Buscar

Prévia do material em texto

INSERIR IMAGEM
uniasselvi.com.br
A reinvenção docente em tempos de isolamento social
MARIA APARECIDA PINHEIRO ¹
 GEZIANE PRISCILA PINHEIRO DOS SANTOS² 
 
A reinvenção docente em tempos de isolamento social
Sobretudo na educação básica, seja na rede pública ou privada, as chances de sucesso deste modelo pedagógico dentre os alunos tem se apresentado muito insipientes. Isto se dá em decorrência de muitos fatores: muitos alunos não possuem acesso aos recursos tecnológicos, estando assim privados de participar das aulas e da realização das atividades, muitas famílias não oferecem o suporte adequado para que o aluno possa dedicar-se aos estudos remotos, o abalo psicológico dos estudantes, a falta de alimentação adequada durante esse período e demais fatores que influem diretamente no rendimento escolar.
REINVENÇÃO
Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Covid-19, o Home Office tem se apresentado como uma opção viável para diversos grupos de profissionais em decorrência das recomendações de isolamento social, inclusive para os professores, atuantes na educação básica ou no ensino técnico e superior. Diante da crise que nos assola, os docentes têm sido convidados a se reinventar em sua profissão, sempre devendo portar novas metodologias que se adequem aos formatos online de suas aulas.
Os fatores elencados revelam uma pequena parte da complexa realidade dos estudantes – principalmente de baixa renda – no nosso país. Atentando para essa gritante realidade, muitos debates têm sido firmados, revelando a necessidade de consolidação de um modelo educacional capaz de contemplar a todos os indivíduos, sem distinção de raça, gênero, idade ou classe social. De fato, há que se ressaltar a importância destas iniciativas, uma vez que a construção de uma educação plural deve ser o cerne das discussões e propostas educacionais.  No entanto, para além das dificuldades dos estudantes, temos atentado para um grupo de profissionais que vêm igualmente sofrendo com a nova realidade imposta pela pandemia: os professores. A necessidade da consolidação de debates e propostas que contemplem a classe docente torna-se cada vez mais evidente.
INSERIR IMAGEM
Os professores tem sentido que a rotina de ensino e pesquisa nesses novos moldes têm se apresentado como um processo solitário e, por vezes, sufocante. Nos damos conta de tais revelações a partir de depoimentos nas redes sociais, matérias de jornais, blogs e diálogos virtuais, evidenciando-nos as dificuldades sentidas nesse tempo.  Desta feita, enormes são os desafios para a implantação da educação à distância no país. Em meio a tantas dificuldades, o que tem fortalecido os docentes é a crença de que a realidade social só se modifica por meio da educação.
No entanto, muito tem se falado na necessidade de se manter a frente no mercado profissional em tempos de pandemia, mas como lidar com a crescente das demandas tendo o dia apenas 24 horas? Como conciliar as atividades profissionais com os relacionamentos familiares? Como ter saúde mental se tantas problemáticas têm assolado a realidade dessa classe? A atuação docente precisa resistir em meio ao cenário caótico instaurado, porém faz-se necessário que se criem possibilidades para isso
BIBLIOGRAFIA
BARRETO. Raquel. Os desafios professorais em tempos de isolamento social.https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/os-desafios-professorais-em-tempos-de-isolamento-social/acesso em 20deoutubrode2020
Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.
Paulo Freire
 
“
“