Buscar

Concepções Clássicas sobre Desenvolvimento e Aprendizagem

Prévia do material em texto

Aula 6: As concepções clássicas sobre a interação entre desenvolvimento e aprendizagem – Unidade 3
As concepções clássicas sobre a interação entre desenvolvimento e aprendizagem
Existe uma estreita relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, e podemos afirmar que o desenvolvimento humano depende da interação com o meio e da conseqüente aprendizagem que decorre dessa experiência.
Os teóricos da área de Psicologia do Desenvolvimento possuem concepções diferentes acerca da relação entre aprendizagem e desenvolvimento.
Piaget foi um dos teóricos que construiu, através de suas pesquisas, um amplo conhecimento acerca do desenvolvimento da inteligência. Ao longo de sua vida publicou diversos artigos e livros que apresentavam as suas descobertas acerca desse aspecto do desenvolvimento. Ele considera que o desenvolvimento do pensamento ocorrerá independentemente do aprendizado, ou seja, haverá um amadurecimento das funções mentais que possibilitaram o aprendizado de processos como a evolução da noção de mundo, causalidade física, operações lógicas concretas e abstratas que ocorrerão separadamente do aprendizado escolar.
Piaget formulou a idéia de estágios de desenvolvimento da inteligência. Segundo sua teoria, um estágio só poderia ser alcançado depois de as aquisições do anterior terem sido realizadas. Conheça os estágios formulados por ele:
sensório-motor ( 0 a 18 meses aproximadamente);
pré-operatório (18 meses a 6 anos aproximadamente);
operatório concreto ( 6 a 11 anos aproximadamente);
operatório formal (a partir de 11 anos aproximadamente).
Cada um desses estágios possui um nível de maturação que possibilita determinadas aquisições. A aprendizagem ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra. Assim, se ela está no período pré-operatório não poderá, ainda, realizar adição, porém, se estiver no período operatório concreto, esta aprendizagem já poderá ocorrer. (Ver o vídeo parte 1)
Os estudiosos da Psicologia da Gestalt possuem uma outra posição acerca da relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para autores como Koffka, um processo influencia o outro de forma mútua, assim a maturação do Sistema Nervoso Central possibilita um processo específico de aprendizagem e esta, por sua vez, impulsiona o processo de maturação. Para ele, o desenvolvimento é um processo que se constrói a partir de diversas experiências de aprendizado e, portanto, é um conjunto maior que o aprendizado.
Uma outra posição teórica é a construída por Vygotsky. Para esse autor, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início da vida da criança. Para ele, o aprendizado possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores porque cria a zona de desenvolvimento proximal. (Ver o vídeo parte 2)
Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento:
	Zona de desenvolvimento real (ZDR) 
	Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) 
	Consiste no ciclo de desenvolvimento completo, onde determinada capacidade já foi adquirida pela criança, definindo as funções mentais que já amadureceram. 
	Define as funções mentais que estão em processo de maturação, onde a criança consegue solucionar problemas com a mediação de um adulto ou de uma criança mais velha. Ele define processos que estão começando a amadurecer. 
Assim, para Vygotsky, o nível de desenvolvimento mental não é determinado apenas pelo que já amadureceu como ocorre para Piaget e sim por esses dois aspectos, a ZDR e a ZDP. Vygotsky, 1998
Um aspecto importante na teoria de Vygotsky é o papel da mediação social. Para ele é através desta mediação que a criança conseguirá aprender e conseqüentemente se desenvolver.
A mediação social ocorre na interação entre a criança e um adulto ou a criança mais velha que poderá, através de sua assistência com pistas ou pela imitação, auxiliar no desempenho da tarefa.
O aprendizado organizado cria a ZDP que, por sua vez, desperta diversos processos internos de desenvolvimento. Assim, para o desenvolvimento das funções mentais superiores existentes nos seres humanos, é fundamental que haja a aprendizagem. (Ver o vídeo parte 3)
A importância do conceito de zona de desenvolvimento proximal para a educação
No processo de ensino-aprendizagem, o professor deve intervir criando a ZDP, assim a intervenção pedagógica provoca avanços no desenvolvimento do aluno. O ensino deve se antecipar no âmbito do desenvolvimento, no qual a criança se encontra, para produzir os avanços necessários.
Ao criar a ZDP, o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão adquiridos pela criança quando o aprendizado estiver concluído.
Para que o aprendizado escolar, que possui conteúdos sociais e culturais, ocorra, é necessário que o conhecimento seja organizado e sistematizado pelo professor com quem irá interagir. E, a partir dessa interação, o aluno irá construir o conhecimento de forma ativa, atribuindo a ele significado.
A construção do conhecimento, por parte do aluno, é ativa. Ele deve selecionar as informações relevantes, organizá-las coerentemente e integrá-las a outros conhecimentos que já possua.
O ensino é então o processo de criação da zona de desenvolvimento proximal e isso ocorre através da ajuda do professor, na medida da necessidade do aluno (ajuste da ajuda). Assim, o ensino estará auxiliando o aluno no processo de construção significativa do conhecimento. Para tal, a ajuda deve considerar o que o aluno já conhece, os esquemas mentais de conhecimento que possui para se ajustar a eles e, assim, poder produzir um avanço a partir do ponto em que ele se encontra.
A importância da zona de desenvolvimento proximal para a Psicologia Escolar
O psicólogo que atua na instituição escolar lida com as questões de ensino-aprendizagem na medida em que auxilia os professores na reflexão de atividades e de ensino, sobretudo nas situações em que há dificuldade de aprendizagem.
A perspectiva de Vygotsky é considerada sociointeracionista (sócio-histórica) e constitui uma das principais influências das escolas construtivistas, ao mesmo tempo que essas escolas trabalham com a idéia básica de que o aluno constrói o conhecimento de forma ativa Piaget. O professor tem um papel importante, porque sistematiza o conhecimento e atua auxiliando a construção da zona de desenvolvimento proximal.
O psicólogo deve conhecer essas duas perspectivas que tratam da relação entre aprendizagem e desenvolvimento Piaget e Vygotsky, para poder ser um interlocutor do professor ou coordenador, quando auxiliar em planejamento de atividades ou mesmo quando for realizar uma intervenção junto aos alunos. (Ver exercício – Desenvolvimento de conceito de número)
1. Considerando o que foi visto na aula 6, assinale se as alternativas sejam verdadeiras ou falsas. ( )No processo de ensino-aprendizagem, o professor intervém criando a Zona de Desenvolvimento Real. ( )Para Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal define as funções mentais que estão em processo de maturação. ( )Para Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Real é o ciclo de desenvolvimento completo, onde determinada capacidade já foi adquirida. ( ) A Zona de Desenvolvimento Proximal é o ciclo de desenvolvimento completo que se aproxima do ideal. 
Parte superior do formulário
1)V, F, F, V 
2)F, F, V, V 
3)F, V, V, F 
4)V, V, F, F 
Parte inferior do formulário
2. Considerando a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, afirma-se: I - Para Vygotsky a aprendizagem ocorre de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo da criança. II - Para Piaget a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento cognitivo. III - O professor atua criando a Zona de Desenvolvimento Proximal e provocando avanços no desenvolvimento do aluno. Está CORRETO o que se afirma em: 
Parte superior do formulário
1)I, II e III 
2)Apenas I 
3)Apenas II 
4)Apenas III 
Parte inferior do formulário
3. Uma criança de 6 anos não sabe dar laço no cadarço de seus sapatos (amarrar os sapatos). Acerca de tal assunto, duas estagiárias de psicologia escolar conversam sobre se devem ou não ensinara criança. A estágiária "X" acredita que não adiantará ensinar e explica que ele não aprendeu porque ainda não está na etapa de desenvolvimento cognitivo para aprender tais habilidades. A estagiária "Y" afirma que adiantará ensinar e explica que é preciso expor a criança a situações de aprendizagem para que ela possa aprender e, posteriormente, se desenvolver. Com base no que aprendemos na Aula 6, assinale a alternativa que melhor explica a situação: 
Parte superior do formulário
1)A explicação da estagiária "X" se baseia na teoria de Vygotsky e a explicação da estagiária "Y" se baseia na teoria de Piaget. 
2)A explicação da estagiária "X" se baseia na teoria de Piaget e a explicação da estagiária "Y" se baseia na teoria de Vygotsky. 
3)As estagiárias "X" e "Y" estão equivocadas e não compreenderam os conteúdos da Aula 6. 
4)Enquanto a explicação da estagiária "X" está equivocada, a explicação da estagiária "Y" está correta. 
Parte inferior do formulário

Continue navegando