativo que descreve características sociais e problemas de governabilidade.
( ) Multicultural é um termo substantivo, que se refere às políticas escolhidas para administrar problemas sociais gerados pelomulticulturalismo.
( ) As estratégias políticas que contemplam as diversidades culturais é uma definição de multiculturalismo.
( ) Multicultural é a integração de diferentes culturas sociais em uma determinada sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.
10 - Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade. De acordo com Moraes (2010, p. 225): "[...] educar para a diversidade dos outros, saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único e singular, o que exige um aprofundamento no respeito pelo outro e na compreensão do outro". As estratégias para tornar o ambiente escolar condizente com a sociedade multicultural, perpassam algumas ações. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A disseminação de informações, uma necessidade, porém não suficiente para a promoção de mudanças.
( ) A não disseminação de informações, uma vez que são irrelevantes para a promoção de mudanças.
( ) Os agentes escolares não necessitam de ações, pois já demonstram um comportamento positivo com relação à diversidade.
( ) Mudanças nos valores dos profissionais escolares com relação ao preconceito e à discriminação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus,
2010.
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Outros materiais