Buscar

Estudo dirigido_Textos família - PATRICIA ZANON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA ENFERMAGEM EM SAÚDE COMUNITÁRIA I
Questões para discussão dos textos “A família e suas mutações: subsídios ao campo da saúde” e “Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica” discuta em grupo. 
1) Discuta sobre o conceito de família contemporânea e suas diferentes configurações.
Caracterizada pela sua diversidade, isso quer dizer que, além de ter mais de um formato. Os núcleos familiares foram baseados em um modelo europeu cristão, constituído basicamente por: pai, mãe e filhos, sendo que, cada um deles desempenhava uma função diferente dentro de casa. A palavra “família” pode ser entendida como um agrupamento humano formado por duas ou mais pessoas, que possuem ligações biológicas, legais, afetivas ou ancestrais e que, viveram ou convivem na mesma casa.
Há três modelos principais de família, são elas: elementar, composta e extensa. Elementar:  formada essencialmente por um pai, uma mãe e seus filhos; Composta: é fruto de um casamento plural, ou seja, o homem com suas coesposas vivem sob relações que são regidas por uma rede específica de direitos e obrigações; Extensa: família formada por um casal e as famílias conjugais de todos os seus descendentes. 
2) Discuta sobre o conceito de família e as relações de gênero.
Há uma variação nas relações de gênero por conta da conquista das mulheres. Sob essa ótica, é possível identificar essa diferença nas atitudes dos brasileiros com relação ao papel de gênero entre os espaços urbanos e rurais, classe média e baixa, e até mesmo formação média e superior. Como a conquista feminina é de alto grau, observa-se muito mais essa mudança entre a classe média urbana, com visões mais liberais sobre casais, família e no segmento universitário. Já na população tradicional observou-se visões mais tradicionais quando comparados a classe média. É notório também que dependendo da classe e da região do país, alguns homens são mais igualitários do que as mulheres. 
3) Discuta sobre o conceito de família e suas diferenças relacionadas à categoria social. Traga exemplos.
O termo família tem alto peso, entretanto tem diferentes significados de acordo com a categoria social. Para as famílias e elite, o que importa é manter sua linhagem, blindando seu patrimônio. Já nas camadas médias, o que importa é manter o espírito e a prática da família nuclear. As famílias de cunho popular, identificam-se como conceito de família ligado às atividades domésticas do dia-a-dia e nas redes de ajuda mútua. Nas classes médias muito se observa que apenas mantêm-se aqueles que seguem as regras, ou seja, pessoas que necessitam de alguma ajuda tanto financeira como psicológica é eliminado do círculo familiar. Já as famílias que vivem contornadas de muita precariedade só conseguem sobreviver por conta da ajuda mútua, e por isso, sobrevivem porque criam extensas redes de ajuda mútua.
4) Discuta sobre a unidade doméstica/grupo doméstico e as linhas de ajuda mútua.
A unidade doméstica é resumida na troca intensa entre os moradores de um bairro, para a realização de tarefas domésticas. A maioria dos jovens casais iniciam sua vida conjugal no pátio dos pais, para assim evitar mais despesas. O que mais se encontra é cuidar das crianças; é também visto diversos núcleos familiares dividindo comida. Essas ajudas mútuas podem ter retorno prévio ou a longo prazo ou até mesmo sem nem uma garantia se terá esse retorno, como por exemplo, uma avó que ajuda constantemente o seu filho e neto arcando com as despesas da casa, não sabe se terá o retorno de ajuda quando ela estiver de idade necessitando desse apoio. 
5) Discuta sobre elementos relacionados ao ciclo de vida da família.
O ciclo de vida é algo discutido como tempo das relações familiares, como: formação inicial, em geral, por casamento, expansão, com nascimento dos filhos, e declínio, quando os filhos adultos saem para estabelecer seus próprios núcleos, e a velha geração é deixada com “o ninho vazio”. Todavia, sabe-se que não ocorre como dito, muitas vezes o nascimento de netos precede o casamento de seus pais ou a formação de um novo núcleo. Ainda mais, em época de desemprego, há uma tendência crescente em todas as classes de filhos adultos voltarem para a casa dos pais em momentos difíceis, seguindo um divórcio ou a perda de emprego.
6) Discuta sobre o conceito de “família desestruturada” e “família padrão”.
Modelo de família ideal é aquele composto por um casal heterossexual unido, em que o homem/pai deveria orientar e ditar as normas de conduta, enquanto que a mulher/mãe deveria manter as relações familiares e educar os filhos com afeto, carinho e dedicação. Nesse cenário, se, por ventura, chegasse a faltar um dos genitores, por morte ou abandono, a família poderia se deparar com problemas que se refletiriam também na escola, porque deixariam de existir, em âmbito familiar, as condições adequadas para promover o ajuste social das crianças. A verdade é que não existe família desestruturada, cada família tem seu formato independente das circunstâncias ou em que fase essa família está.
7) Fale sobre a relação entre saúde familiar e modo de vida.
A família desempenha um papel importante na provisão de cuidado informal para seus membros. Há um geral reconhecimento, hoje em dia, de que ela está no centro das funções de cuidado. Uma grande parte do cuidado acontece no lar. A vida quotidiana doméstica é caracterizada pelo atendimento às necessidades físicas e psicológicas dos diferentes membros da família. É no seu contexto social que se salvaguarda a saúde e se lida com as doenças.
8) Discuta sobre o papel do profissional de saúde/enfermagem em relação à saúde da família.
Tem papel fundamental na comunidade, pois realiza a assistência às famílias e identifica os fatores que influenciam na qualidade de vida, visualizando as peculiaridades de cada uma. É considerado de suma importância social, em especial no que se refere ao processo saúde-doença da população. Suas ações são muito importantes para reestruturar o modelo assistencial, as ações de atenção à saúde, envolvendo mudanças tecnológicas e assistenciais.

Continue navegando