Buscar

Fisiologia da mastigação

Prévia do material em texto

Fisiologia da mastigação
Mastigação Típica
É a bilateral, ela pode ser simultânea ou alternada, com movimentos verticais e de rotação de mandíbula. Cada dente possui uma função diferente, o que facilita todo o processo de digestão.
Riscos de uma mastigação atípica
Leva a um menor aproveitamento dos nutrientes, engasgos por engolir os alimentos inteiros ou mal triturados e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, problemas na articulação temporomandibular, flacidez nos músculos da face.
Riscos de uma deglutição atípica
Má oclusão dos dentes, problemas com a fala, maior incidência de rinite, amigdalite, queda da produção de saliva, aumento dos riscos de desenvolvimento de doenças infecciosas na cavidade oral.
Deglutição infantil
A deglutição no recém-nascido ele deve impulsionar a língua para frente para criar um fechamento e conseguir realizar a pressão necessária para deglutir. Assim, na deglutição normal infantil a língua estará empurrando os rebordos das gengivas e os lábios.
Deglutição adulto
Dentes em oclusão, mandíbula estabilizada pelas contrações dos músculos elevadores da mandíbula. Terço anterior da língua se coloca acima e atrás dos dentes incisivos superiores, no palato; - Contração mínima dos lábios durante a deglutição madura.
Fatores que interferem negativamente na mastigação
· Lentidão para comer;
· Dificuldade para mastigar determinados alimentos;
· Dores de dente ou de cabeça constantes;
· Dores de estômago e outros problemas como azia, gases e refluxo;
· Engasgos recorrentes;
· Dificuldade para respirar, entre outras.
Fontes:
https://www.slideshare.net/CristianaGomes/aparelho-digestivo-34ano/2
https://treinamento24.com/library/lecture/read/183187-quais-os-riscos-de-uma-mastigacao-atipica
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjt9Ln_iuHyAhX7pZUCHYaaDcIQFnoECBIQAw&url=https%3A%2F%2Frepositorio.uniube.br%2Fbitstream%2F123456789%2F830%2F1%2FDEGLUTI%25C3%2587%25C3%2583O%2520AT%25C3%258DPICA.pdf&usg=AOvVaw23uYYXRfI7bjV59FVCx4tl
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fonoaudiologia/degluticao/25581
https://inmedi.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Sem-t%C3%ADtulo.png
Alimentação e Glicemia
O que é diabetes tipo 2
Causado pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente.
Relação entre a alimentação, glicemia e carboidratos
Níveis de glicemia saturam rapidamente as células e a glicose excedente é transportada ao fígado, onde é convertido em gordura. Além do mais, grandes quantidades de glicose afetam a metabolização de outros nutrientes, já que a metabolização de carboidratos é sempre a prioridade do organismo.
Resposta da insulina pós-alimentação com o diabetes mellitus tipo 2
A insulina provoca diminuição da concentração sanguínea de glicose, limitando o aumento sanguíneo desta após a ingestão de carboidratos. O resultado da ação hipoglicemiante da insulina são respostas que estimulam a oxidação da glicose e inibem a gliconeogênese.
Alimentação fracionada e escolha da alimentação
Fracionar a alimentação ajuda a manter o nível glicêmico estável durante o dia evitando picos de glicose, é recomendado fazer em torno de 5 refeições no dia em pequenas quantidades. O ideal é controlar a quantidade de carboidratos e outras fontes de açúcar. Dê preferencias para fibras, alimentos integrais, verduras, legumes e frutas.
Hipoglicemia: O que fazer?
Também chamada de glicose baixa, ocorre quando os níveis de açúcar estão muito baixos, sendo considerado hipoglicemia quando os níveis de glicose estão abaixo de 70mg/dL, surgindo o aparecimento de alguns sintomas como tonturas, náuseas, confusão metal, palpitações e desmaio. Assim que for identificada deve ser tratada imediatamente com a ingestão de carboidratos, como sucos ou doces.
Fontes:
https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-diabetes-tipo-2/
https://www.freeletics.com/pt/blog/posts/carboidratos-glicemia-e-insulina-qual-a-ligacao/
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjO6v_YqOHyAhVqrpUCHdtDDWgQFnoECAkQAw&url=http%3A%2F%2Fwww.seduc.ro.gov.br%2Feducacaofisica%2Fimages%2FCONGRESSO_ED_FIS%2FTexto_sobre_indice_glicemico.pdf&usg=AOvVaw1yYyto-0jIVtxQnCRVpiXr
https://www.tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemia/

Continue navegando