Buscar

Atividade I EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade I EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
As representações de gênero e de sexualidade constituem homens e mulheres. Nessa perspectiva, não cabe perguntar se uma representação “corresponde” ou não ao real, mas o importante é observar como elas produzem sentidos e quais os efeitos que tais representações estabelecem sobre os sujeitos, ou seja, como eles e elas constroem o “real”. A partir de diferentes discursos e por meio de inúmeros artefatos culturais, as representações são acionadas e reiteradas. Tais representações são constantemente praticadas no ambiente escolar com base nas identidades de gênero e em sexualidades dissidentes. Assim, de que forma devemos (na qualidade de docentes e discentes) articular as diferenças e as interseções entre as identidades de gênero e as sexualidades no ambiente escolar?
R: A escola é o primeiro contato de muitas crianças com a sociedade, a primeira exposição a regras, grupos e como funciona a interação social, por isso é muito importante que seja um lugar onde todos possam se expressar livremente para que possam crescer grande adulto, mais livre, sem os traumas normalmente infligidos nas instituições de ensino.
 Professores e coordenadores de ensino devem incentivar os alunos a discutir questões de identidade e diferenças de gênero e criar um espaço seguro onde todos possam falar abertamente.
 Por meio de uma metodologia participativa e protagoniza, tabus e dúvidas sobre o tema são desvendados, atividades em grupo são iluminadas e questionamentos de si e dos outros. Existem inúmeras formas de mostrar que todos devem respeitar as diferenças, e ser diferente não é ruim porque no fundo ninguém é igual a ninguém.

Continue navegando