Buscar

Punção da Subclávia- Resumo

Prévia do material em texto

ÁGATA BEOLCHI
Punção da Subclávia- resumo
Antes de realizar o acesso venoso central é necessário conversar com o paciente, revisar indicação, revisar exames laboratoriais e checar o posicionamento para definição do sítio. Já definido o sítio e o paciente ciente do procedimento que irá acontecer, algumas vezes o paciente estará inconsciente. 
Já estando com o sítio definido se preparar para realização do procedimento sendo necessária a paramentação cirúrgica:
· Lavar as mãos
· Colocar luva estéril
· Colocar capote
· Colocar óculos de proteção 
· Colocar touca
Antes de realizar o procedimento você solicita o material e coloque disposto na mesa para que fique organizado na ordem do que irá realizar no procedimento.
Você irá colocar:
· Lâmina de bisturi 
· Pinça para sutura
· Tesoura para cortar o fio
· Antissepsia
· Anestesia local
· Seringa e agulha de punção
· Fio guia
· Cateter de dilatação
· Cateter de punção venosa
O ponto fundamental da antissepsia é preparar dois campos, como o campo de subclávia e o campo de jugular, depois de realizada a antissepsia fazer a anestesia local.
Na anestesia de jugular muitas vezes ocorre de fazer punção com a própria agulha de anestesia, quando isso acontecer você irá usar a técnica da agulha, que consiste em manter a agulha naquele sítio e a partir dessa punção, rente a punção da anestesia você faria a punção venosa profunda, essa técnica é como se estivesse utilizando um guia, mas é necessário cuidado para não gerar um vício, porque às vezes essa punção vai causar um hematoma.
Depois da anestesia é necessário cuidado com a punção, o beasel sempre possui orientação longitudinal.
· Punção de jugular- beasel para cima
· Punção de femoral- beasel para cima
· Punção de subclávia- beasel em direção aos pés
A agulha será inserida por baixo da clavícula entrando no terço médio. Depois de executada a punção a agulha será fixada.
Para facilitar na execução do procedimento colocar o material a sua direita ou em cima do paciente se estiver com o campo favorável.
Depois de desconectar da agulha passar o guia, sendo feita de forma gradual ou tudo de uma vez, o guia é passado até a terceira marca.
Terminado de passar o fio guia apoiar a gaze na agulha e  retirar a agulha do sítio de punção e mantendo pressionado o local, depois pegará o dilatador e encaixará o fio guia no dilatador, porém se não conseguir inserir o dilatador não forçar pois irá entortar o fio guia, então com a lâmina de bisturi você irá realizar um corte na pele subcutânea e depois retira o dilatador. 
Com a mão esquerda no guia você irá puxar o dilatador com a mão direita mantendo sempre o guia estável. Com o auxílio do guia irá inserindo o cateter, a mão esquerda ficará no guia e a mão direita no cateter, depois de inserir você irá retirar o fio guia e enrolará para não contaminar.

Continue navegando