Buscar

Atividade 1 Educação & Sexualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Educação & Sexualidade
As representações de gênero e de sexualidade constituem homens e mulheres. Nessa perspectiva, não cabe perguntar se uma representação “corresponde” ou não ao real, mas o importante é observar como elas produzem sentidos e quais os efeitos que tais representações estabelecem sobre os sujeitos, ou seja, como eles e elas constroem o “real”. A partir de diferentes discursos e por meio de inúmeros artefatos culturais, as representações são acionadas e reiteradas. Tais representações são constantemente praticadas no ambiente escolar com base nas identidades de gênero e em sexualidades dissidentes. Assim, de que forma devemos (na qualidade de docentes e discentes) articular as diferenças e as interseções entre as identidades de gênero e as sexualidades no ambiente escolar?
A escola é extremamente importante na construção do real para uma criança, pois é ali que esta aprenderá sobre o trabalho em grupo, regras e terá a sua interação social (além do seu lar). A escola tem um papel importante na vida da criança, possibilitando que está possa ver o mundo além daquilo que é ensinado no meio familiar. Então é de extrema importância que a escola seja um local de liberdade de expressão para que estes alunos possam se desenvolver mais livres e reconhecendo a si mesmo, por isso a escola precisa ser um lugar a onde este aluno se sinta seguro. 
A coordenação e professores devem realizar um trabalho em conjunto para estimular o debate sobre questões de gênero e identidade com os alunos, num espaço onde eles se sinto seguros e livres para falar sobre, já que muitos alunos não possuem um diálogo nos seus lares. Trabalhando com os alunos sobre a desmitificação de tabus, uma conversa onde os alunos possam sem protagonistas da conversa, tirando dúvidas e aprendendo mais sobre si e o outro. 
É de extrema importância a realização de rodas de conversas, pesquisas, trabalhos para que este assunto se torne mais leve e que o aluno se sinta seguro para conversar. Cabe a escola proporcionar este espaço livre e seguro para abordar o tema. Pois, assim os alunos poderão entender que: ser diferente é normal e que todos merecem amor e respeito.

Continue navegando