Buscar

Hipertrofia de adenoide e Polipose Nasal

Prévia do material em texto

Hipertrofia de adenoide 
As adenoides são tecidos linfoides que ficam no teto da rinofaringe. Elas sofrem estímulos para crescerem até os 7-8 anos de idade, depois elas começam a regredir. A hipertrofia de adenoide é uma alteração que ocorre principalmente em crianças, mas pode ocorrer em adultos também, e nesse caso deve-se suspeitar de imunodeficiência adquirida ou de tumores de linhagem linfoide. 
Crianças com hipertrofia de adenoide podem ter roncos e apneia do sono, associados a rinorreia frequente e constante. O diagnóstico é feito com anamnese e nasofibroscopia (ou radiografia de cavum em crianças que não colaboram para a realização de nasofibroscopia). Devem ser removidas cirurgicamente. 
Polipose nasal
Antes de definir a polipose nasal, é importante definir o que são os pólipos. Pólipos nasais são o resultado final de um processo inflamatório crônico com etiologia multifatorial, portanto ele não é uma doença e, sim, a manifestação nasal de várias doenças. A polipose nasal, é então uma doença inflamatória crônica da mucosa nasal e seios paranasais, em que se formam pólipos benignos, múltiplos e bilaterais, que se originam como protuberâncias pedunculares e edematosas. Eles geralmente são moles, brilhantes, móveis, com coloração levemente acizentada ou rosada, tem a superfície lisa, indolor à palpação e de aspecto translúcido. 
O quadro clínico é caracterizado por obstrução nasal, hiposmia, cefaleia e secreção mucoide. Possuem um inicio insidioso e evolução lenta. Podem ser identificados na rinoscopia anterior e na endoscopia nasal. Além disso, a fim de complementar o diagnóstico é possível solicitar uma tomografia computadorizada da face. O tratamento pode ser clinico ou cirúrgico. Na terapia clinica, usa-se corticoides tópicos e sistêmicos, anti-histaminicos, antileucotrienos, antifúngicos tópicos e macrolideos. 
REFERÊNCIAS
MARTINS, M.A. et al. Clínica médica: doenças dos olhos, doenças dos ouvidos, nariz e garganta, neurologia, transtornos mentais. – 2. ed.v.6. – Barueri, SP: Manole, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520447765/cfi/3!/4/4@0.00:43.9

Continue navegando

Outros materiais