Buscar

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia 01

Prévia do material em texto

Prova de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Segundo Leite (2003, p. 45), o livro didático se caracteriza como “um material impresso que, baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do conhecimento e é específico para cada nível de ensino”. Normalmente, apresenta os conceitos de forma sistemática e propõe atividades para que, passo a passo, o educando possa desenvolver habilidades cognitivas. Conforme trecho acima, o que é preciso para que um livro didático de geografia cumpra suas funções? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
A - A capacidade de interpretação da representação artesanal.
B - Atender requisitos pedagógicos e didáticos.
C - Conceitos construídos na alfabetização fotográfica.
D - Forma de instigar o diálogo entre professor e educandos, pois pode ilustrar as explicações do professor e despertar a curiosidade.
E - Identificações e comparações de magnitudes históricas.
Questão 2 de 10
Sobre as origens das dificuldades com que se deparam os professores recém-formados na sociedade do conhecimento, Fonseca tece a seguinte consideração:[...] a postura de perplexidade dos recém-formados diante da complexidade da educação escolar é atual e não exclusiva da área de história. É resultado da concepção de formação docente, consagrada na literatura da área como modelo de racionalidade técnica e científica ou aplicacionista (2005, p. 62). As ideias do autor Fonseca, reproduzidas acima propõe uma reflexão sobre:
A - Denominações de pesquisadores e pensadores da sociedade pós-industrial.
B - Filosofia de alguns educadores da Idade Média.
C - Formação que capacita e instrumentaliza para uma reflexão sistemática.
D - Modelo de formação que privilegia a teoria, com pouca formação teórico-prática.
E - Transição do capitalismo industrial para um capitalismo pós-industrial.
Questão 3 de 10
No decorrer do processo de ensino e aprendizagem, é necessário possibilitar aos alunos diversas situações em que possam “mostrar” o domínio sobre os conceitos apropriados e as habilidades desenvolvidas, a relação entre o senso comum (saber prévio) e o conceito científico. É imprescindível que o professor tenha em mente que esse processo ocorre de forma e tempos diferentes para cada educando. A avaliação tem por objetivo de fornecer indicadores do desenvolvimento de cada educando. Sua função não o hierarquiza com atribuição de nota, mas, sim, possibilita a ele, respeitando sua forma de aprender, a apropriação de conceitos, e ao professor refletir sobre sua ação docente, como aquele que cria condições de aprendizagem estimulantes e desafiadoras. Diante desses critérios, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda quanto aos critérios de avaliação dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aqueles indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia:
I. Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente;
II. Reconhecer e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens;
III. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples;
IV. Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de reconhecer e comparar os modos e as razões que levam diferentes grupos sociais, inclusive o seu próprio, a produzir conhecimentos técnicos e tecnológicos, sendo capaz de discernir benefícios e prejuízos por eles causados, localizar alguns lugares e sujeitos que deles podem dispor.
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando sabe utilizar elementos da linguagem cartográfica como um sistema de representação que possui convenções e funções específicas, tais como: cor, símbolos, relações de direção e orientação, função de representar o espaço e suas características, delimitar as relações de vizinhança;
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de distinguir, por meio da observação e da descrição, alguns aspectos naturais e culturais da paisagem, percebendo nela elementos que expressam a multiplicidade de tempos e espaços que a compõe;
( ) Com esse critério, avalia-se se o educando é capaz de conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
Está correta:
A - 1, 2, 3, 4.
B - 2, 1, 4, 3.
C - 3, 1, 4, 2.
D - 4, 3, 1, 2.
E - 4, 3, 2, 1.
Questão 4 de 10
Pode-se dizer que as ideias geográficas são inerentes ao próprio ser humano. Isso se evidencia quando analisamos as ações dos povos da Pré-História, pois embora com técnicas rudimentares e alterações pouco expressivas no meio onde viviam, já aplicavam determinados conhecimentos de cunho geográfico. Assim, ao buscar abrigo em cavernas, áreas propícias à caça e à pesca, esses conhecimentos desenvolvidos nas atividades diárias sobre aspectos do meio circundante foram se acumulando, o que permitiu ampliar as áreas de domínio e de adaptação da natureza de forma a atender às necessidades e interesses. Diante do exposto, analise as alternativas que melhor se relacionam com a origem da geografia:
Essas origens estão relacionadas ao homem primitivo.
A ampliação do domínio técnico.
A expansão das áreas de atuação na superfície terrestre.
A expansão das áreas do conhecimento da matemática.
Assinale a alternativa correta:
A - Todas as alternativas são falsas.
B - Todas as alternativas são corretas.
C - Apenas I, II e III estão corretas.
D - Apenas IV está correta.
E - Apenas II e IV estão corretas.
Questão 5 de 10
Para o planejamento de perguntas para investigar os conhecimentos prévios dos alunos, uma vez definida a temática, é necessário criar um instrumento para que os alunos expressem suas ideias históricas prévias. Esse instrumento pode ser em forma de questões que devem estar relacionadas à importância dos objetivos do ensino, possibilitando ao professor conhecer as ideias prévias dos alunos, relacionadas com a temática a ser trabalhada. Se essas perguntas não estiverem relacionadas aos objetivos específicos do ensino, permitirão respostas divagantes, dificultando o trabalho do professor, bem como podem tornar-se contraproducentes. Conforme texto acima, a investigação dos conhecimentos prévios também pode dispor de outros instrumentos, como: _____________________________________________ Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia acima.
A - A continuação do processo de ensino de história e dos resultados.
B - A diversidade de experiências curriculares que a disciplina de história fornece na educação básica.
C - As diretrizes curriculares estaduais, municipais ou locais.
D - As ideias históricas, prévias, o planejamento normal de aulas, a forma e a qualidade da intervenção pedagógica, à avaliação.
E - Os desenhos, análise de uma estória em quadrinhos ou de pequenos textos.
Questão 6 de 10
A compreensão do processo de transformação da “natureza bruta” em natureza transformada, bem como o domínio técnico das sociedades na construção e transformação do espaço geográfico, pressupõe adotar como base os conceitos de análise: o lugar, a paisagem, o território e a região. Diante do exposto, relacione as colunas de acordo com cada um dos conceitos com suas principais características, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
(1) Região;
(2) Lugar;
(3) Território;
(4) Paisagem;
(_) Pode ser definido como o espaço onde se estabelecem relações de poder, e pode abranger as mais diferentes escalas.
(_) Esse conceito de região foi aplicado com o objetivo de individualizar uma determinada área da superfície terrestre em relação às demais, tendo como referência seus aspectos naturais.
(_) Esse conceito se limitavaà unidade visível ou perceptível de um lugar. Inicialmente, a paisagem era definida como o resultado da interação harmoniosa entre seus elementos naturais e os seres humanos.
(_) Esse conceito relaciona-se a determinados espaços com os quais as pessoas estão familiarizadas e possuem laços afetivos e subjetivos que passam a ter significado para elas em função de valores culturais, naturais, econômicos e sociais.
A sequência correta é:
A - 1, 2,4,3;
B - 2,3,1,4;
C - 3,1,4,2;
D - 3,2,4,1.
E - 4,2,1,3;
Questão 7 de 10
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
A - Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas.
B - Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade.
C - Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
D - Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica.
E - Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história.
Questão 8 de 10
Ao longo da história, os saberes geográficos apresentaram significativa importância e estavam dispersos em diversas obras. A partir do século XIX, eles foram sistematizados com os trabalhos dos geógrafos alemães, tornando a geografia uma ciência autônoma. Essa descrição apresenta características marcantes de quais geógrafos?
A - Yves Lacoste e Tuan
B - Ratóstenes e Paul Vidal
C - Karl Ritter e Yves Lacoste
D - Cavalcanti e Vecentini
E - Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter
Questão 9 de 10
No decorrer dos processos de ensino e aprendizagem de geografia no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante diagnosticar a apropriação de conceitos por parte do aluno e, ao mesmo tempo, analisar a prática pedagógica do professor, tendo em vista verificar se os objetivos pedagógicos estão sendo alcançados. Considerando essa perspectiva, para que o professor possa diagnosticar aspectos de sua prática pedagógica e o educando verificar seu desempenho quanto à apropriação de conceitos, a avaliação precisa ser concebida como um processo contínuo durante todo o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem destacam-se no processo de avaliação, basicamente, duas funções: classificação e diagnóstico. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Ao optar pela função da avaliação como classificação, desenvolve-se nesse processo a hierarquização dos educandos, uma vez que há uma significativa preocupação com as notas ou conceitos a eles atribuídos. Isso acaba classificando-os como “mais fortes” ou “mais fracos”.
PORQUE
O fracasso ou sucesso escolar são considerados em uma dimensão individual, não tratada como expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola.
A - A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
B - A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.
C - A segunda é verdadeira e não complementa a primeira alternativa.
D - As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
E - As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Questão 10 de 10
A utilização de recursos tecnológicos, como instrumentos positivos no processo de ensino e aprendizagem de geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, requer algumas reflexões a respeito, de forma que não se resuma ao simples “uso pelo uso” dos recursos didáticos e tecnológicos. Nessa perspectiva, é necessário considerar a discussão sobre o conceito de tecnologia, pois, embora ocorra de uma forma geral uma associação entre o rádio, a televisão, o computador, por exemplo em especial os aparelhos de invenção e lançamento mais recentes, como se fossem sinônimos de tecnologia, cientificamente “falando”, eles não o são. De acordo com Vargas (1994), a tecnologia pode ser definida como “um saber fazer baseado em teoria e experimentação científica”. Em relação a essa temática, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F em que Gama (1986) aponta o que não é tecnologia:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )É um processo que tem continuidade, que passa por modificações e aperfeiçoamentos. E desse processo resultam, então, os recursos tecnológicos.
( )A tecnologia não é um conjunto de técnicas ou de todas as técnicas, e nem é uma sofisticação da técnica.
( )A tecnologia não é a maneira como os homens fazem as coisas porque, em primeiro lugar, não se distingue técnica de tecnologia e, em segundo, há muitas coisas que os homens fazem que são técnicas.
( )A tecnologia não é o conjunto de ferramentas, máquinas, aparelhos ou dispositivos quer mecânicos, quer eletrônicos, quer manuais ou automáticos.
( )Algumas publicações especializadas classificam tecnologia sendo tudo aquilo que uma empresa introduz, independente se existe ou não no mercado.
A sequência correta é:
A - V, V, V, V, V
B - F, F, F, F, F
C - V, F, F, F, V
D - F, V, V, V, F
E - V, V, F, F, V