Buscar

Estratégias de manutenção N1

Prévia do material em texto

A ausência de estratégias de manutenção pode causar danos irreversíveis aos ativos da empresa, assim como também, perdas de matéria-prima, problemas de qualidade no produto, baixa eficiência do sistema produtivo e consequentemente, perda de mercado. Problemas semelhantes a esses estão sendo enfrentados pela empresa de saneamento em questão, desse modo, é indispensável que sejam adotadas ferramentas eficazes de mnautenção para reverter esse quadro.
Como encarregada de manutenção, para resolver a anomalia recorrente no sistema de captação, onde existem 3 bombas manuais, necessitando operador se locomover 15KM para acioná-las, recomendaria a instalação de um sistema automatizado. Esse sistema irá permitir que as bombas sejam acionadas automaticamente quando necessário. Deve contar com sensores de níveis nos reservatórios intertravados com as bombas, eliminando a necessidade de locomoção do operador e permitindo a operacionalidade remota, através de um supervisório na sala de controle na estação de tratamento. A mesma estratégia pode ser aplicada para o sistema de dosagem, que possui também, operação manual, sujeita a falhas e erros frequentes.
Além disso, os técnicos de manutenção devem realizar manutenção preventiva e preditiva nas bombas, mesmo a reserva, afim de mitigar falhas/paradas inesperadas que provocam indisponibilidade do sistema produtivo. Essas manutenções também irão elevar a confiabilidade do equipamento, garantindo uma maior eficiência em seu funcionamento.
Para o sitema automatizado das comportas e válvulas das unidades de sedmentação, se faz, necessário garantir backups periódicos dos programas de automação e manutenção corretiva, substituindo componentes em falhas que podem comprometer a operacionalidade do sistema. Além disso, esse sistema deve ser adaptado para operar manualmente, o que irá garantir a execução das manutenções e limpezas em caso de novas falhas, evitando impactos na qualidade do tratamento da água.
Visando a construção da confiabilidade de manutenção dos equipamentos da empresa, recomendaria mais as seguintes medidas:
· Recuperação das condições básicas dos equipamentos: limpeza técnica e inspeção, levantamento de passivos de manutenção e construção de um backlog de manutenção corretiva com prazos para solução bem definidos.
· Treinamento de manutenção para toda equipe operacional e técnica. 
· Implantação de planos de manutenção preventiva/preditiva (RCM) com base na deterioração natural dos componentes e seguindo recomendações do fabricante de cada equipamento. Esses planos devem ser criados com procedimentos padronizados de liguagem direta, porém, técnica explicando passo-a-passo do que fazer, quando e como. Os procedimentos de manutenção devem ser construídos conciliando experiência dos técnicos, histórico de falhas do equipamento e informações dos manuais.
A gestão estratégica da manutenção envolve o conhecimento integrado da empresa, de cada setor e cada equipamento, decidindo onde, quando e por que aplicar cada tipo de manutenção. Todos os envolvidos devem conhecer e estar comprometidos com as medidas a serem tomadas, isso garantirá a evolução da empresa e a retomada de sua competitividade mediante o mercado.

Continue navegando