Buscar

ad1 matemática2 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
	Nome: Leandra Sá Muniz Barbosa
	Matrícula: 17116080085
	Polo: Miguel Pereira
Você está recebendo sua Primeira Avaliação a Distância (AD1) de Matemática na Educação 2.Ela possui 4 questões. Neste tipo de avaliação, procuramos dar prioridade aos principais aspectos metodológicos do ensino dos conceitos matemáticos trabalhados da Aula 1 à 6. Sugerimos que você volte ao livro texto e reveja os conceitos. Estes procedimentos lhe ajudarão a criar atividades, aulas e situações problema bastante criativas. Boa Sorte! 
1) Nas duas primeiras aulas da disciplina você pode estudar o uso da História da Matemática e dos conceitos matemáticos como recurso didático. 
a) (1,5 ponto) Imagine que você é o professor de Didática e vai promover um debate numa turma de formação de professores sobre a importância da história como recurso de ensino nas aulas de Matemática. Faça um roteiro com, no mínimo, 5 questões que orientem sua mediação do debate.
(Aqui esperamos que você liste os tipos de uso da História e os argumentos favoráveis a estes usos.)
Roteiro
1° O professor primeira mente deve faze uma sondagem nos alunos para saber ate aonde eles tem o conhecimento do conceito matemático.
2° Apresentar a história da matemática aos alunos, chamando a atenção para 
b) (2,5 ponto) Faça o planejamento de uma aula voltada para um dos anos iniciais do Ensino Fundamental cujo tema seja frações e que utilize aspectos históricos como recursos didáticos.
(Observação: No planejamento de uma aula, você deve definir a duração, os objetivos, os recursos mobilizados para o ensino e para a avaliação e descrever claramente a estratégia de ensino.)
Planejamento de aula
Duração: 1 dia;
Ano: 4° ano; 
Tema: Frações em escrita cuneiforme.
Material: giz de cera, papel chameguinho, papel pardo, canetinhas,
Objetivo gerais: despertar o interesse dos alunos pela matemática, mostrar que a matemática existe a muito tempo, incentivar a troca de ideias entre os alunos, desperta a curiosidade.
Objetivo especifico: estabelecer um conhecimento da escrita cuneiforme para os alunos, de modo que todos venham entender esse sistema matemático ao ponto de utiliza-los em atividades.
Desenvolvimento:
1° Fazer uma sondagem rápida com os alunos com perguntas simples, como por exemplo: quantos anos a matemática tem? Será que a população babilônica tinha conhecimento da matemática? Como deveria ser o seu sistema numérico e como eles o utilizavam?
2° Apresentar o sistema de frações cuneiforme e sua historia chamando a atenção para a forma de como os babilônios representava os números.
3° promover um debate entre os alunos questionando aspectos de como se representavam os números, no qual os números menores que 60 se expressavam por um sistema de agrupamento simples de base 10. 
Avaliação: propor aos alunos que fação registros em folhas de papel chameguinho, giz de cera, no qual eles montem situações utilizando os símbolos da fração cuneiforme. Ao final de tudo reunir todos os registro e montar um cartaz com os alunos, utilizando o papel pardo para por no mural.
2) Em muitas situações as frações correspondem a uma parte de um todo. Este todo pode ser contínuo ou discreto. O fato de lidar com o todo contínuo não é uma garantia de que o estudante vá lidar com todos discretos sem dificuldades. Do mesmo modo, a compreensão de todos discretos não assegura a compreensão de todos contínuos. Sendo assim, nesta questão você deve:
a) (0,5 ponto) Diferenciar todos contínuos de todos discretos.
Todo contínuos se refere a estruturas que ao se utilizar o método de fracionar tem o seu tamanho modificado das partes consideradas, situação que não acontece com o todo discreto, onde o inteiro se refere a objetos na qual cada parte considerada é uma quantidade de objetos.
b) (1,5 ponto) Identificar se os itens abaixo de associam a todos contínuos ou a todos discretos.
b1) ½ de uma melancia ( todo continuo ) 	
b2) ¾ dos alunos de uma turma ( todo discreto )		
b3) ½ de uma dúzia de laranjas ( todo discreto)
3) Um recurso bastante útil no ensino das frações é a representação gráfica. Ela pode ajudar o estudante a entender, por exemplo, o conceito de frações equivalentes ou os procedimentos envolvidos nas operações com frações. Tendo em vista a representação gráfica das frações:
a) (1,0 ponto) Explique com um exemplo numérico o conceito de frações equivalentes.
Fração equivalente são frações que ao serem reduzidas o seu numerador e denominador pelo mesmo numero, se tornam frações irredutíveis. Exemplo Solução: 3/15 e 4/20
 A: 3/15=3:3/15:3=1/5
B: 4/20=4:4/20:4=1/5
Sendo assim essas frações são equivalentes, pois ao serem reduzidas e ficarem ao ponto de irredutíveis, o seu resultado é o mesmo. 
b) (1,0 ponto) Explique com um exemplo numérico porque é necessário reduzir as frações a um mesmo denominador comum quando se pretende ordená-las.
É necessário reduzir as frações em mesmo denominador comum, porque desta forma fica mais fácil para organiza las em uma reta numérica.
Exemplo: 3/5, 2/3, 8/15 e 4/5
 3/5=9/15, 2/3=10/15, 8/15 e 4/5=12/15
 8/15 9/15 10/15 12/15 1
0 3/5 2/3 4/5
4) (2,0 pontos) O ensino de frações nos anos iniciais tem sido frequentemente questionado. Aqueles que o criticam afirmam que socialmente as frações são pouco utilizadas, pois há um predomínio das representações decimais (números com vírgula!) nas situações do dia a dia. Já aqueles que são favoráveis argumentam que as frações possuem aplicações sociais e, sobretudo, dentro da própria matemática. E você? Como você se posiciona em relação ao ensino de frações? Redija um texto com, no mínimo, 8 linhas, expondo o seu ponto de vista.
Sabemos que fração é comparar a medida de duas grandezas, por este motivo é necessário que se trabalhe ela em sala de aula com os alunos.
Através das frações o aluno toma conhecimento da diversas forma de representação numéricas, onde na sala de aula o numero racional e suas diferentes representações, são representados pela fração.
Em seu dia a dia o aluno utiliza a fração de forma inata, um exemplo disso é quando ele tem que dividir algo igualmente com alguém. Ele esta fracionando algo, mas sem saber que esta utilizando uma grandeza matemática. 
Para que tal grandeza venha ser compreendida, é necessário que a fração esteja presente em sala de aula. Pois assim o aluno vai poder diferenciar um todo continuo de um todo discreto, ordenar uma reta numérica, reduzi las em frações irredutíveis, etc.

Continue navegando