Buscar

Tics semana 14 - Paratormônio

Prévia do material em texto

TICS 14 – 
1-Quais os efeitos do Paratormônio, Calcitriol e Calcitonina na atividade osteoblástica, osteoclástica e na absorção do cálcio, respectivamente?
	
	Osteoblástica
	Osteoclástica
	Absorção Cálcio
	Paratormônio
	Na fase rápida do efeito do PTH, antes que seja possível o desenvolvimento de novas células, provoca a remoção óssea das proximidades dos osteócitos e nas adjacências dos osteoblastos da superfície óssea. Em geral, não se considera que osteócitos e osteoblastos atuem na reabsorção óssea. Portanto, esse hormônio atua ativando a bomba de cálcio dos osteócitos e osteoclastos, induzindo a rápida remoção de fosfato de cálcio.
	Atuam na fase lenta, ativação de osteoclastos pelo PTH. A ativação ocorre em duas fases: ativação imediata dos osteoclastos já ativados e formação de novos osteoclastos. Alguns dias de ação de PTH pode atuar durante meses sobre o desenvolvimento osteoclástico. Meses de excesso de PTH ao enfraquecimento do sistema ósseo e estimulação secundária de osteoblastos na tentativa de correção.
	O PTH aumenta a absorção de cálcio e de fosfato a partir do osso e diminui a excreção de cálcio pelos rins. O platô de cálcio iônico no sangue se dá após 4 horas, conforme gráfico anexado. As alterações ocorrem em duas fases: fase rápida (osteócitos já existentes) e fase lenta (proliferação osteoclástica).
	Calcitriol
	Conforme Ginani (2011) níveis adequados de VitD e seu metabolismo são importantes em vários aspectos para a saúde óssea do esqueleto, tendo em vista que já foi comprovado que otimiza tanto a diferenciação osteoblástica quanto a mi-neralização óssea.
	A administração de quantidades extremas provoca a absorção óssea pelos osteoclastos. O mecanismo ainda não é bem conhecido, mas acredita-se que seja resultado do aumento do transporte de cálcio pelas membranas celulares.
	calcitriol, que consiste na forma ativa da vitamina D. O calcitriol, também conhecido como 1,25-di-hidroxivitamina D3, aumenta a taxa de absorção sanguínea de Ca2+, HPO42– e Mg2+ no sistema digestório. Esse efeito ocorre, em grande parte por meio da formação de calbindina, proteína ligante de cálcio, nas células epiteliais intestinais.
	Calcitonina
	Como a reação osteoclástica reduz, secundariamente, a ação osteoblástica, ocorre a redução do número de osteoblastos. Por essa razão, o resultado definitivo da calcitonina é a redução da atividade osteoclástica e osteoblástica. 
	O efeito imediato consiste na redução das atividades absortivas dos osteoclastos e possivelmente do efeito osteolítico da membrana osteocítica por todo o osso, desviando o balanço em favor da deposição de cálcio. Outro efeito mais prolongado consiste na diminuição da formação de novos osteoclastos.
	O aumento da concentração plasmática de cálcio é o principal estímulo para a secreção de calcitonina, que tem como efeito diminuir a reabsorção de cálcio dos ossos. Todavia, esse efeito é transitório, durando apenas algumas horas ou dias.
Figura 1. Concentração de Cálcio e Fosfato no sangue pela ação do PTH (Hall, 2011).
REFERÊNCIAS
GINANI, Fernanda; BARBOZA, Carlos Augusto Galvão. Influência da vitamina D na atividade osteoclástica em um modelo de cultura de órgãos ósseos. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 47, n. 6, p. 619-623, 2011.
HALL, John E. Guyton y Hall. Tratado de fisiología médica. Elsevier Health Sciences, 2011.
TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano-: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed Editora, 2016.

Continue navegando