Buscar

Discursiva - Fundamentos para propedeutica cirugica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Graduação em odontologia 
 Marilia Bergas Lima da Silva 
 R.A: 359783952726 
Paciente do gênero masculino, com 38 anos, vítima de um acidente, no qual sofreu uma queda de bicicleta e traumatizou a face, deu entrada no pronto socorro do hospital. No exame clínico notou-se uma assimetria na face, suspeitando-se de fratura mandibular.
 Tendo em vista o caso apresentado, como ele deve ser conduzido? Quais os exames complementares devem ser realizados? Explique de forma sucinta a sequência de tratamento.
Tratando de uma suspeita de fratura mandibular, na avaliação primária, examinar as vias aéreas para identificar se existe obstrução, como corpos estranhos, próteses e restos alimentares, que devem ser removidos, liberando a orofaringe, avaliar se a  respiração esta normal e se existe a  necessidade de ventilação, ou de desobstrução das vias aéreas  
Na avaliação secundária, o exame físico executado minuciosamente e incluiu inspeção, palpação, percussão e ausculta, inspecionar a face de maneira organizada e sequencial é crucial, observando a presença de abrasões, contusões, lacerações e edemas, fazer a palpação detalhada das áreas traumatizadas, de forma bilateral, comparando-se os dois lados da face e procurando  alterações de contorno anatômico, o que foi identificado a assimetria na face, verificar também se ha áreas de equimoses, principalmente  no assoalho da boca, que podem indicar fratura na região anterior da mandíbula. 
 Após a avaliação clínica, realizar as radiografias e exames laboratoriais complementares, o exame radiográfico da face que deve documentar as fraturas por ângulos e perspectivas diferentes, no caso da mandíbula, além da radiografia panorâmica, realizar a tomografia computadorizada. 
Devemos nos atentar que em muitas situações a intervenção cirúrgica só poderá ser executada após a completa estabilização do quadro clínico do paciente. Para se atingir a reabilitação máxima do paciente, demos observar os seguintes princípios cirúrgicos: redução da fratura, fixação e contenção. O paciente deve ser medicado, com o  uso de medicamentos sistêmicos como analgésicos e anti-inflamatórios  para alívio da dor e controle do processo inflamatório.

Continue navegando