Buscar

bio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento físico 
Meninas aos 7 anos 1,26 de altura e 25,6 kg Meninos aos 7 anos 1,25 de altura e 25,5 kg Meninas aos 8 anos 1,30 de altura e 28,1 kg
Meninos aos 8 anos 1,30 de altura e 29,0 kg
*50% das crianças em cada categoria estão acima desse nível de altura ou peso e 50% estão abaixo dele.
Fonte: Papalia e Feldman (2013, p. 317). 
Aspectos hormonais
 Aos 7 ou 8 anos, o andrógeno adrenal começa a ser secretado em grandes quantidades – o primeiro sinal das mudanças da puberdade (Rosenthal e Gitelman, 2002). 
 Habilidades na fase 
 Conseguem equilibrar-se em um pé sem olhar. Conseguem equilibrar-se andando em uma barra de 5 centímetros de largura. Conseguem pular sobre um só pé e saltar com precisão dentro de pequenos quadrados. Conseguem executar com facilidade qualquer exercício de saltos. 
Fonte: Papalia e Feldman (2013, p. 314).
 
 Desenvolvimento linguístico Pode lembrar frases gramaticais em vez de grupos de palavras e pode fazer associações de palavras gramaticalmente coerentes. 
 Aquisição de comportamento 
 A qualidade dos relacionamentos da criança com o grupo de iguais e com os pais parece se basear, em parte, em um entendimento cognitivo básico de reciprocidade e tomada de perspectiva. A criança agora compreende que os outros a entendem tanto quanto ela os entende. Crianças de 7 ou 8 anos dirão de seus amigos que eles “confiam uns nos outros”, A Criança em Desenvolvimento, 12ª edição
BEE, Helen; BOYD, Denise
Marcos motores
O aumento da maturação resulta, “entre os 7 e 8 anos, em um cérebro fortemente interligado” (Kagan & Herschkowitz, 2005, p. 220). Essas ligações são importantes para as atividades complexas que as crianças devem dominar e que requerem “coordenação harmoniosa de um grande número de neurônios” (Stern, 2013, p. 577). Um exemplo é aprender a ler, talvez a realização intelectual mais importante da criança em idade escolar. A leitura não é instintiva. Nossos antepassados nunca leram e, há poucos séculos, esperava-se que apenas alguns escrivães e estudiosos entendessem aquelas marcas em papel. Consequentemente, o cérebro não possui áreas dedicadas à leitura do mesmo modo que possui para o falar e o gesticular (Gabrieli, 2009). O Desenvolvimento da Pessoa - Do Nascimento à Terceira Idade, 9ª edição
BERGER, Kathleen Stassen 
 A Mente dos 7 a 8 anos
Publicado em 15/06/2014 por Marilena Teixeira Netto
Nesta fase, a criança ainda não está pronta para pensar sobre hipóteses. Portanto, é comum a mãe dizer: “Não faça isso ou vai acontecer tal coisa”. É difícil para ela entender, e muito comum, a situação acabar com a famosa frase: “Eu não disse?”
 Refira o passado para dar os exemplos, lembrando-a do que aconteceu anteriormente. Pensar sobre o passado é mais fácil para a criança.
 Nessa idade que muitos querem saber como se faz os bebês. É uma fase em que a maioria dos meninos é rebelde com o asseio. É melhor fazer uma triagem e ver o que realmente é importante. Se não querem pentear os cabelos deixe-os, assim, de vez em quando. Escovar os dentes, não há escolha.
 É necessário que os pais escovem os dentes dos filhos até os 7 anos. Pois até essa idade não há uma musculatura fina bem desenvolvida. Deixá-los por conta própria nessa tarefa, e depois “cobrar” uma perfeição é inadequado e injusto para com eles. Não imaginam como poderão fazer melhor.
 Como é uma fase de grande motricidade, geralmente, é confundido com hiperatividade.
 Se sangram, acham que vão morrer e ficam assustados. Estão, simplesmente, mais sensíveis. Geralmente já dormem sozinhos há muito tempo. Trata-se apenas, de uma fase mais sensível aos acontecimentos. Com isso podem aparecer os medos. Isso acontece porque a criança tem maior entendimento do que se passa ao redor. Esse medo pode acontecer em formas de não querer mais dormir sozinho, ou querer dormir com a luz acesa, ou medo de ficar sozinho no quarto, e assim por diante. Trata-se de uma fase que irá passar rapidamente se houver apoio dos pais.
 Essa é a fase de identificação sexual . As meninas copiam as mães e os meninos copiam os pais. Manter as roupas em ordem é muito difícil para eles, São instáveis, passam um mês fazendo determinada atividade, logo se cansam e já querem outra. Essa variedade de esportes e atividades é importante para diversificarem. É uma fase em que as informações são tão diversas e a vontade de viver e fazer coisas diferentes é tão intensa que, não querem dormir cedo. O sono seria uma perda de tempo. 
 
Desenvolvimento psicossocial
 A criança fica mais disposta a seguir os desejos dos pais quando identifica que eles estão sendo justos, que se preocupam com seu bem-estar e que “sabem das coisas” porque tem experiência. Ajuda quando os pais tentam reconhecer o amadurecimento do discernimento do filho e assumem um posicionamento rígido apenas em questões importantes (Maccoby, 1984, 1992) Depois dos 7 anos, a maioria das crianças fica menos agressiva à medida que vai deixando de ser egocêntrica e passa a ser mais empática e cooperativa, e se comunica melhor. Agora a criança consegue se colocar no lugar do outro, compreender os motivos da outra pessoa e encontrar maneiras positivas de se impor.
O Desenvolvimento da Criança: Do Nascimento à Adolescência
MARTORELL, Gabriela

Outros materiais